Cannes Lions

Como a Gut criou um “Super Bowl dos games” no Call of Duty

Mercado Livre transformou Call of Duty em marketplace durante disputa de Neymar contra gamers profissionais

i 17 de junho de 2025 - 15h00

Neymar foi uma das estrelas do case “Call of Discounts”, case da Gut para Mercado Livre que ganhou GP de Entertainment Lions for Gaming (Crédito: Divulgação)

Como qualquer pessoa não-gamer, Bruno Brux, CCO da Gut São Paulo, não fazia ideia do que se tratava o prop hunt. O time criativo da agência explicou a ele que a tendência se trata de uma modalidade na qual o avatar do gamer se transforma em objetos inanimados, com o intuito de se ‘camuflar’ para os rivais de jogo.

Até aí, a ideia de fazer algo com isso estava no ar. Mas, aos poucos, uma conjunção de eventos aconteceu e deu forma à campanha “Call of Discounts”, criada pela Gut para Mercado Livre e que rendeu à agência seu primeiro Grand Prix de Entertainment Lions for Gaming nesta edição do Cannes Lions.

O principal evento foi o fortalecimento da parceria de Neymar Jr. com Mercado Livre, pouco depois de o atleta voltar ao País para vestir a camisa 10 do Santos. Na mesma época, ele fez menção ao prop hunt, o que levou a agência a criar o case que uniu os universos do futebol, do e-commerce e dos games.

“Já tínhamos outra ideia de game em andamento, mas esses fatos aconteceram na hora certa e surgiu a oportunidade de fazer essa campanha. Foi um pouco de sorte. Muitas peças têm que se encaixar para uma ideia boa acontecer”, conta Brux.

Reconhecido pelos dribles em campo, o jogador foi treinar a habilidade no Call of Duty, diante de oponentes profissionais como Nobru. Durante a partida, Neymar se disfarçou de objetos disponíveis na plataforma do Mercado Livre. Ao mesmo tempo, descontos ficavam exibidos na tela do jogo e eram liberados à medida que o santista conseguia estender seu tempo de sobrevivência.

A presidente do júri de Entertainment Lions for Gaming, Sue Anderson, vice-presidente de criação do Roblox, classificou o momento de transmissão do duelo, que aconteceu no Twitch, como Super Bowl dos gamers. “Virou um megaevento porque uniu pontos de interesse: o Neymar havia acabado de voltar e os streamers têm um público muito grande. Conseguimos colocar o commerce dentro do universo do game sem interromper o jogo”, diz o CCO.

Inaugurada no ano passado, o Leão de Gaming é, na opinião do profissional, uma das categorias mais dedicadas a apontar o futuro da indústria. “É a categoria que é a vanguarda do festival, por tudo que os games representam no mundo de hoje. A audiência é brutal e é difícil se destacar, porque tem muita marca querendo entrar”, comenta.

Esse é o terceiro Grand Prix fruto da parceria entre Gut e Mercado Livre. O primeiro foi “Parada no Feed”, que em 2021 ganhou o GP de Entertainment Lions for Music, e o segundo veio no ano passado, quando o case “Handshake Hunt” ganhou GP em Media.

Veja o filme: