Assinar

Agência Propague comemora 50 anos

Buscar
Publicidade
Comunicação

Agência Propague comemora 50 anos

Empresa com sede em Florianópolis é uma das mais longevas do setor no Brasil


13 de novembro de 2012 - 11h53

Completar 50 anos em um mercado volátil como o de agências de publicidade, passando ao largo das fusões e aquisições que modificam rapidamente o cenário deste segmento, é um feito raro. Este seleto patamar será atingido nesta terça-feira, 13, quando a Propague completa cinco décadas de existência. De acordo com o presidente da agência, Roberto Costa, apenas outras duas agências brasileiras ainda em atividade e com capital 100% nacional conseguiram tal proeza. “Segundo levantamento que fizemos, as três brasileiras mais longevas somos nós, a Cannes em Goiânia (inaugurada em 1957) e a Rino em São Paulo (que também completou 50 anos em 2012)”, afirma.

Criada em 1962 na capital de Santa Catarina pelos radialistas Antunes Severo e Rozendo Lima, a Propague surgiu pela necessidade de inovar a propaganda local. Na época, Florianópolis tinha o rádio como o meio de comunicação mais utilizado. Severo e Lima perceberam que a era do reclame tradicional estava chegando ao fim e, com isso, surgia a possibilidade­ de aumentar a procura na região por anúncios mais elaborados. “Eles acharam que ficava incompatível ser o comunicador e fazer a propaganda. Então saíram da rádio e lançaram a agência”, explica Costa.

A chegada do atual presidente à empresa aconteceu na década de 1970 e de maneira inusitada. Costa era estudante de Engenharia e dono de um bar alternativo, situado próximo à agência. Por ser bastante criativo e inovador, o estabelecimento tornou-se o ponto de encontro dos publicitários da Propague. O diretor de criação da ocasião enxergou o talento de Costa pelas suas participações em comerciais e o convidou para fazer parte da equipe. Os primeiros contatos com o universo da publicidade aconteceram por causa de sua atual esposa, na época, namorada. “Ela tinha conseguido um emprego na rádio como corretora e eu a acompanhava e criava alguns comerciais”, relembra.

As dificuldades financeiras foram ditando o rumo da carreira de Roberto Costa. Contratado para atuar na área criativa, e passou a exercer as funções de assistente de atendimento. Um tempo depois, foi proposto a Costa a instalação da agência em Blumenau. “Eu topei, mas como tinha um estilo de vida descontraído, achava que não ia me dar bem com os alemães. Depois de um mês montamos a Propague Comunicação Tecnológica”, comenta. O bom andamento da nova sede proporcionou a prospecção de contas e a entrada de Costa na sociedade. Em 1981, tornou-se sócio majoritário da Propague e atualmente divide a diretoria da agência com o sócio e diretor de criação Rogério Alves e o vice-presidente executivo Mario Paravisi, na casa desde agosto, após passagens por Gad’Red e DCS.

A trajetória da Propague é retratada em livro comemorativo, escrito pelo jornalista Flavio Sturdze, que será lançado em dezembro. Um portfólio com os principais trabalhos realizados nestes 50 anos também está sendo preparado.

Viva e renovada
Atualmente, a agência mantém a sede em Florianópolis e a filial em Blumenau. Desde o ano passado, está presente também em São Paulo, onde a equipe é dirigida por Patricia Costa. Entre os principais clientes da casa estão Bunge, Soya, Ferrero e Karsten. A estrutura interna da Propague está dividida nos núcleos de promoção, branding, digital, tendências e um setor especializado em marketing esportivo.

“Manter bom relacionamento com todos os clientes e disponibilizar serviços que vão além da propaganda são os segredos da longevidade da Propague. Buscamos solucionar os problemas e trazer resultados para nossos clientes”, ressalta Costa.
Para ele, completar 50 anos e estar na vanguarda da publicidade de Santa Catarina é motivo de orgulho. “Há uma tendência de achar que as empresas antigas estão envelhecidas. Na verdade, as velhas acabam morrendo, enquanto as vivas se renovam”, pondera. Paravisi, por sua vez, considera a agência estruturada e moderna. “Esse é o perfil de uma agência pronta para encarar os próximos 50 anos”, diz.

“Pretendemos consolidar a unidade de São Paulo no próximo ano. Também queremos fortalecer os núcleos da agência e continuar a merecer dos clientes essa relação de parceria e não apenas fornecedores”, completa.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Sailor Studio cria unidade para produções feitas com IA

    Sailor Studio cria unidade para produções feitas com IA

    Corsar AI será liderada por criativos da produtora e pretende explorar a integração entre IA e live action, além da criação de avatares e outros projetos

  • AliExpress oferece descontos em troca de desafios no app

    AliExpress oferece descontos em troca de desafios no app

    Iniciativa "Mega desafio de descontos" convida o consumidor a enfrentar desafios inspirados em realities para liberar descontos