Dog Lions: inovações para cães fazem sucesso em Cannes
Pet Commerce, da Ogilvy Brasil, e Street Vet, da McCann Paris ganham Leões de Ouro ao usar tecnologia em prol dos animais
Dog Lions: inovações para cães fazem sucesso em Cannes
BuscarPet Commerce, da Ogilvy Brasil, e Street Vet, da McCann Paris ganham Leões de Ouro ao usar tecnologia em prol dos animais
Bárbara Sacchitiello
20 de junho de 2019 - 10h07
A relação amorosa entre as pessoas e seus animais de estimação – e o natural carisma dos peludos – sempre foram explorados pela indústria da publicidade. Neste ano, dois cases deram um passo adiante nesse contexto e trouxeram tecnologia, dados e inteligência para melhorar a relação dos animais com seus tutores e, com isso, conseguiram conquistar Leões de Ouro.
O trabalho francês “Street Vet”, desenvolvido pela McCann Paris para a Purina, criou uma solução que transforma uma breve passeada com o cão pela rua em uma consulta veterinária gratuita. Ao longo de mais de dois anos de trabalho, a agência, com o apoio da escolha de engenharia Yncrea, desenvolveu uma estrutura que foi instalada em praças e parques de Paris. Um totem, por meio da liberação artificial de feromônios, atrai os cachorros para sua base, despertando nos animais a vontade de fazer xixi. Assim que a urina entra no dispositivo, diversos sensores de inteligência artificial fazem uma espécie de exame, apresentando em um telão, em alguns segundos, se aquele animal está saudável ou se a urina indica algum problema de saúde.
No local, os tutores podem receber no celular o diagnóstico de seus cães e, ainda, recebem dicas de qual ração (da linha Purina) é a mais recomendada para seu animal. O case conquistou Leões em diferentes categorias do Cannes Lions, sendo 2 troféus de Ouro (um em Direct e outros em Health & Wellness). Veja abaixo:
Compras caninas
Outro trabalho do universo animal que caiu no gosto dos jurados de Cannes é um case brasileiro. Para tentar ampliar o uso do e-commerce da rede de produtos para animais Petz, a Ogilvy teve a ideia de permitir que os próprios cachorros fizessem suas compras online. Assim, nasceu o “Pet Commerce, uma solução criada com o apoio das empresas de tecnologia D2G e Hogarth e do adestrador de cães Leonardo Ogata.
“O sistema tecnológico do Pet Commerce baseia-se em reconhecimento facial e inteligência artificial. A câmera do celular ou do notebook capta as reações dos cães perante o site e, por meio de códigos e dados inseridos a respeito do comportamento animal, consegue indicar quais produtos e itens despertaram mais atenção, curiosidade e quais foram mais desejados pelos bichos.
No final de abril, quando o Pet Commerce foi lançado, o CCO da Ogilvy, Félix Del Valle, disse que, apesar de todo o aparato tecnológico, o objetivo principal era fazer animais e pessoas se divertirem. “Antes de mais nada, a expectativa é que os tutores se divirtam. A gente entende os tutores e a importância que cachorros têm na vida deles. É como se fossem membros da família. Então, estamos proporcionando mais um momento para que os tutores interajam com seus pets, de forma leve e divertida”, disse o criativo. Veja o case:
Poodo e Lhasa Apsu
Com uma proposta um pouco diferente, a J. Walter Thompson também conquistou 1 Leão de Bronze em Media ao colocar cães como protagonistas de uma ação. Com o objetivo de incentivar a doação de animais resgatados (e com isso, diminuir o abandono), a marca de rações GUT e a agência criaram uma estratégia inusitada. Cientes de que muitas pessoas ainda desejam comprar cachorros de raça pela internet – que os nomes dessas raças são, na maioria das vezes, complexos e difíceis de serem escritos na grafia correta, a agência criou uma extensão para os buscadores da internet. Ao procurar por alguma raça, se a pessoa digitasse algum erro de ortografia, era direcionada à página da ONG Clube dos Vira-Latas. Se alguém buscasse um Shitsu (em vez do nome correto, Shitzu) ou um Border Colly (em vez de Border Collie), encontraria perfis de adoção como o do cãozinho abaixo:
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