Fenapro aponta retomada de negócios no trimestre
Nesta edição do estudo Van Pro, 61,5% das agências declararam um melhor ambiente de negócios quando comparado ao mesmo período de 2016
Fenapro aponta retomada de negócios no trimestre
BuscarFenapro aponta retomada de negócios no trimestre
BuscarNesta edição do estudo Van Pro, 61,5% das agências declararam um melhor ambiente de negócios quando comparado ao mesmo período de 2016
Teresa Levin
24 de outubro de 2017 - 17h08
O terceiro trimestre de 2017 foi melhor que o mesmo período de 2016 para 61,5% das agências do mercado publicitário. O dado foi levantado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) no indicador Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (Van Pro), lançado pela entidade com o intuito de acompanhar trimestralmente o clima para o desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano. A terceira onda da pesquisa trimestral, referente ao 3º trimestre, de uma maneira geral apresenta uma retomada de negócios e de otimismo por parte das agências de propaganda.
O estudo mostrou ainda que a expectativa de melhora para o 4º trimestre também cresceu em relação ao 3º trimestre, saltando de 35% para 38,8%. Apesar disso, ainda não alcançou o índice observado no final do 1º trimestre, quando mais de 43% das agências esperavam uma melhora para o trimestre seguinte. Entre as regiões, a mais otimista é a Sudeste, com 42,3% das agências apontando prováveis melhoras nos últimos três meses do ano.
O Van Pro também avaliou a visão das agências em relação ao fechamento do ano. Para 65,5% delas, este ano fechará melhor que o anterior; apenas 19,3% declararam perspectiva de piora. O número já era positivo nos trimestres anteriores: no 1º, 59,1% das agências declararam que esperavam um ano com resultados mais positivos que 2016, enquanto no 2° este número foi de 58,2%. A região mais otimista com relação ao fechamento do ano é a Centro-Oeste (90%) e a menos otimista é o Sudeste (60,6%). A Fenapro observa que todas as regiões ficaram com nível de otimismo acima de 60% pela primeira vez no ano.
Para Glaucio Binder, presidente da Fenapro, os resultados da pesquisa VAN Pro no 3º trimestre refletem a melhora de humor do mercado como um todo. “Gerando esperança de um fim de ano mais positivo para as agências e um 2018 bem melhor que o biênio 2016/ 2017”, observou.
O Van Pro também avaliou a realização de concorrências e licitações e este número caiu em relação aos seis primeiros meses do ano: no 1º trimestre, 43% das agências disseram ter havido um incremento de concorrências e licitações, enquanto no 2º trimestre este número foi de 44,8%, e agora, no 3º trimestre, de 38,3%. As agências também apontaram os segmentos de maior destaque no cenário atual: Serviços aparece como o que gera as melhores perspectivas, seguido por Comércio e Indústria.
Compartilhe
Veja também
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA
Os 8 potenciais conflitos de contas na fusão entre Omnicom e Interpublic
Holdings são detentoras de contas de criatividade e mídia de anunciantes concorrentes em diversos segmentos