SXSW: brasileiros começam a destacar-se no evento
Publicitários, produtores, empreendedores, jornalistas e artistas do Brasil farão palestras sobre os mais diversos temas no South by Southwest
SXSW: brasileiros começam a destacar-se no evento
BuscarSXSW: brasileiros começam a destacar-se no evento
BuscarPublicitários, produtores, empreendedores, jornalistas e artistas do Brasil farão palestras sobre os mais diversos temas no South by Southwest
Padrão do site
12 de abril de 2015 - 4h03
A partir desta sexta-feira, 13, os próximos dez dias reunirão, em Austin, Texas, mais de 3,5 mil palestrantes que falarão sobre os mais diversos assuntos dentro das categorias Music, Film e Interactive do South by Southwest (SXSW). O evento, nascido como festival de música há 27 anos, incorporou cinema e internet e já se tornou referência mundial em deconvergence, que é a fusão entre tecnologia, filmes, música, games e mídias sociais. O Twitter, por exemplo, foi lançado na edição de 2007 do SXSW. E, a partir desta quinta-feira, 12, está no ar o hotsite de Meio & Mensagem para acompanhar tudo o que acontece durante o SXSW.
E, dada a crescente importância desse evento, inclusive para a publicidade global, também os brasileiros começam a destacar-se no SXSW, com participação efetiva em vários painéis. Nesta edição, participam, por exemplo, nomes como a atriz Alice Braga, que estrelou e dirigiu "Latitudes", um painel no SXSW Film 2014 indicado ao Emmy Internacional e estreou como diretora com "A vida de Neymar Jr fora dos campos", uma série de documentários sobre o jogador. Alice é uma das sócias fundadores da Losbragas, uma casa de produção brasileira com sede em São Paulo, com Felipe Braga e Rita Moraes, que também participam do SXSW. A Losbragas já produziu projetos para marcas como P & G, Heineken, Santander, Fiat e OLX.
Também estará no evento o gerente de marketing do YouTube Brasil, Rodrigo Abdalla, que já foi executivo de contas em agências de publicidade. Para falar sobre startups, Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech e presidente da associação de startups brasileiras, liderará debate sobre a maturidade do ecossistema de empreendimentos do Brasil, acompanhado de Felipe Venetiglio, CEO e cofundador da Dujour, app de moda; e de Felipe Matos, COO do programa Start-Up Brasil, uma iniciativa do governo brasileiro para promover o ecossistema empresarial de iniciantes.
No painel “Por que o ódio às mulheres na internet?”, que abordará o assédio online contra as mulheres e defenderá que esses atos sejam caracterizados como violência de gênero com enorme impacto aos direitos humanos e liberdade de expressão, duas brasileiras representam o País: Amanda Luz, editora-chefe do portal M de Mulher, do Grupo Abril, e Juliana de Faria, fundadora do Pense Olga, um projeto feminista voltado para o empoderamento das mulheres brasileiras que promove oficinas, painéis, reuniões, livros, projetos de crowdsourcing e exposições. Juliana foi responsável pela campanha “Chega de Fiu Fiu”, cujo objetivo é acabar com a violência contra as mulheres e com o assédio de rua no Brasil. Foi apontada pela Fundação Clinton e pela revista Cosmopolitan como uma das oito mulheres que têm quebrado as barreiras ao redor do mundo.
Uma crise muita atual no Brasil e em todo o mundo, o problema da falta d’água, também está em pauta no SXSW. O sócio e vice-presidente de criação da Loducca, Guga Ketzer, um dos mentores da ONG Waves fo Water, falará sobre como a tecnologia pode ajudar a melhorar o acesso à água potável. No Brasil, a Loducca fez a campanha #CadaGotaConta, para a Bodytech, para a sensibilização das pessoas contra o desperdício de água. E, também no registro de cidadania, outra brasileira, residente de Austin, Fernanda Leite, falará sobre a Digital Austin, iniciativa público-privada que visa criar um mapa 3D da cidade para detalhar a topografia urbana, a infraestrutura municipal, informações específicas de construção e até mesmo as medições de nível de bairro da poluição do ar. Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin usam software de alta resolução de reconhecimento espacial e big data para desenvolver modelos 3D avançados que preveem com precisão a interação entre eventos de inundação, energia, água, transporte, exposição à poluição, transmissão de doenças infecciosas e mais. Juliana é professora assistente da Universidade do Texas em Austin.
Outro publicitário, PJ Pereira, CCO e cofundador da Pereira & O’Dell, também será palestrante do SXSW. PJ tem no currículo filmes sociais pioneiros como o da Intel para criar um songbook fumável para Snoop Dogg. Recentemente, com "Stay Together", campanha para o Skype, atingiu um acorde tão emocional com os telespectadores que, de acordo com Buzzfeed, ajudou as pessoas a "restaurar a sua fé na internet." A campanha ganhou o Gold Pencil em branded entertainment em 2014 no One Show.
Oportunidades no Brasil
O executivo originário da área de mídia, Manoel Lemos, ex-diretor superintendente da unidade de negócios digitais do Grupo Abril, abordará a economia criativa. Lemos é sócio da Redpoint e.ventures, o primeiro fundo de venture capital brasileiro patrocinado por empresas do Vale do Silício, que tem o objetivo de fomentar o ecossistema de startups de tecnologia. Também é o fundador do Fazedores.com, portal desenhado para ser o hub principal para os fabricantes brasileiros trocarem ideias, colaborarem e mostrarem os seus projetos.
O painel “Investimentos internacionais: Tendências e Oportunidades no Brasil”, apresentado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terá, entre os painelistas, Mariana Donagelo, da equipe da Accel Partners, voltada para investimentos em software, internet, serviços baseados em tecnologia, e as empresas de mídia digital. A Apex leva ao SXSW 58 empresas brasileiras – entre startups, empresas de economia criativa e investidores – e organiza no evento a Casa Brasil, local de network e divulgação de diversos setores brasileiros.
As empresas confirmadas na delegação brasileira são: 99biz, Beved, Big Hut Games, Denox, Dujour, GoAulas, MeCasei.com, Netshow.me, Nexus Edge, Retroca, Stayfilm, 11:11, Ads+Arts, Blogo, Boulevard Filmes, CI&T, DaFne Music, Hungry Man, Input | artesonora, Insecta Shoes, Jamute, Kokku, Lobo, Prodigo Films, Querosene Filmes, Santa Transmedia, Tátil – Idea Design, Tokenlab, Virgo Game Studios, Conspiração Filmes, ClapMe, Losbragas, Manifesto Game Studio, MJV Tecnologia e Inovação, Mosquito Project, O2 Play, Iluminatta, Loop Reclame e ZoeMob.
Celebridades
O SXSW é famoso pelas celebridades que atrai e esta edição não é diferente. Para conversas que podem ser bem interessantes, há opções para todos os matizes. Julia Louis-Dreyfus, a presidente norte-americana da série Veep (HBO), que é politicamente incorreta até a raiz dos cabelos, se apresentará com os colegas de série Matt Walsh e Sam Richardson.
No ano em que se comemora o centenário de Frank Sinatra, o filho Frank Sinatra Jr, que também é cantor, pianista e maestro, é uma das atrações do SXSW. Outro nome da música, a cantora Gloria Trevi, participará do evento e falará sobre o filme Gloria, baseado em sua vida. Por fim, o rapper Snoop Dogg será entrevistado numa das diversas sessões de conversas. De Hollywood, comparecem os atores Sally Field e Ryan Gosling e o diretor, roteirista, escritor e produtor Guillermo del Toro.
Compartilhe
Veja também
Para destacar a Amazônia, Natura nomeia Isabelle Nogueira como embaixadora
Neste ano, a marca de beleza estreia como patrocinadora principal do Festival de Parintins, reforçando sua atuação junto às comunidades da região
Visa cresce em serviços de marketing no Brasil
Número de projetos cresceu 45% e a base de clientes em 30%; serviço é parte da área de Value Added Services, que já representa 24% da receita líquida global da empresa e cresce a uma média de 20% ao ano