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YouTube celebra 20 anos acelerando em IA para seguir relevante nos próximos 20

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16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Cannes

YouTube celebra 20 anos acelerando em IA para seguir relevante nos próximos 20

O CEO da plataforma, Neal Mohan, diz que o Veo3 estará no Shorts em breve e exalta a IA como algo com potencial imenso de empoderar a criatividade humana


18 de junho de 2025 - 10h37

YouTube 20 anos

(Crédito: Divulgação/Cannes Lions)

“Não posso pensar num lugar melhor para celebrar os 20 anos do YouTube”, disse Neal Mohan, CEO da plataforma de vídeos. Isso porque sua palestra no auditório Lumière na manhã do terceiro dia do festival girou em torno do uso criativo que as pessoas têm feito desse canal nas últimas duas décadas. E, principalmente, em como vai influenciar os próximos 20.

Ele lembrou que tudo começou com um vídeo de 19 segundos veiculado por Jawed Karin, um dos cofundadores da plataforma, com o título Me at the zoo (Eu no zoológico). “Hoje, o YouTube é o epicentro da cultura, com C maiúsculo. Dia após dias vozes importantes deixam lá sua marca”, disse Mohan.

Para falar sobre o poder da plataforma hoje e no futuro, ele trouxe ao palco convidados como Amelia Dimoldenberg, Alex Cooper e Brandon Baum. Segundo o CEO, os criadores de conteúdo que no passado faziam vídeos em seus quartos, hoje, são as “as startups de Hollywood. Um exemplo, diz, é Inoxtag, jovem influencer francês, cujo documentário “Kaizen” teve 70 milhões de views em poucas horas.

A nova TV

O CEO do YouTube também trouxe números para mostrar o poder da plataforma sobre outros meios. Segundo ele, um bilhão de horas de conteúdo do YouTube são assistidas em aparelhos de TV diariamente. “É o conteúdo mais assistido em TV, muitos feitos em 4K. O YouTube é a nova TV”, afirmou Mohan.

Também exaltou que os podcasts que também têm influenciado a cultura atualmente fazem sucesso na plataforma, porque as pessoas gostam também de assistir e não apenas ouvir. O executivo ressaltou o “enorme poder cultural” dos creators, pois constroem suas comunidades e acabam ditando cultura.

E uma das formas de fomentar o mundo dos fandoms é o Shorts, que tem 200 bilhões de visualizações diárias hoje. Muitas vezes, disse o CEO, essas comunidades ultrapassam os limites do mundo online para o real. Ele cita o exemplo do grupo musical Sidemen, que criou uma linha de roupas e até uma rede de fastfood.

No bate papo rápido em que exaltaram as funcionalidades e influência da plataforma sobre suas carreiras, Amelia, comediante inglesa criadora da série Chicken Shop Date, contou que chegou a oferecer seu conteúdo para algumas emissoras que o recusaram. “Ofereci ao YouTube e foi a melhor coisa que fiz”, comentou.

Já Alex também deixou claro que manter uma audiência engajada demanda um trabalho diário de pensar esse conteúdo, tanto para atingir o seu público principal, quanto crescer.

 

Impacto da IA

O CEO do YouTube voltou ao palco para dizer que o futuro da plataforma diz respeito a creators e fãs construindo relações autênticas, mas também será marcado pela inteligência artificial (IA), que é uma “ferramenta que tem potencial imenso para empoderar a criatividade humana”.

Ele aproveitou, inclusive, para anunciar que em breve o Veo3, programa de IA para geração de vídeos estará disponível no Shorts, ajudando os criadores a melhorar suas produções audiovisuais. Outro recurso que ele exaltou – exibindo na tela um frame de vídeo do Manual do Mundo e seleção da língua portuguesa – foi o Auto Dubbing, que já traduz vídeos para nove idiomas e deve aumentar ainda.

O terceiro convidado do CEO, Brandon Baum, disse que desde que fez seu primeiro vídeo, aos 20 anos, consumia muitos tutoriais que poderiam ajudá-lo a fazer um conteúdo maior e melhor. Agora, a IA está sendo integrada a cada passo do processo. O Gemini, disse, tem ajudado a gerar ideias cativantes, visualmente entusiasmantes e que contam uma história.  “Não somos mais limitados por questões técnicas, mas apenas pela nossa imaginação. Não foi feito pelo Veo3, mas por mim usando o Veo3”, disse, enfatizando que as ferramentas não fazem as coisas sozinhas, e o trabalho virá de criadores de conteúdo com coragem suficiente para dominá-las. “E quando se democratiza as ferramentas, você  faz isso com o próprio storytelling”, acrescentou.

Já encerrando a apresentação, Mohan destacou que o mundo do entretenimento mudou nos últimos 20 anos mais do que em toda história. Além disso, os criadores continuarão indo cada vez mais para o mainstream. E o YouTube continuará sendo o palco onde tudo isso acontece.

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