Comunicação

Burger King esqueceu de finalizar comercial polêmico

Acusado de promover estereótipos racistas, peça da Mother estrelada pela cantora Mary J. Blige está em processo de reedição

i 5 de abril de 2012 - 11h48

Um comercial criado pela Mother de Nova York para Burger King queria apenas divulgar o novo menu da rede, que inclui saladas, wraps de frangos e frapês. Mas ele causou uma grande confusão que envolve celebridades, acusações e, por fim, uma reedição forçada.

Estrelada pela cantora Mary J. Blige, a peça coloca a celebridade, que tem pele negra, como fã de frango. Isso é considerado pelos norte-americanos como um antigo estereótipo com teor racista, que liga negros a frangos fritos. Outra reclamação foi em relação à qualidade da peça, que estaria aquém da importância da cantora.

O comercial faz parte de uma campanha maior, que incluia celebridades como Jay Leno, David Beckham, Steven Tyler e Sofia Vergara. 

Após as reações da imprensa e da opinião pública, a cantora se posicionou e afirmou que a peça não havia sido finalizada corretamente e estava diferente do previsto no roteiro. “Eu imaginava que seria um comercial divertido e criativo que mostraria uma sequência sobre um sonho. E isso não aconteceu. Eu jamais participaria de um comercial sem finalização como esse”, afirmou, em comunicado reproduzido pelo Advertising Age.

Postado no canal do YouTube de Burger King, a peça acabou sendo removida pelo anunciante. A primeira justificativa foi de que houve um problema relacionado ao licenciamento da música. 

Mas a rede de fast food voltou atrás e concordou que o comercial não incluía a tal sequência relacionada a um sonho que havia sido gravada durante a produção. “Estamos no processo de reedição, para que a peça possa refletir o conceito original”, afirmou, em comunicado. Além disso, Burger King pediu desculpas à cantora e seus fãs.

Confira o comercial abaixo:

wraps