Criativos pressionam NY sobre uso de sacolas plásticas
Primeiro projeto do Papel & Caneta voltado ao meio ambiente reuniu publicitários e designers a ativistas de políticas públicas
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Em mais uma missão, o Papel & Caneta reuniu, em janeiro, 12 criativos de diferentes disciplinas, senioridades, países e agências para desenvolver um projeto para pressionar Andrew Cuomo, governador de Nova York, a assinar uma lei sobre o uso das sacolas plásticas na cidade norte-americana. O resultado, lançado no último domingo, 22, Dia da Terra, é o projeto “Vote with Your Tote”.
Ao longo de dois dias, a equipe – que contou com participação dos brasileiros João Unzer, diretor de criação associado da BBDO e Rodrigo de Castro, diretor de criação associado da DDB Nova York – trabalhou com a advogada e ativista Jennie Romer (fundadora do PlasticBagLaws.org), vereadores, como Brad Lander e especialistas em políticas públicas, como Eric Goldstein (NRDC) e Joshua Klainberg (NYLCV.org). Todo o projeto foi financiado via crowdfunding, com a participação dos participantes do P&C.
Moda também é resistência no Jacarezinho
O que “Vote with Your Tote” pede ao governo
Menos de 24 horas após o lançamento do projeto, o governador Cuomo publicou um tweet dizendo que as sacolas de plástico são lixo que polui a terra e a água. “É hora de baní-las no estado”, postou, sem fazer qualquer menção ao “Vote with Your Tote”. Jennie Romer explica que banir as sacolas plásticas não é uma medida eficaz, pois apenas as substitui por opções que também resultam em excesso de resíduos, como as sacolas de papel. A alternativa, de acordo com Jennie, tampouco conscientizaria a população sobre o impacto ambiental.
Há um ano, o governador Cuomo bloquearam uma lei que visava a regulamentação das sacolas de plástico em Nova York. Em 2016, o conselho da cidade adotou a lei “Bring your own bag”, que exigia que todos os varejistas cobrassem uma taxa de mínima de cinco centavos para cada sacola utilizada. Porém, a assembleia e o senado da cidade votaram, em fevereiro de 2017, pela anulação da lei e Cuomo estabeleceu uma moratória para evitar que o conselho da cidade seguisse adiante com uma nova lei envolvendo taxas de sacolas até janeiro deste ano.
Jennie diz que a indústria do plástico investe muito tempo e dinheiro para barrar as leis das sacolas plásticas nos EUA. “Uma associação desse setor gasta milhões de dólares com lobistas corporativos poderosos para impedir a vigoração da lei #ByoBag. Nova York e o restante do país enxergam o mesmo: a indústria do plástico está investindo pesado na tentativa de derrubar leis locais”, afirma.
Bodegas e sacolas personalizadas
Além do filme, o projeto envolveu donos de bodegas para ajudar a conscientizar os clientes. Cinco designers – entre eles Raiza Costa, apresentadora do Rainha da Cocada, do GNT, foram encarregados de desenvolver uma arte específica para uma das cinco bodegas, cada uma localizada em um distrito diferente da cidade.
Lake Buckley, diretora do filme, diz que ela e os criativos envolvidos no projeto preferiram as bodegas, os “mercadinhos”, a outros tipos de estabelecimentos porque representam a essência de Nova York. “Bodegas são o sinônimo da nossa rotina diária na cidade e sentimos que seria algo mais relacionável e memorável para o documentário. Os donos das bodegas são símbolo da cultura de cada vizinhança. Cada loja de esquina tem sua própria comunidade e a experiência no caixa é muito mais pessoal do que em mercados maiores.
Ela ressalta, também, que o time queria que a mensagem central viesse de dentro, e não de pessoas de fora. “Os donos das bodegas já são advogados da regulação do plástico não somente porque é um fardo para eles (pagam centenas de dólares todo mês por sacolas de plástico), mas porque veem as pessoas jogando fora as sacolas na rua o dia todo. É um desperdício e eles têm essa experiência em primeira mão, mais do que qualquer outra pessoa”, conta.
A cada curtida do vídeo no YouTube, um bot envia uma mensagem ao governador Cuomo no Twitter, para pressioná-lo a aprovar a lei que coloca taxas sobre sacolas de plástico
Isabella Lessa
27 de abril de 2018 - 7h00
Em mais uma missão, o Papel & Caneta reuniu, em janeiro, 12 criativos de diferentes disciplinas, senioridades, países e agências para desenvolver um projeto para pressionar Andrew Cuomo, governador de Nova York, a assinar uma lei sobre o uso das sacolas plásticas na cidade norte-americana. O resultado, lançado no último domingo, 22, Dia da Terra, é o projeto “Vote with Your Tote”.
Ao longo de dois dias, a equipe – que contou com participação dos brasileiros João Unzer, diretor de criação associado da BBDO e Rodrigo de Castro, diretor de criação associado da DDB Nova York – trabalhou com a advogada e ativista Jennie Romer (fundadora do PlasticBagLaws.org), vereadores, como Brad Lander e especialistas em políticas públicas, como Eric Goldstein (NRDC) e Joshua Klainberg (NYLCV.org). Todo o projeto foi financiado via crowdfunding, com a participação dos participantes do P&C.
Moda também é resistência no Jacarezinho
O que “Vote with Your Tote” pede ao governo
Menos de 24 horas após o lançamento do projeto, o governador Cuomo publicou um tweet dizendo que as sacolas de plástico são lixo que polui a terra e a água. “É hora de baní-las no estado”, postou, sem fazer qualquer menção ao “Vote with Your Tote”. Jennie Romer explica que banir as sacolas plásticas não é uma medida eficaz, pois apenas as substitui por opções que também resultam em excesso de resíduos, como as sacolas de papel. A alternativa, de acordo com Jennie, tampouco conscientizaria a população sobre o impacto ambiental.
Há um ano, o governador Cuomo bloquearam uma lei que visava a regulamentação das sacolas de plástico em Nova York. Em 2016, o conselho da cidade adotou a lei “Bring your own bag”, que exigia que todos os varejistas cobrassem uma taxa de mínima de cinco centavos para cada sacola utilizada. Porém, a assembleia e o senado da cidade votaram, em fevereiro de 2017, pela anulação da lei e Cuomo estabeleceu uma moratória para evitar que o conselho da cidade seguisse adiante com uma nova lei envolvendo taxas de sacolas até janeiro deste ano.
Jennie diz que a indústria do plástico investe muito tempo e dinheiro para barrar as leis das sacolas plásticas nos EUA. “Uma associação desse setor gasta milhões de dólares com lobistas corporativos poderosos para impedir a vigoração da lei #ByoBag. Nova York e o restante do país enxergam o mesmo: a indústria do plástico está investindo pesado na tentativa de derrubar leis locais”, afirma.
Bodegas e sacolas personalizadas
Além do filme, o projeto envolveu donos de bodegas para ajudar a conscientizar os clientes. Cinco designers – entre eles Raiza Costa, apresentadora do Rainha da Cocada, do GNT, foram encarregados de desenvolver uma arte específica para uma das cinco bodegas, cada uma localizada em um distrito diferente da cidade.
Lake Buckley, diretora do filme, diz que ela e os criativos envolvidos no projeto preferiram as bodegas, os “mercadinhos”, a outros tipos de estabelecimentos porque representam a essência de Nova York. “Bodegas são o sinônimo da nossa rotina diária na cidade e sentimos que seria algo mais relacionável e memorável para o documentário. Os donos das bodegas são símbolo da cultura de cada vizinhança. Cada loja de esquina tem sua própria comunidade e a experiência no caixa é muito mais pessoal do que em mercados maiores.
Ela ressalta, também, que o time queria que a mensagem central viesse de dentro, e não de pessoas de fora. “Os donos das bodegas já são advogados da regulação do plástico não somente porque é um fardo para eles (pagam centenas de dólares todo mês por sacolas de plástico), mas porque veem as pessoas jogando fora as sacolas na rua o dia todo. É um desperdício e eles têm essa experiência em primeira mão, mais do que qualquer outra pessoa”, conta.
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