Coca-Cola: um filme a cada jogo do Brasil
Anunciante veicula comerciais criados pela J.W. Thompson com foco nos adversários da Seleção Brasileira
Anunciante veicula comerciais criados pela J.W. Thompson com foco nos adversários da Seleção Brasileira
Alexandre Zaghi Lemos
4 de julho de 2014 - 10h34
A cada jogo da Seleção Brasileira a Coca-Cola tem veiculado comerciais específicos, brincando com as rivalidades entre as torcidas, mas evitando se posicionar a favor de um dos lados. A série é parte da campanha de ações real time desenvolvidas pela J.W. Thompson para a marca.
Nesta sexta-feira 4 entra no ar o filme sobre o jogo entre Brasil e Colômbia. Trata-se de uma homenagem aos goleiros, cuja atuação tem mudado o curso das partidas. Em todos os cinco comerciais da série, o produto é inserido em uma situação cômica, como no caso do vídeo de Brasil e Chile, que tira um sarro da Espanha, eliminada precocemente, ou uma cena de suspense, como na da Colômbia. Mas a série também incentiva a paz entre as torcidas, e nomeia cada vídeo com um + ao invés do X. Ou seja: Brasil + Croácia, por exemplo, como parte do seu mote “a Copa de #todomundo” (assista mais abaixo a todos os cinco comerciais).
A J.W. Thompson também vem criando mashups que retratam situações reais ocorridas durante a Copa, como o beijo do torcedor na repórter, os cavaleiros da Inglaterra e o sensacional “peixinho” do atacante Van Persie na vitória da Holanda por 5 a 1 contra a Espanha (veja dois vídeos mais abaixo, após a série de cinco comerciais referentes aos jogos do Brasil).
Para atender a estratégia de real time marketing da Coca-Cola, a J.W. Thompson participa de uma operação especial, de modo que os filmes sejam criados rapidamente, produzidos em tempo recorde e entregues para as emissoras de TV um dia antes de veiculação. A equipe da agência é liderada pelo head digital Mauro Cavaletti.
A opção pelo real time marketing é inédita na Coca-Cola em todo o mundo, informa a empresa. Estão trabalhando juntas na sede da companhia, no Rio de Janeiro, cerca de 50 pessoas do anunciante e de nove parceiras: J.W. Thompson, Mutato, Movimento, Kolab, Talk, e-life, Textual, DP6 e Ogilvy & Mather.
O objetivo é “chamar os torcedores para conversar, ampliando os canais de comunicação da empresa e estabelecendo uma nova forma de conexão com os consumidores”. “Não se trata de um projeto apenas para a Copa do Mundo, como se fosse um war room. Nós acreditamos que essa é a forma ideal de se fazer marketing pensando no futuro e estamos criando uma estrutura permanente, um novo jeito de se conectar com o consumidor”, afirma Adriana Knackfuss, diretora de real time marketing da Coca-Cola.
Leia mais: Conheça o QG da Coca-Cola na Copa
Veja, a seguir, toda a série de cinco comerciais sobre os jogos do Brasil. E, mais abaixo, os dois mashups já veiculados pela Coca-Cola:
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