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Comunicação

BMW pretende trazer de volta a BMW Films

A agência e o marketing ainda não revelaram mais detalhes sobre o retorno da série de filmes da montadora


17 de fevereiro de 2014 - 5h00

BMW americana está planejando trazer de volta a BMW Films, a série de filmes online produzida pela A-List de diretores e atores de Hollywood que popularizaram o conteúdo da marca, na Madison Avenue, mais do que uma década atrás.

A primeira série de filmes online da BMW Films, produzida entre 2001 e 2002, foi “The Hire", estrelada pelo ator Clive Owen, como um misterioso motorista de aluguel, pilotando os modelos da BMW, como o Z4 Roadcaster.

Com entre 8-10 minutos cada, os mini-filmes foram dirigidos por alguns dos maiores nomes de Hollywood, incluindo Ang Lee, John Woo, Guy Ritchie e o falecido, John Frankenheimer.
O desempenho de Clive Owen ajudou a transformá-lo em uma estrela de cinema internacional. Além dos carros da BMW, também fizeram parte do comercial personalidades como Gary Oldman, Don Cheadle , Mickey Rourke e Madonna (que foi dirigida por seu ex-marido, Guy Ritchie).

Uma equipe liderada por David Lubars e Bruce Bildsten, a antiga agência da BMW, Fallon, de Minneapolis, criou a ideia para "The Hire" e escreveu os roteiros adicionando diretores como o Guy Ritchie. Anonymous Content produziu os filmes e David Fincher foi o produtor-executivo.

Trudy Hardy, a nova vice-presidente de marketing da BMW, disse no Automotive News World Congress 2014, em Detroit, que a montadora de luxo estava planejando trazer de volta a BMW Films, sem mais comentários.

A atual agência de publicidade da BMW, KBS +, também não quis comentar sobre o plano. Steve Golin, que estava fortemente envolvido no primeiro projeto na Anonymous Content, não foi encontrado para falar sobre o assunto. O mesmo vale para a agente de Clive Owen, na Creative Agency Artists, em Los Angeles.

À frente de seu tempo

Num momento em que os comerciantes e as agências de publicidade ainda estavam tentando descobrir como usar a Internet, a BMW Films estava à frente de seu tempo, dominando a Madison Avenue e até mesmo Hollywood ("The Transporter", franquia de filmes de ação estrelada por Jason Statham foi inspirado por "The Hire"). Mas BMW acabou abandonando as séries pelo custo excessivo.

Jim McDowell, o carismático marketeiro que defendeu os filmes da BMW se tornou vice-presidente no MINI EUA . McDowell se aposentou em dezembro. Lubars, desde então, mudou-se para a BBDO. E Bildsten deixou a Fallon para formar sua própria loja, mas retornou mais tarde.

Um projeto como BMW Films vira o orçamento publicitário normal, investindo a maior parte do dinheiro na produção, em vez de na mídia paga.

Mas BMW está lançando um novo "I", a sub-marca de veículos híbridos recarregáveis em todo o mundo. Mais um filme da BMW poderia ser uma boa ferramenta para demonstrar que os i- cars têm todo o desempenho esperado da Ultimate Drive Machine.
Os primeiros filmes de TV, criados pela KBS+, lançaram recentemente os i-cars na cobertura da NBC dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi , com uma abordagem cinematográfica.

Boa ideia?

"Ressuscitar a BMW Films é uma ótima ideia. Se eu fosse o diretor de marketing da BMW, é o que eu estaria fazendo”, disse David Kiley, autor de "Driven: Inside BMW, a Companhia Automotiva Mais Admirada do Mundo", e editor-chefe do New Roads Media. "É muito difícil se destacar produzindo comerciais de TV atualmente. É realmente difícil contar uma história envolvente em filmes de 30 segundos”.

Mas o consultor de marketing que virou roteirista de Hollywood, Ernest Lupinacci, vê armadilhas potenciais na sequência da BMW Films. Em primeiro lugar, o carro de luxo terá que competir contra si mesmo. Apesar de toda a polêmica, os filmes basicamente se resumem nos diretores da A-List de Hollywood, aceitando as chorudas da BMW para um pouco mais do que reforçar os comerciais de carros, disse Lupinacci .

"No espírito de ser um cínico filho-da-puta, ele pegaram a A-List de diretores e os pagaram para direcionar os conceitos de nível C. Essas coisas eram comerciais melhores do que a média-Mais ou menos. Mas se você voltar e revê-los, você pensa ‘O que está acontecendo aqui?’ É só correr a filmagem."

Depois de ultrapassar o líder de longa data, Lexus, e liderar o mercado de automóveis nos EUA em vendas de luxo em 2011-2012, a BMW perdeu sua coroa de vendas de luxo para a rival Mercedes-Benz em 2013, de acordo com a Automotive News Data Center.

A Mercedes vendeu 312.528 veículos no ano passado contra os 309.280 da BMW. Além de também liderar as vendas em janeiro, com 22.604 veículos, em comparação aos 18.253 da BMW, 17.637 da Lexus e 11.386 da General Motors’ Cadillac.
 

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