DM9 enfrenta polêmica a respeito do Grand Prix de Creative Data
Videocase com informações inconsistentes sobre projeto da Consul é tirado do ar e anunciante diz que responsabilidade pela peça é da agência
DM9 enfrenta polêmica a respeito do Grand Prix de Creative Data
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Bárbara Sacchitiello
19 de junho de 2025 - 23h33
Case venceu Grand Prix ao propor compra de eletrodomésticos custeada pela economia de energia (Crédito: Reprodução)
Um dos Grand Prix conquistados pelo Brasil no Cannes Lions 2025 gera polêmica por informações inconsistentes incluídas no videocase que apresentou o projeto ao júri do festival.
O case “Consumo Eficiente de Energia”, da DM9 para Consul, da Whirlpool, foi eleito pelo júri de Creative Data para o prêmio principal da área, entregue à agência e ao anunciante na noite de quarta-feira, 18, em Cannes. O trabalho apresenta uma iniciativa da marca para que as pessoas substituam seus eletrodomésticos antigos por itens mais novos, fazendo o pagamento dos produtos por valores que economizariam em suas contas de luz, que tenderiam a ser menores por causa do uso de equipamentos mais modernos.
Com o videocase tornado público, após à conquista do prêmio, começaram a circular em grupos de mensagens indicações de informações inconsistentes na apresentação do projeto, como imagens manipuladas digitalmente e a citação de dados sobre economia de energia, mas sem relação com o projeto em si.
A reportagem de Meio & Mensagem comparou o videocase oficial disponibilizado pelo Cannes Lions e dois trechos de vídeos que foram inseridos no case inscrito na premiação, um de reportagem da CNN Brasil e outro de apresentação em um TED Talks.
O videocase foi retirado do ar pela agência na tarde desta quinta-feira, 19. Porém, ainda é possível vê-lo na publicação abaixo:
No videocase inscrito no Cannes Lions, um trecho de telejornal da CNN Brasil mostra a jornalista Glória Vanique apresentando uma reportagem sobre consumo de energia por aparelhos eletrodomésticos com a seguinte legenda: “Economia na conta de luz vira forma de pagamento de eletrodomésticos”.
No videocase, reportagem da CNN Brasil aparece com a legenda “Economia na conta de luz vira forma de pagamento de eletrodomésticos”; na versão original da reportagem, contudo, a chamada é diferente (Crédito: Reprodução)
Porém, na transmissão original da CNN Brasil, exibida pelo Jornal da CNN no dia 16 de outubro de 2021, a legenda é outra: “Aumenta procura por eletrodomésticos mais econômicos”. A reportagem abordou como a fabricação dos aparelhos vinha evoluindo em relação ao consumo de energia, mas não citou nenhuma ação da Consul.
Outro trecho do videocase exibe uma apresentação do TED Talks também diferente da versão original. A apresentação em questão é a palestra “How we can make energy more affordable for low-income families”, feita por DeAndrea Salvador, atual senadora da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Na fala original, de 2018, Andrea menciona os altos custos de energia para as famílias, se referindo ao mercado dos Estados Unidos (a partir de 1’04”). Já a cena utilizada no videocase para o Cannes Lions traz a voz da senadora citando a cidade de São Paulo.
A reportagem entrou em contato com as assessorias de Whirlpool e DM9. A Consul enviou um comunicado em que afirma que o projeto faz parte de um “ecossistema criativo mais amplo” e reitera que “a responsabilidade sobre a inscrição de cases e premiações é exclusiva da DM9”:
“Este projeto integra um ecossistema criativo mais amplo, desenvolvido para celebrar os 75 anos da marca em 2025. Reflete o DNA inovador e o compromisso contínuo em explorar novas linguagens, formatos e narrativas que aprofundem a conexão com o público. Desde o início, esteve diretamente alinhado ao posicionamento e aos valores que guiam a marca. Sua função é abrir caminhos para conversas e ativações futuras. Em relação à participação no Festival de Cannes, a responsabilidade sobre a inscrição de cases e premiações é exclusiva da DM9, agência responsável pela campanha. Qualquer abordagem relacionada à premiação está sendo conduzida diretamente pela própria agência.”
A assessoria de comunicação da DM9 sinalizou que a agência também enviaria um comunicado, o que não ocorreu até a publicação desta reportagem (o texto será atualizado, assim que isso ocorrer).
Até o quarto dia de premiações do Cannes Lions 2025, a DM9 é a agência brasileira com melhor desempenho nesta edição do festival. A agência soma 1 Grand Prix, 5 Ouros, 7 Pratas e 8 Bronzes.
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