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Organização do Cannes Lions investiga Grand Prix da DM9

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16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Cannes

Organização do Cannes Lions investiga Grand Prix da DM9

Festival afirma que leva todas as alegações a sério e que investigará o case criado para a Consul, que venceu o prêmio máximo na categoria Creative Data


23 de junho de 2025 - 7h44

Cannes investiga DM9

(Crédito: Reprodução)

O Grand Prix de Creative Data da edição de 2025 do Cannes Lions, concedido à DM9 na noite dessa quarta-feira, 19, está sendo investigado pela organização do Cannes Lions.

Ainda na sexta-feira, 20, última dia do festival, a área de premiações do evento afirmou à reportagem do Ad Age, que as alegações serão profundamente investigadas.

“Levamos todas as alegações dessa natureza extremamente a sério. Investigaremos completamente as alegações e forneceremos uma atualização sobre o resultado”, diz a organização do Cannes Lions ao Ad Age.

A reportagem de Meio & Mensagem também pediu esclarecimentos à organizaçao do Cannes Lions a respeito dessa investigação desde a semana passada. Assim que as informações forem respondidas, o texto será atualizado.

O case “Consumo Eficiente de Energia”, da DM9 para Consul, da Whirlpool vem gerando polêmica por informações inconsistentes incluídas no videocase que apresentou o projeto ao júri do festival.

O trabalho apresenta uma iniciativa da marca para que as pessoas substituam seus eletrodomésticos antigos por itens mais novos, fazendo o pagamento dos produtos por valores que economizariam em suas contas de luz, que tenderiam a ser menores por causa do uso de equipamentos mais modernos.

Com o videocase tornado público, após à conquista do prêmio, começaram a circular em grupos de mensagens indicações de informações inconsistentes na apresentação do projeto, como imagens manipuladas digitalmente e a citação de dados sobre economia de energia, mas sem relação com o projeto em si.

No material apresentado aos jurados de Cannes, foram apresentados trechos de uma reportagem da CNN Brasil e de uma palestra do Ted Talks. Porém, os respectivos vídeos originais dos conteúdos mostram edições diferentes da apresentada no trabalho publicitário.

A DM9 ainda não se pronunciou a respeito do assunto.

A Consul enviou um comunicado em que afirma que o projeto faz parte de um “ecossistema criativo mais amplo” e reitera que “a responsabilidade sobre a inscrição de cases e premiações é exclusiva da DM9”:

“Este projeto integra um ecossistema criativo mais amplo, desenvolvido para celebrar os 75 anos da marca em 2025. Reflete o DNA inovador e o compromisso contínuo em explorar novas linguagens, formatos e narrativas que aprofundem a conexão com o público. Desde o início, esteve diretamente alinhado ao posicionamento e aos valores que guiam a marca. Sua função é abrir caminhos para conversas e ativações futuras. Em relação à participação no Festival de Cannes, a responsabilidade sobre a inscrição de cases e premiações é exclusiva da DM9, agência responsável pela campanha. Qualquer abordagem relacionada à premiação está sendo conduzida diretamente pela própria agência.”

A análise da investigação pode alterar a quantidade geral de troféus do Brasil em Cannes. Neste ano, o País teve recorde de Grand Prix: foram seis premiações máximas, considerando o case da DM9. No balanço total, o Brasil ganhou 107 troféus, sendo 6 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes.

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