Teleton: os desafios de captar parceiros e recursos
Projeto da AACD junto ao SBT chega a 28ª edição com a meta de arrecadar R$ 35 milhões

Apresentadores e equipes do SBT e da AACD e os pacientes que representam a campanha do Teleton 2025 (Crédito: Rogério Pallatta/SBT)
A partir das 22h30 do próximo dia 7, a AACD e o SBT levam ao ar a 28ª edição do Teleton, projeto destinado a arrecadar recursos para custear os atendimentos e infraestrutura dos hospitais e centros de reabilitação da entidade, dedicada a tratar de pessoas com deficiência.

AACD quer atrair marcas para o Teleton 2025
Assim como em 2024, a meta de arrecadação do Teleton em 2025 será de R$ 35 milhões. Parte desse valor vem de Pessoa Física (os espectadores e público que assiste ao programa e faz suas doações via Pix, internet e telefone).
Outra grande e importante parcela, no entanto, está atrelada às parcerias comerciais que a AACD firma e que, a cada ano, trabalha para sustentar e expandir. “Não é fácil ser uma instituição filantrópica. Este ano estamos com muito receio de não conseguir bater a meta”, confessa Silvia Alves Paz, superintendente de marketing e relações institucionais da AACD.
Apesar de pontuar que a conscientização das empresas sobre a importância da atuação social está mais sólida, Silvia reconhece que, em momentos de verbas mais apertadas, os projetos sociais e iniciativas ESG acabam sendo, muitas vezes, os primeiros a serem cortados. “Ainda assim, esperamos muito contar com a solidariedade das empresas e do público para conseguirmos cumprir nossa meta”, declara.
Em sua 28ª edição, o Teleton retomará o formato que marcou sua trajetória inicial, com programação ininterrupta, ao longo de mais de 24 horas. Nesse período, revezam-se no palco apresentadores, cantores, atores e também pacientes da AACD e seus familiares, para contar suas histórias de vida.
Neste ano, estão confirmadas as presenças de nomes como Ivete Sangalo e Thiaguinho, que abrirão o Teleton, além de Eliana, Daniel, Maisa Silva e Celso Portiolli, padrinhos do projeto, que estarão na programação em diversos momentos. O evento contará também com a madrinha digital da iniciativa, a empresária e influenciadora Virginia Fonseca, além de nomes como Boninho, Ana Furtado, Ronaldo Fenômeno e Luciana Gimenez.
Em entrevista, a superintendente fala sobre a atuação da instituição, os desafios do Teleton e a importância das parcerias para a realização do projeto. Veja:

Silvia Alvez Paz, superintendente de marketing e relações institucionais da AACD (Crédito: Divulgação)
Missão da AACD
“Este ano de 2025 é especial porque a AACD está celebrando 75 anos. A Associação foi fundada em 1950 e, desde então, já foram realizados 70 milhões de atendimentos. São muitas pessoas que já passaram por aqui e o que fica de mais forte disso é a confiança: os pacientes confiam nos profissionais de saúde e os doadores confiam na credibilidade e reputação da instituição. Se chegamos até aqui, foi por conta da solidariedade e da confiança.”
Mote da campanha de 2025
“Quando escolhemos o mote para a campanha deste ano, “Confiamos no futuro. Confiamos em Você”, quisemos transmitir a ideia de que é somente pela confiança que podemos levar nossa missão adiante e permanecer na ativa, trabalhando pela continuidade da instituição. O Teleton ajudou a mudar bastante a percepção das pessoas com deficiência no Brasil, mas banta andar por qualquer cidade para ver as dificuldades de mobilidade que ainda existem. Nossos pacientes frequentemente nos dizem que ainda pensam duas vezes antes de sair de casa, para qualquer atividade. Então, nosso trabalho continua sendo o de oferecer saúde e qualidade de vida, ampliando a inclusão, para que as pessoas estejam em movimento.”
Pauta das pessoas com deficiência
“Não adianta termos leis de cotas e de inclusão para pessoas com deficiência se não tivemos a premissa básica: para que a pessoa possa trabalhar, estudar e ter vida social, ela precisa ter saúde e o mínimo de autonomia. O que a AACD faz, do ponto de vista médico, é um grande diferencial. A Associação foi fundada por causa da epidemia da poliomielite e, com o passar dos anos, foi ajustando a proposta para acolher outros perfis. Atualmente, temos um grande número de pacientes com deficiências adquiridas ou problemas de mobilidade temporária. E muitos desses pacientes não são idosos, são pessoas jovens. A missão da AACD é ajudar essas pessoas a alcançaram o máximo de sua potencialidade para terem autonomia e qualidade de vida. E, quanto uma pessoa com deficiência é incluída, o entorno dela se modifica também. O impacto social da AACD vai muito além dos números dos atendimentos.”
Teleton 2025
“A edição de 2025 do Teleton, no SBT, volta a ter transmissão de 24 horas, sem interrupção. Nos últimos anos, havíamos interrompido o programa durante a madruga de sábado, mas agora retornaremos no formato original, com início da noite de sexta e término na noite de sábado. Logo na abertura, contaremos com Ivete Sangalo e Thiaguinho e teremos diversos outros grandes artistas ao longo de todas essas horas. É um momento muito especial não somente para mostrar as histórias dos pacientes, mas também para prestar contas e explicar o que a AACD faz com os recursos arrecadados. Passamos ao público o quanto acreditamos na causa e toda a nossa verdade.”
Captação de patrocinadores e metas
“Não é fácil ser uma instituição filantrópica. Por isso que fazemos o Teleton. Mas ainda deixamos claro que os recursos obtidos com o Teleton correspondem a somente 40% dos recursos que precisamos para o ano. O restante vem de nossas mantenedores, dos bazares e das parcerias com as empresas. Anualmente, precisamos de R$ 94 milhões para equalizar as contas. Mas a proposta, com o Teleton, é mostrar tudo isso, mas de forma divertida e com alto astral, algo característico da AACD. A meta deste ano, de R$ 35 milhões, é muito desafiadora, sabemos que é muito difícil, mas esperamos cumpri-la e superá-la.”
Marcas parceiras
“Nossos parceiros são tradicionais e já estão com o Teleton há muito tempo, como Assaí, Bradesco, Brasilcap, Cacau Show, Grupo Educacional Faveni, RD Saúde, Riachuelo e Wepink. As empresas atualmente já entendem que ter um pilar social modifica, de fato, toda a sociedade e também muda a percepção dos consumidores. Nossos parceiros enxergam a necessidade de ter um pilar e uma cultura organizacional voltada ao social. Além dessas marcas, contamos também com apoio da Associação Brasileira de Mídia Digital Out-of-Home, que já vem nos ajudando a ampliar a divulgação da campanha, o que é muito importante. Além, claro, do SBT, que há todos esses anos abre sua grade para nós. Sem todos eles, não estaríamos há 75 anos em atividade.”
Próximas campanhas institucionais
“Sentimos a necessidade de fazer uma grande campanha institucional porque muitas pessoas não têm dimensão de tudo o que a AACD faz. Não sabem que a maior parte de nosso atendimento é de adultos e pessoas idosas, que também atendemos na rede particular – e que isso, inclusive, nos ajuda a custear os atendimentos gratuitos. Queremos levar essa mensagem de forma mais clara, assim que tivemos recursos para isso, claro.”
 
         
         
         
         
         
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                            