Diário de Cannes

Quando a criatividade toma rosé com a eficácia

O que a curadoria da Creative Impact parece querer deixar claro é que a eficácia não é uma estranha no ninho da criatividade

João Gabriel Fernandes

CSO da AlmapBBDO 15 de junho de 2025 - 14h10

Mais um Festival de Cannes começando e, como em todo ano, bate aquele FOMO. Se tem algo que não quero perder é a novidade dessa edição: pela primeira vez, o Effie Awards está sob o mesmo guarda-chuva da empresa que comanda o Cannes Lions. A Ascential, responsável pelo Festival de Cannes, finalizou em 2024 a aquisição do Effie, e agora as premiações mais importantes da indústria tomam rosé no mesmo Palais.

Tá certo que a eficácia já estava virando habituê de Cannes, debatida com mais afinco em algumas categorias e palestras. Mas, agora ela ganha um eixo editorial próprio.

Por isso, nesta cobertura, escolhi acompanhar a trilha Creative Impact. Criada em colaboração com o WARC, a trilha oferece uma programação voltada a líderes interessados em explorar como a criatividade pode – e deve – gerar impacto mensurável nos negócios e na sociedade.

Entre os destaques, está a sessão The Creative Dividend, em que Mark Ritson apresenta o “Creative Stack”, framework desenvolvido com base em dados da System1 e do próprio Effie para mostrar como a criatividade gera retorno financeiro. Também chama atenção o encontro provocativo “How do we close Creativity’s C-Suite Gap” sobre como os CMO podem sensibilizar a C-Suite a investirem em contrução de marca e criatividade. Nomes consagrados da eficácia como Les Binet trazem reflexões mais estruturais, como em “The Power of Compound Creativity”, sobre como construir resultados duradouros em tempos de dispersão de atenção e curto-prazismo.

A trilha também aponta para o futuro da eficácia. Em “Are creators really effective?”, os palestrantes tentarão responder se os creators dão resultado ou são “um hype que fazem marketeiros desperdiçarem investimento”. Há ainda uma sessão do próprio Effie Awards (Effectiveness Decoded), analisando o que os vencedores de Ouro e Grand Effies têm em comum.

E para fechar o show, a palestra Secrets of Effective Strategy from Artists Who Only Live Creatively, onde artistas revelam princípios criativos que se traduzem em sucesso.

O que a curadoria da Creative Impact parece querer deixar claro é que a eficácia não é uma estranha no ninho da criatividade, mas o que garante sua continuidade. A boa ideia continua sendo protagonista. Mas ela precisa sustentar sua própria reputação com dados, resultados e impacto real. Afinal, criatividade não se mede só com aplausos, mas pelo que ela é capaz de transformar e quando ambas sentam para um rosé, o resultado nunca vai nos dar ressaca.