Vinte brasileiros estão nos júris de 2017
Embora Festival tenha ampliado a participação feminina, ainda não atinge equidade e presença de juradas fica abaixo de 50%
Embora Festival tenha ampliado a participação feminina, ainda não atinge equidade e presença de juradas fica abaixo de 50%
Bárbara Sacchitiello
9 de junho de 2017 - 10h54
O empenho da organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em ampliar a participação feminina no júri vem obtendo resultados. Neste ano, 43% dos 390 jurados que terão a tarefa de avaliar os trabalhos inscritos e entregar os Leões aos cases vencedores serão mulheres.
Embora esse percentual de participação feminina seja recorde na história do Festival, Cannes ainda não conseguiu compor um grupo de jurados formado por 50% de homens e 50% de mulheres. Nos últimos anos, igualar a participação feminina a masculina tem sido uma das diretrizes do Cannes Lions, que vem promovendo esforços junto aos representantes locais do Festival para ampliar a seleção de profissionais para os júris.
Flávio Pestana, diretor de mercado anunciante do Estadão (representante do Cannes Lions no País) reforça, desde o ano passado, que a organização vêm demandando uma atenção especial à seleção de profissionais do sexo feminino para construir um júri mais equilibrado. Em 2016, as mulheres corresponderam a 40% do total de jurados do Festival. De acordo com a organização, em 2012, a participação feminina no júri chegava apenas a 21%.
No total, profissionais de 50 países irão participar da avaliação dos trabalhos do Cannes Lions em 2017. “O trabalho do júri é identificar e premiar o melhor da criatividade global, reconhecendo e celebrando o trabalho feito por todas as pessoas de todos os cantos do mundo. A composição dos júris deste ano marca mais um passo adiante na missão do Festival de melhorar a diversidade entre os seus jurados, e é algo que estamos empenhados em continuar em 2018 e além”, disse o brasileiro José Papa Neto, diretor executivo do Cannes Lions, em comunicado.
Brasil
Nesta edição, 20 profissionais brasileiros participam do júri, número bem próximo do ano passado, quando 21 brasileiros julgaram os trabalhos. Nesta edição, dois deles desempenharão a função de presidentes: PJ Pereira, cofundador da Pereira & O’Dell, que irá liderar os trabalhos de Entertainment Lions e Mario D’Andrea, CEO da Dentsu Brasil, responsável pelo júri de Radio.
A participação de brasileiras no júri do Festival caiu em comparação com o ano passado. Em 2016, o País contou com seis mulheres entre os jurados. Neste ano, o País terá três representantes. Veja a lista completa dos jurados brasileiros:
Presidentes
Entertainment Lions: PJ Pereira, cofundador da Pereira & O’Dell
Radio Lions: Mario D’Andrea, CEO da Dentsu Brasil
Jurados
Titanium: Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC
Creative Effectiveness: Fernando Machado, head of brand marketing do Burger King
Entertainment: Marcelo Pascoa, diretor de marketing da Coca-Cola
Entertainment: Ricardo Dias, vice-presidente de marketing Anheuser-Busch Inbev
Film: Erh Ray, co-CEO e CCO da Havas Creative Group e da BETC
Film Craft: Roberto Coelho, sócio diretor da Satélite Áudio
Print & Publishing: Cláudio Lima, CCO da Ogilvy
Outdoor: Bruno Prósperi, diretor-executivo de criação da AlmapBBDO
Cyber : Sérgio Gordilho, co-presidente e CCO da África
Mobile: Rafael Pitanguy, vice-presidente de criação da Y&R
Product Design: Elisabeth Castanheira, do Prêmio Objeti: Brasil
Promo & Activation: Célio Ashcar, sócio da Aktuellmix
Health: Diego Freitas, diretor de criação da Havas São Paulo
Direct: Moa Netto, vice-presidente de criação da W3haus
Design: Mário Narita, presidente da Narita Desing
Glass: Andrea Alvares, vice-presidente de marketing da Natura
Media: Miriam Shirley, vice-presidente de mídia da Publicis
PR: Gabriel Araújo, vice-presidente executivo de criação e digital da Ketchum e diretor da Little George
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus