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NYTimes reduz acesso a conteúdo gratuito

Perto de chegar aos 500 mil assinantes digitais, jornal restringirá artigos gratuitos de 20 por mês para 10


21 de abril de 2012 - 8h28

O jornal The New York Times, que implantou um novo modelo de cobrança, o paywall (muro de pagamento), e conseguiu, com isso, atrair 454 mil assinantes digitais, mudará um dos conceitos desse modelo: a partir de abril, o número de artigos que o veículo oferece gratuitamente para qualquer usuário passa de 20 para 10 ao mês. É uma tentativa de converter os leitores digitais casuais em assinantes pagos.

Com a adoção do paywall, há um ano, o New York Times é uma das publicações mais bem-sucedidas na cobrança de conteúdo na internet. Na comparação, o jornal The Wall Street Journal, que começou a cobrar pelo conteúdo em 1996, tem 1,3 milhão de assinantes.

“O ano passado foi transformador para o Times, a partir do momento em que começamos a cobrar pelo acesso digital ao nosso conteúdo. Nosso compromisso com todos os assinantes, tanto de impresso quanto digital, é continuar a investir e evoluir nosso jornalismo”, afirma o presidente do New York Times, Arthur Sulzberger. Para atrair os eventuais assinantes que terão menos conteúdo gratuito, o jornal oferece quatro semanas de acesso por US$ 0,99.

Embora tenha tomado a decisão de reduzir o acesso a matérias gratuitas, o jornal continuará a permitir que os acessos via links externos, resultados de pesquisa ou compartilhamento por redes sociais, consigam ler os artigos, mesmo que tenham atingido o limite dos 10 mensais. A visita a sites pagos por meio do Google é comum para usuários não assinantes. O NYTimes promete manter essa porta aberta, com até cinco visitas livres por dia, além do limite dos dez artigos mensais.

Os assinantes do impresso podem vincular as contas e ter acesso livre ao digital. E apenas os assinantes digitais têm três planos disponíveis: US$ 3,95/semana para acesso ao site e smartphone; US$ 5/semana para acesso ao site e tablet; e US$ 8,75/semana para todas as plataformas digitais. Para o impresso, o valor da assinatura é de US$ 12,10/semana (a primeira semana tem um desconto de 50%).

Até o final do ano passado, a empresa tinha 406 mil assinantes pagos digitais. A receita de circulação do quarto trimestre cresceu 8% por conta da expansão da base digital paga. Contudo, essa receita não foi suficiente para compensar a queda do faturamento publicitário, que caiu 7,1% no trimestre, por conta de reduções de anúncios no veículo impresso e no site about.com. A receita digital do grupo, que inclui The Times, Boston Globe e outros jornais regionais, subiu 5,3%. Até fevereiro deste ano, o portal registrava 30,7 milhões de visitantes únicos.

(*) Por Michael Learmonth, do Advertising Age.

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