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26 coisas que você precisa saber antes ou depois de criar sua startup.

Este é o terceiro é ultimo artigo da cobertura do TechMission NYC 2017, realizado semana passada. Aqui dicas para cuidar que sua startup não vire estatística de fracasso no meio do caminho.


15 de agosto de 2017 - 14h29

Por Fhabyo Matesick (*)

A semana passada foi das mais intensas da minha vida. Como criador Moments.Surf, um app-market place que conecta surfistas e fotógrafos em todo o mundo, fui um dos 13 selecionados brasileiros para participar do TechMission NYC 2017, que tem como missão promover a inovação por meio da tecnologia, fortalecendo empreendedores e suas startups, além de ajudar grandes companhias a mudar seu mind set. Foram 22 reuniões com 22 empresas diferentes, das mais variadas, em cinco dias.

Teve conversa boa, teve papo médio e teve trocas que vou levar para a vida, não apenas profissional, mas pessoal também. Desde o Google, um gigante que todo mundo conhece, até a Kaltura, um gigante que pouca gente conhece. Em todos, sempre foi possível tirar um aprendizado e perceber que a cultura do compartilhamento de experiências, de conhecimento, de acertos e de erros está intrínseca ao universo das empresas que se propõem a resolver. por meio da tecnologia. problemas que ainda não estão resolvidos, as famosas e incensadas startups.

Espero que os insights que eu recebi e transmito aqui sirvam para os leitores da PróXXIma como serviram para mim. Mas que fique claro: não existe um mapa que guie você e sua startup rumo ao sucesso. Mas há um monte de coisas que podem ajudar a tornar o caminho menos pauleira. Vamos lá

 

– Seja uma pessoa legal. A primeira coisa que vão olhar na sua empresa é você

– Ideia não tem valor algum, o que importa é a execução

– Escolha e monte um time admirável, sem ele você não será nada

– Ame o problema que você se propõe a resolver

– Conheça tudo sobre o mercado em que você quer atuar: números, players, fails e benchmarks

– Leia tudo que conseguir sobre o mundo das startups

– Tenha sempre algo para dar em troca, pois o empreendedorismo é uma via de mão dupla

– Olhe sempre para o que os outros estão fazendo, mas faça sempre do seu jeito

– Não tenha vergonha de ter um produto falho e inacabado, coloque-o na rua o mais cedo que conseguir

– Crie uma cultura de valores claros para a sua startup, pois são eles que a tornarão admirável desde o começo

– A proposta de aprendizado é o que trará as pessoas para a sua empresa, mais do que o dinheiro

– Foque na experiência mobile, mesmo que o seu produto seja físico

– Ofereça para seu usuário uma experiência única desde o primeiro segundo

– Capte dinheiro quando você pode, não quando você precisa

– Escolha qual vai ser o seu negócio e faça com que as pessoas saibam disso

– Foque 300% no usuário e no problema, o resto vai seguir e vir atrás

– Aprender é tão importante quanto ensinar

– Tenha resiliência. Empresas só decolam depois de sobreviverem a várias tentativas de assassinato

– Seja positivo, pois ninguém quer estar perto de urubus

– Crie grupos de afinidades entre seus times

– Seja rápido, tanto no acerto, quanto no erro

– Engaje as pessoas

– Observe o tempo todo, todos lados

– Busque vantagens sustentáveis

– Faca relacionamento o tempo todo

– Nada vem fácil e nada vem rápido

 

Nessa semana em NY percebi que existe uma grande admiração pelo Brasil e pelos empreendedores brasileiros, inclusive muitos de grande sucesso ali são brazucas. Vivemos uma situação de descrença muito grande em nosso país e somos nós, os empreendedores, que vamos ajudar a sair desse limbo. Acredite em você e na sua empresa, antes de qualquer coisa.

 

Não tem segredo, você vai ter que trabalhar muito e realmente resolver problemas que ainda não estão sendo resolvidos. Vai ser pauleira e nada estará garantido, mas pode ter certeza de que a jornada é a melhor parte.

 

 

(*) Fhabyo Matesick é sócio e diretor de planejamento da agência TIF e criador do Moments.Surf

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