Comunicação

Agência canadense satiriza fraudes em cases de Cannes

Na campanha da Zulu Alpha Kilo, diretor de criação está na cadeia depois de ter trapaceado em um videocase

i 30 de outubro de 2025 - 15h43

Zulu Cannes

Campanha foi lançada nesta quarta-feira, 29 (Créditos: Divulgação)

O mundo da publicidade recebe um “acerto de contas na prisão” no curta da agência Zulu Alpha Kilo, que faz uma sátira à indústria ao mirar as fraudes generalizadas descobertas nas competições do Festival Internacional de Criatividade Cannes deste ano.

O filme se inicia em um círculo de terapia em uma prisão, em que criminosos confessam seus crimes. Desvio de verba, seitas, golpes de aposentadoria — eles já fizeram de tudo. Mas então ouvem o novo preso, um detento de óculos que, por acaso, é diretor de criação de uma agência, e cuja transgressão supera todas as outras: ele falsificou um videocase que foi premiado em Cannes.

O fundador da agência canadense, Zak Mroueh, dirigiu o curta através do braço de produção da Zulu, o Zulubot, ao lado dos diretores de criação Jonah Flynn e Michael Siegers.

O lançamento se deu na quarta-feira, 29, no evento Agency of the Year, da Strategy Magazine, realizado em Toronto — parte tradicional do evento são agências criando vídeos de autopromoção.

“Sempre começamos esses vídeos nos perguntando o que aconteceria se empurrássemos uma verdade familiar da indústria até a conclusão mais absurda?”, conta Mroueh. “No momento que imaginamos um diretor criativo em uma prisão explicando uma campanha falsa para os piores criminosos, soubemos que tínhamos uma ideia vencedora”, complementa.

O novo curta faz referência a um anterior, com o diretor de criação dizendo que falsificou os resultados de uma campanha oportunista com propósito social chamada “Left-Handed Mango Chutney”, iniciativa que também foi mencionada em um vídeo da ZAK, de 2022.

“No dia da gravação, trouxemos uma jarra fictícia de Left-Handed Mango Chutney e pedimos ao ator que a usasse em alguns takes, como aparece no fim do curta”, conta Mroueh. “O histórico do tio do conselheiro, de que ele trabalhou em publicidade e nunca ganhou um Leão foi uma ideia de última hora que nos fez rir muito na edição”.

Os vídeos da ZAK feitos para edições anteriores do Strategy incluem “Living from Work”, “Say No to Spec” e “World’s Worst RFP”. Veja o filme: