No GP de DM9 e Consul, energia vira moeda de financiamento
"Consumo eficiente de energia", vencedor na categoria de Creative Data, transforma economia de consumo energético como moeda de troca para adquirir novos eletrodomésticos

“Consumo eficiente de energia”, da DM9 para Consul, é escolhido pelo júri de Creative Data como vencedor do Grand Prix (Crédito: Divulgação)
Apesar de ser uma marca presente na casa dos brasileiros por mais de 70 anos, a Consul, marca da Whirlpool, constatou que 65% das famílias de baixa renda utilizam eletrodomésticos com mais de 25 anos, o que aumenta as contas de eletricidade em 160%.
Então, em vez de fazer uma campanha encorajando as pessoas a comprar itens que não poderiam pagar, a marca resolveu entregar a elas versões atualizadas dos produtos e transformar a economia de energia em financiamento. Os consumidores receberam geladeiras, microondas e máquinas de lavar novos em casa para testá-los durante um mês, com os valores de redução nas contas de consumo de energia se revertendo em parcela pelo pagamento dos produtos.
Essa ideia, aliada à inteligência de dados, é, na visão de Pipo Calazans, CEO da DM9, o ponto que faz a campanha se destacar.
“Acreditamos que o fator decisivo para o Grand Prix foi a união entre propósito e execução com impacto mensurável. A solução foi ao mesmo tempo inclusiva, escalável e eficaz”, afirma.
O publicitário considera que a categoria de Creative Data hoje é uma das mais relevantes do festival, pois reconhece um tipo de criatividade relativamente nova, que é aquela que nasce dos dados, mas não fica restrita aos dashboards. “É onde dados viram soluções, produtos, serviços e não apenas relatórios ou segmentações”, diz.
O júri comandado por Tina Allan, global chief data and intelligence officer da FCB, considerou que o trabalho soube fazer uso inteligente de dados para gerar impacto social e, ao mesmo tempo, resultados para a marca – que afirma ter obtido 12% de aumento nas vendas e ajudado as famílias beneficiadas a reduzirem suas contas de luz em 48%.
“O vencedor do Grand Prix estabeleceu um novo padrão de como os dados podem impulsionar inovação e impacto significativo. Ao tornar os dados visíveis, acionáveis e centrados no ser humano, este trabalho mostrou o que é possível quando os dados atendem pessoas reais. Redefiniu nossa forma de pensar sobre financiamento e provou que dados criativos podem ajudar as marcas a se tornarem verdadeiras parceiras na solução de desafios do mundo real – para comunidades, empresas e muito mais”, elogiou Tina Allan.
Assista ao case: