SXSW: brasileiros começam a destacar-se no evento

Buscar

SXSW: brasileiros começam a destacar-se no evento

Buscar
Publicidade

Marketing

SXSW: brasileiros começam a destacar-se no evento

Publicitários, produtores, empreendedores, jornalistas e artistas do Brasil farão palestras sobre os mais diversos temas no South by Southwest


12 de abril de 2015 - 4h03

A partir desta sexta-feira, 13, os próximos dez dias reunirão, em Austin, Texas, mais de 3,5 mil palestrantes que falarão sobre os mais diversos assuntos dentro das categorias Music, Film e Interactive do South by Southwest (SXSW). O evento, nascido como festival de música há 27 anos, incorporou cinema e internet e já se tornou referência mundial em deconvergence, que é a fusão entre tecnologia, filmes, música, games e mídias sociais. O Twitter, por exemplo, foi lançado na edição de 2007 do SXSW. E, a partir desta quinta-feira, 12, está no ar o hotsite de Meio & Mensagem para acompanhar tudo o que acontece durante o SXSW.

E, dada a crescente importância desse evento, inclusive para a publicidade global, também os brasileiros começam a destacar-se no SXSW, com participação efetiva em vários painéis. Nesta edição, participam, por exemplo, nomes como a atriz Alice Braga, que estrelou e dirigiu "Latitudes", um painel no SXSW Film 2014 indicado ao Emmy Internacional e estreou como diretora com "A vida de Neymar Jr fora dos campos", uma série de documentários sobre o jogador. Alice é uma das sócias fundadores da Losbragas, uma casa de produção brasileira com sede em São Paulo, com Felipe Braga e Rita Moraes, que também participam do SXSW. A Losbragas já produziu projetos para marcas como P & G, Heineken, Santander, Fiat e OLX.

Também estará no evento o gerente de marketing do YouTube Brasil, Rodrigo Abdalla, que já foi executivo de contas em agências de publicidade. Para falar sobre startups, Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech e presidente da associação de startups brasileiras, liderará debate sobre a maturidade do ecossistema de empreendimentos do Brasil, acompanhado de Felipe Venetiglio, CEO e cofundador da Dujour, app de moda; e de Felipe Matos, COO do programa Start-Up Brasil, uma iniciativa do governo brasileiro para promover o ecossistema empresarial de iniciantes.

No painel “Por que o ódio às mulheres na internet?”, que abordará o assédio online contra as mulheres e defenderá que esses atos sejam caracterizados como violência de gênero com enorme impacto aos direitos humanos e liberdade de expressão, duas brasileiras representam o País: Amanda Luz, editora-chefe do portal M de Mulher, do Grupo Abril, e Juliana de Faria, fundadora do Pense Olga, um projeto feminista voltado para o empoderamento das mulheres brasileiras que promove oficinas, painéis, reuniões, livros, projetos de crowdsourcing e exposições. Juliana foi responsável pela campanha “Chega de Fiu Fiu”, cujo objetivo é acabar com a violência contra as mulheres e com o assédio de rua no Brasil. Foi apontada pela Fundação Clinton e pela revista Cosmopolitan como uma das oito mulheres que têm quebrado as barreiras ao redor do mundo.

Uma crise muita atual no Brasil e em todo o mundo, o problema da falta d’água, também está em pauta no SXSW. O sócio e vice-presidente de criação da Loducca, Guga Ketzer, um dos mentores da ONG Waves fo Water, falará sobre como a tecnologia pode ajudar a melhorar o acesso à água potável. No Brasil, a Loducca fez a campanha #CadaGotaConta, para a Bodytech, para a sensibilização das pessoas contra o desperdício de água. E, também no registro de cidadania, outra brasileira, residente de Austin, Fernanda Leite, falará sobre a Digital Austin, iniciativa público-privada que visa criar um mapa 3D da cidade para detalhar a topografia urbana, a infraestrutura municipal, informações específicas de construção e até mesmo as medições de nível de bairro da poluição do ar. Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin usam software de alta resolução de reconhecimento espacial e big data para desenvolver modelos 3D avançados que preveem com precisão a interação entre eventos de inundação, energia, água, transporte, exposição à poluição, transmissão de doenças infecciosas e mais. Juliana é professora assistente da Universidade do Texas em Austin.

Outro publicitário, PJ Pereira, CCO e cofundador da Pereira & O’Dell, também será palestrante do SXSW. PJ tem no currículo filmes sociais pioneiros como o da Intel para criar um songbook fumável para Snoop Dogg. Recentemente, com "Stay Together", campanha para o Skype, atingiu um acorde tão emocional com os telespectadores que, de acordo com Buzzfeed, ajudou as pessoas a "restaurar a sua fé na internet." A campanha ganhou o Gold Pencil em branded entertainment em 2014 no One Show.

Oportunidades no Brasil

O executivo originário da área de mídia, Manoel Lemos, ex-diretor superintendente da unidade de negócios digitais do Grupo Abril, abordará a economia criativa. Lemos é sócio da Redpoint e.ventures, o primeiro fundo de venture capital brasileiro patrocinado por empresas do Vale do Silício, que tem o objetivo de fomentar o ecossistema de startups de tecnologia. Também é o fundador do Fazedores.com, portal desenhado para ser o hub principal para os fabricantes brasileiros trocarem ideias, colaborarem e mostrarem os seus projetos.

O painel “Investimentos internacionais: Tendências e Oportunidades no Brasil”, apresentado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terá, entre os painelistas, Mariana Donagelo, da equipe da Accel Partners, voltada para investimentos em software, internet, serviços baseados em tecnologia, e as empresas de mídia digital. A Apex leva ao SXSW 58 empresas brasileiras – entre startups, empresas de economia criativa e investidores – e organiza no evento a Casa Brasil, local de network e divulgação de diversos setores brasileiros.

As empresas confirmadas na delegação brasileira são: 99biz, Beved, Big Hut Games, Denox, Dujour, GoAulas, MeCasei.com, Netshow.me, Nexus Edge, Retroca, Stayfilm, 11:11, Ads+Arts, Blogo, Boulevard Filmes, CI&T, DaFne Music, Hungry Man, Input | artesonora, Insecta Shoes, Jamute, Kokku, Lobo, Prodigo Films, Querosene Filmes, Santa Transmedia, Tátil – Idea Design, Tokenlab, Virgo Game Studios, Conspiração Filmes, ClapMe, Losbragas, Manifesto Game Studio, MJV Tecnologia e Inovação, Mosquito Project, O2 Play, Iluminatta, Loop Reclame e ZoeMob.

Celebridades

O SXSW é famoso pelas celebridades que atrai e esta edição não é diferente. Para conversas que podem ser bem interessantes, há opções para todos os matizes. Julia Louis-Dreyfus, a presidente norte-americana da série Veep (HBO), que é politicamente incorreta até a raiz dos cabelos, se apresentará com os colegas de série Matt Walsh e Sam Richardson.

No ano em que se comemora o centenário de Frank Sinatra, o filho Frank Sinatra Jr, que também é cantor, pianista e maestro, é uma das atrações do SXSW. Outro nome da música, a cantora Gloria Trevi, participará do evento e falará sobre o filme Gloria, baseado em sua vida. Por fim, o rapper Snoop Dogg será entrevistado numa das diversas sessões de conversas. De Hollywood, comparecem os atores Sally Field e Ryan Gosling e o diretor, roteirista, escritor e produtor Guillermo del Toro.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também