Assinar

Em qual estágio estão as martechs das agências?

Buscar

Em qual estágio estão as martechs das agências?

Buscar
Publicidade
Comunicação

Em qual estágio estão as martechs das agências?

Após boom das martechs na pandemia, empresas enfrentam estágio de justificar os investimentos e encontrar valor nos dados


8 de setembro de 2023 - 14h04

Apesar de as startups que unem marketing e tecnologia, chamadas de martechs, despontarem no mercado a partir de 2014, foi mesmo a partir de 2019, e principalmente em 2021, que deslancharam.

Segundo dados da empresa de pesquisa Distrito, o número de martechs no Brasil passou de 727, em fevereiro de 2021, para 1.013 em dezembro do mesmo ano.

Atualmente, há 1.397 startups nessa categoria.

(Crédito: Shutterstock)

Juntamente com o movimento de unir tecnologia e marketing, agências de publicidade abriram suas próprias frentes de martechs ou compraram startups.

Pelos dados da Distrito, as martechs representaram o setor de startups que mais foi adquirido no primeiro trimestre deste ano, com quatro fusões e aquisições.

Martechs nas agências

Neste sentido, ainda em 2011, a Fbiz criou um departamento com foco em adtech, martech e e-commerce.

Em 2015, transformou em braço da agência, com o nome de Marketing Tech, com o objetivo de atender clientes fora da carteira da Fbiz.

Já em 2019, a Marketing Tech virou Match e se desvinculou da agência.

“Somos uma empresa independente da Fbiz, mas que compartilha estratégia de negócio, valores, expertise no digital e clientes onde atuamos de ponta a ponta”, explica Leandro Ribeiro, CEO da Match.

Assim, a Match conduz projetos de escolha e implementação de tecnologias, consultoria estratégica para programas de CRM e fidelidade, além de operações de marketing baseadas em dados.

Para isso, atua em três pilares: dados, que englobam infraestrutura, gestão, inteligência e ativação; experiência, que foca em UX e produção de conteúdo em escala; e personalização, que foca na orquestração das jornadas do consumidor e recomendação de oferta.

Por sua vez, outra agência do WPP, a VMLY&R adquiriu, em 2006, a Marketdata, empresa fundada em 2000 por Rubens Stephan.

Em 2022, Fabia Juliasz assumiu o comando da martech no lugar de Stephan.

Ademais, como consultoria centrada em dados e tecnologia, a empresa trabalha na perspectiva que se baseia no uso efetivo dos dados.

“Com essa abordagem fundamentada em dados, vamos além da criatividade. Acreditamos que a fusão desses dois universos é o que efetivamente impacta nos resultados da empresa”, salienta Tatiana Costantini, diretora-executiva de negócios da Marketdata.

Atualmente, sua atuação é centrada, principalmente, na suíte de marketing, abrangendo automação de marketing (outbound, realtime e CDP), plataformas de loyalty e todo o universo de ferramentas de BI.

Retrato atual das martechs

Portanto, na pandemia, empresas que unem marketing e tecnologia passaram a se tornar ainda mais importantes para as estratégias das marcas.

“Com a pandemia e a necessidade de adotar um modelo 100% digital, houve grande investimento em plataformas”, enfatiza a diretora da Marketdata.

Na visão de Ribeiro, na pandemia, a necessidade dos clientes era construir infraestrutura que suportasse as operações no digital e encurtasse a distância entre o produto e o consumidor.

E isso levou a investimento muito grande em tecnologia e pessoas e gerando muitos dados.

Agora, diz, o mercado precisa justificar esses investimentos com eficiência nas operações, ampliando margem e precisa encontrar valor nos dados dos seus consumidores para continuar se diferenciando.

Momento certo

Dessa forma, para Tatiana, é o momento de utilizar esse ambiente tecnológico de maneira mais eficaz e abrangente.

“Como resultado, nossos projetos de consultoria cresceram consideravelmente nos últimos dois anos”, afirma.

Ainda, a equipe da Marketdata, inclusive, testemunhou a segunda onda de automação.

“Como muitas empresas já possuem ferramentas de automação de marketing, percebemos alta demanda por plataformas de fidelização e CDP (customer data platform), nas quais criamos visão unificada do cliente”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga

  • Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024