Estadão recorre a acervo e IA para celebrar 150 anos
Em um dos filmes, jornal revisita fatos que marcaram sua trajetória; em outro, celebra mentes questionadoras

Campanha homenageia a história do veículo (Créditos: Divulgação)
O Estadão completa 150 anos de história e, em celebração, lança uma nova campanha institucional que reforça o compromisso do veículo com a liberdade de imprensa e jornalismo de qualidade.
Intitulada “Mentes independentes”, a iniciativa foi criada pela Africa Creative e convida o público a refletir sobre o poder da informação, bem como sobre a importância de manter um pensamento crítico em meio a era das fake news.
Com veiculação na TV aberta, rádio, mídia out-of-home, mídia digital e redes sociais, a campanha traz dois filmes que destacam o papel histórico do Estadão em promover um jornalismo independente e com credibilidade.
“Em um momento no qual lidar com informação se tornou ainda mais desafiador, essa campanha revisita a trajetória de um veículo que testemunhou e interpretou os principais marcos da vida civil brasileira, sempre com muita coragem”, contou, em nota, Renato Broggin, coCOO da Africa Creative.
Confira os detalhes de cada filme:
Mentes independentes
Construída com imagens do acervo histórico do Estadão, a produção revela momentos marcantes da trajetória do jornal no Brasil. Desde sua fundação, em 1875, o veículo noticiou momentos marcantes na história, como a proclamação da República, a chegada do futebol ao Brasil e a ditadura militar. Além disso, trouxe textos escritos por personalidades nacionais, como Euclides da Cunha, Clarice Lispector e Mário de Andrade.
Carrossel
O filme “Carrossel”, por sua vez, foi produzido com o uso de inteligência artificial. A ferramenta foi alimentada com imagens de banco. A produção simboliza a convivência entre tradição e inovação, além de alertar para a importância de ter um pensamento crítico e uma mente independente nos dias atuais.