Conar recua e absolve Jequiti de plágio
Decisão liminar havia sido favorável à Natura, mas órgão mudou veredito em decisão à qual não cabe recurso
Decisão liminar havia sido favorável à Natura, mas órgão mudou veredito em decisão à qual não cabe recurso
Meio & Mensagem
1 de novembro de 2012 - 7h28
Numa movimentação contrária a uma decisão liminar concedida em agosto, o Conar julgou que a Jequiti não cometeu plágio ao desenvolver a linha Comix. A acusação partiu da Natura, fabricante da linha Humor, lançada em 2006 (compare imagens de produtos das duas linhas na imagem acima).
Na ocasião, o órgão obrigava a empresa do Grupo Silvio Santos a tirar de circulação toda a linha, já que a decisão incluía suspensão de campanhas em mídia e embalagens dos produtos. O Conar sugeria, também, a venda do estoque e a retirada total da marca do mercado em até seis meses – não fosse a mudança na decisão 90 dias depois.
Na avaliação final, o relator do processo considerou que a linha da Jequiti inclui produtos diferentes dos contemplados pela linha Humor e, mesmo direcionadas ao mesmo público, o caso não configura plágio. Segundo ele, Humor e Comix “não são idênticas em muitos aspectos – para não dizer que não são idênticas em nenhum aspecto (sic)”. Como o processo foi arquivado por unanimidade de votos, a Natura não pode recorrer da decisão.
TIM x Vivo
Em mais um capítulo das brigas de operadoras no Conar, a Vivo saiu vitoriosa em denúncia feita à TIM. A autora da denúncia reclamava do uso anti-ético de sua logomarca num panfleto da TIM, dando a entender que se tratava de um material da Vivo. A TIM negou a acusação, dizendo ser necessário o uso da logomarca para a correta identificação da concorrente.
A relatora considerou que “o uso da marca (da Vivo) chega a sugerir que se trata de material da Vivo, tal o destaque que ela ganha” e que “não considera que isso seja acidental”. A prática foi considerada uma infração ética, o que rendeu à Tim uma advertência além da suspensão da veiculação do material publicitário.
Compartilhe
Veja também
Campari vai a Cannes para exaltar o cinema brasileiro
Marca aproveita o Festival de Cinema da cidade francesa para destacar o projeto “Baseado em Paixões Reais”, criada pela DPZ
Petlove promove adoção às cegas para celebrar Dia da Família
Junto com Ampara Animal, marca compartilhará cartas "escritas pelos pets" para suas novas famílias