Organização do Cannes Lions investiga Grand Prix da DM9
Festival afirma que leva todas as alegações a sério e que investigará o case criado para a Consul, que venceu o prêmio máximo na categoria Creative Data
Organização do Cannes Lions investiga Grand Prix da DM9
BuscarFestival afirma que leva todas as alegações a sério e que investigará o case criado para a Consul, que venceu o prêmio máximo na categoria Creative Data
Bárbara Sacchitiello
23 de junho de 2025 - 7h44
(Crédito: Reprodução)
O Grand Prix de Creative Data da edição de 2025 do Cannes Lions, concedido à DM9 na noite dessa quarta-feira, 19, está sendo investigado pela organização do Cannes Lions.
Ainda na sexta-feira, 20, última dia do festival, a área de premiações do evento afirmou à reportagem do Ad Age, que as alegações serão profundamente investigadas.
“Levamos todas as alegações dessa natureza extremamente a sério. Investigaremos completamente as alegações e forneceremos uma atualização sobre o resultado”, diz a organização do Cannes Lions ao Ad Age.
A reportagem de Meio & Mensagem também pediu esclarecimentos à organizaçao do Cannes Lions a respeito dessa investigação desde a semana passada. Assim que as informações forem respondidas, o texto será atualizado.
O case “Consumo Eficiente de Energia”, da DM9 para Consul, da Whirlpool vem gerando polêmica por informações inconsistentes incluídas no videocase que apresentou o projeto ao júri do festival.
O trabalho apresenta uma iniciativa da marca para que as pessoas substituam seus eletrodomésticos antigos por itens mais novos, fazendo o pagamento dos produtos por valores que economizariam em suas contas de luz, que tenderiam a ser menores por causa do uso de equipamentos mais modernos.
Com o videocase tornado público, após à conquista do prêmio, começaram a circular em grupos de mensagens indicações de informações inconsistentes na apresentação do projeto, como imagens manipuladas digitalmente e a citação de dados sobre economia de energia, mas sem relação com o projeto em si.
No material apresentado aos jurados de Cannes, foram apresentados trechos de uma reportagem da CNN Brasil e de uma palestra do Ted Talks. Porém, os respectivos vídeos originais dos conteúdos mostram edições diferentes da apresentada no trabalho publicitário.
A DM9 ainda não se pronunciou a respeito do assunto.
A Consul enviou um comunicado em que afirma que o projeto faz parte de um “ecossistema criativo mais amplo” e reitera que “a responsabilidade sobre a inscrição de cases e premiações é exclusiva da DM9”:
“Este projeto integra um ecossistema criativo mais amplo, desenvolvido para celebrar os 75 anos da marca em 2025. Reflete o DNA inovador e o compromisso contínuo em explorar novas linguagens, formatos e narrativas que aprofundem a conexão com o público. Desde o início, esteve diretamente alinhado ao posicionamento e aos valores que guiam a marca. Sua função é abrir caminhos para conversas e ativações futuras. Em relação à participação no Festival de Cannes, a responsabilidade sobre a inscrição de cases e premiações é exclusiva da DM9, agência responsável pela campanha. Qualquer abordagem relacionada à premiação está sendo conduzida diretamente pela própria agência.”
A análise da investigação pode alterar a quantidade geral de troféus do Brasil em Cannes. Neste ano, o País teve recorde de Grand Prix: foram seis premiações máximas, considerando o case da DM9. No balanço total, o Brasil ganhou 107 troféus, sendo 6 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes.
Compartilhe
Veja também
Dez momentos marcantes do Brasil no Cannes Lions 2025
Da melhor performance da história ao Grand Prix investigado, 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade teve fortes emoções para as concorrentes brasileiras
Como vencer em 2030?
Relatório da Contagious revela projeção para os próximos cinco anos e indica caminhos para que marcas atendam aos anseios e necessidades básicas dos consumidores