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Comunicação

Borghi/Lowe: 2º lugar no ranking de agências

Crescimento de 38% na compra de mídia faz agência subir três posições no consolidado de 2013 do Agências & Anunciantes


26 de maio de 2014 - 8h00

Cinco pontos chamam atenção na análise da lista das 50 maiores agências do País, de acordo com o ranking Agências & Anunciantes com os dados consolidados de 2013, que o Meio & Mensagem publica nessa segunda 26 (veja alguns dados de agências e holdings nos quadros abaixo e acesse informações sobre o ranking de anunciantes aqui).

No Top 5, a relevante subida de 5º para 2º da Borghi/Lowe, que cresceu 38% e aparece na segunda posição pela primeira vez na história da empresa. A agência comandada pelo CEO José Henrique Borghi teve um ótimo ano em termos de novos negócios. Além de manter a conta da Caixa, venceu outra grande licitação pública de 2013, a da BR Distribuidora. Na esfera privada, conquistou a verba brasileira do sabão em pó Omo, da varejista cariosa Casa & Vídeo, da rede de fast-food Subway e da Votorantim, entre outras.

Outro destaque do ranking é a Publicis, que soma o faturamento de Publicis Brasil e Salles Chemistri, avançou seis posições e agora aparece em 6º, com alta de 18%.

Também merece menção a retomada da Lew’Lara\TBWA, que saiu de um distante 27º ligar para a 15ª posição, após crescer 106% o seu faturamento com compra de mídia.

O quarto ponto de atenção envolve seis agências 100% nacionais com crescimento muito acima da média: Artplan, Propeg, We, Heads, LP Comunicação e REF.

E o quinto destaque, ainda não materializado no ranking relativo ao ano passado, é a previsão do efeito que terá no mercado a maior mudança de conta dos últimos meses: com a adição do Grupo Pão de Açúcar, a Havas saltaria da 14ª para a 6ª posição no ranking de agências. E o Grupo Havas do 7º para o 5º lugar entre as holdings.

O ranking Agências & Anunciantes tem como base o cruzamento de informações de dois estudos: Projeto Inter-Meios, cujos valores referem-se ao faturamento dos veículos, e Ibope Media, que trabalha com os preços constantes das tabelas desses veículos. Através do cálculo de índices percentuais que equivalem aos descontos médios praticados pelos meios chega-se a um valor mais próximo da realidade das verbas investidas em mídia.

A Y&R está na liderança do ranking de agências desde 2004, ano em que se fundiu com a NewcommBates – que liderou em 2003, quando seu cliente Casas Bahia também assumiu a primeira posição no ranking de anunciantes. Em 2003, a então NewcommBates desbancou a McCann-Erickson, líder por nove anos entre 1994 e 2002. O desempenho da NewcommBates deveu-se ao aumento nos investimentos de Casas Bahia, cliente da agência desde 1999 e que em 2003 ultrapassou a então líder entre os anunciantes, a Unilever. Entretanto, a multinacional reassumiu a primeira colocação em 2013 (leia mais aqui).

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A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1.611, de 26 de maio de 2014, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets de Meio & Mensagem. Nos tablets, para acessar a edição, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS ou Android.

Leia também:
Unilever é a maior anunciante

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