Igreja transformada em quadra de basquete e outras ideias de Craft
Categorias Industry, Digital e Film Craft rendem 11 Leões ao Brasil, sendo 2 Ouros; divisão celebra os aspectos técnicos e plasticidade das campanhas
Igreja transformada em quadra de basquete e outras ideias de Craft
BuscarCategorias Industry, Digital e Film Craft rendem 11 Leões ao Brasil, sendo 2 Ouros; divisão celebra os aspectos técnicos e plasticidade das campanhas
Bárbara Sacchitiello
18 de junho de 2019 - 15h00
A Igreja “The Church of the Epiphany”, localizada em Chicago, estava abandonada há alguns anos. A Nike e a Momentum Worldwide de Nova York junto à Momentum do Canadá, decidiram dar uma nova vida – e sentido à construção. O local continua sendo um território sagrado, mas para os praticantes de basquete.
Voltada aos estudantes das escolas e das comunidades locais, a quadra de basquete foi desenhada no espaço antes ocupado pela Igreja, preservando a arquitetura da construção. A iniciativa de reconstruir um edifício, ressignificando sua proposta e ainda oferecendo algo a comunidades mais carentes foi celebrada pelo júri de Industry Craft como a melhor ideia da categoria em 2019, conquistando o Grand Prix. Veja abaixo o case da Nike:
Na área, que celebra o Craft que compõe todo o conceito da ideia da campanha, o Brasil teve um bom desempenho. As agências do País conquistaram 8 Leões, sendo um deles de Ouro para a J. Walter Thompson pelo case “Caixa Preta”, criado para a Universidade Zumbi dos Palmares. A iniciativa consiste em um livro de 200 páginas que resgata o legado cultural do povo negra, trazendo à tona informações e curiosidades que, por muito tempo, passaram despercebidas por grande parte da sociedade. Veja:
Além do trabalho da J; Walter Thompson, Industry Craft também rendeu ao Brasil 3 Leões de Prata e outros 4 Leões de Bronze.
Film Craft
Seguindo à inclinação da edição 2019 do Festival em celebrar os trabalhos que ressaltem a importância do jornalismo, o Grand Prix de Film Craft foi concedido ao conjunto de cinco vídeos do New York Times, criados pela produtora Final Cut com a agência Droga5 para celebrar o trabalho, apuração e rigor dos jornalistas do veículo. As peças fazem parte da campanha “The Truth Is Worth It”, que chegou ao Festival como uma das peças favoritas à conquista de Leões.
Pelo Brasil, a Wieden+Kennedy conquistou um Leão de Ouro em Film Craft pela série de filmes criada para o chocolate Lacta 5Star, da Mondelez. A Artplan conquistou um Leão de Bronze na categoria pelo case “The Beatbox Catalogue”, criado para a Etna.
Digital Craft
O júri de Digital Craft premiou uma ideia que ajuda a reduzir o excesso de consumo no mundo. A agência Virtue, da Dinamarca, desenvolveu para a marca de roupas Carlings, um aplicativo que permite às pessoas trocarem o figurino de suas fotos para postarem nas redes sociais sem, de fato, comprar peças novas. A proposta tecnológica consegue captar a imagem atual da roupa que a pessoa está usando e a substitui por peças de outras cores e modelos. O trabalho recebeu o Grand Prix da categoria. O Brasil não conquistou Leões na área. Veja o vídeo do Grand Prix:
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus