Burger King esqueceu de finalizar comercial polêmico
Acusado de promover estereótipos racistas, peça da Mother estrelada pela cantora Mary J. Blige está em processo de reedição
Burger King esqueceu de finalizar comercial polêmico
BuscarBurger King esqueceu de finalizar comercial polêmico
BuscarAcusado de promover estereótipos racistas, peça da Mother estrelada pela cantora Mary J. Blige está em processo de reedição
Felipe Turlao
5 de abril de 2012 - 11h48
Um comercial criado pela Mother de Nova York para Burger King queria apenas divulgar o novo menu da rede, que inclui saladas, wraps de frangos e frapês. Mas ele causou uma grande confusão que envolve celebridades, acusações e, por fim, uma reedição forçada.
Estrelada pela cantora Mary J. Blige, a peça coloca a celebridade, que tem pele negra, como fã de frango. Isso é considerado pelos norte-americanos como um antigo estereótipo com teor racista, que liga negros a frangos fritos. Outra reclamação foi em relação à qualidade da peça, que estaria aquém da importância da cantora.
O comercial faz parte de uma campanha maior, que incluia celebridades como Jay Leno, David Beckham, Steven Tyler e Sofia Vergara.
Após as reações da imprensa e da opinião pública, a cantora se posicionou e afirmou que a peça não havia sido finalizada corretamente e estava diferente do previsto no roteiro. “Eu imaginava que seria um comercial divertido e criativo que mostraria uma sequência sobre um sonho. E isso não aconteceu. Eu jamais participaria de um comercial sem finalização como esse”, afirmou, em comunicado reproduzido pelo Advertising Age.
Postado no canal do YouTube de Burger King, a peça acabou sendo removida pelo anunciante. A primeira justificativa foi de que houve um problema relacionado ao licenciamento da música.
Mas a rede de fast food voltou atrás e concordou que o comercial não incluía a tal sequência relacionada a um sonho que havia sido gravada durante a produção. “Estamos no processo de reedição, para que a peça possa refletir o conceito original”, afirmou, em comunicado. Além disso, Burger King pediu desculpas à cantora e seus fãs.
Confira o comercial abaixo:
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público