Fenapro aponta retomada de negócios no trimestre

Buscar

Fenapro aponta retomada de negócios no trimestre

Buscar
Publicidade

Comunicação

Fenapro aponta retomada de negócios no trimestre

Nesta edição do estudo Van Pro, 61,5% das agências declararam um melhor ambiente de negócios quando comparado ao mesmo período de 2016


24 de outubro de 2017 - 17h08

O terceiro trimestre de 2017 foi melhor que o mesmo período de 2016 para  61,5% das agências do mercado publicitário. O dado foi levantado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) no indicador Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (Van Pro), lançado pela entidade com o intuito de acompanhar trimestralmente o clima para o desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano. A terceira onda da pesquisa trimestral, referente ao 3º trimestre, de uma maneira geral apresenta uma retomada de negócios e de otimismo por parte das agências de propaganda.

O estudo mostrou ainda que a expectativa de melhora para o 4º trimestre também cresceu em relação ao 3º trimestre, saltando de 35% para 38,8%. Apesar disso, ainda não alcançou o índice observado no final do 1º trimestre, quando mais de 43% das agências esperavam uma melhora para o trimestre seguinte. Entre as regiões, a mais otimista é a Sudeste, com 42,3% das agências apontando prováveis melhoras nos últimos três meses do ano.

O Van Pro também avaliou a visão das agências em relação ao fechamento do ano. Para 65,5% delas, este ano fechará melhor que o anterior; apenas 19,3% declararam perspectiva de piora. O número já era positivo nos trimestres anteriores: no 1º, 59,1% das agências declararam que esperavam um ano com resultados mais positivos que 2016, enquanto no 2° este número foi de 58,2%. A região mais otimista com relação ao fechamento do ano é a Centro-Oeste (90%) e a menos otimista é o Sudeste (60,6%). A Fenapro observa que todas as regiões ficaram com nível de otimismo acima de 60% pela primeira vez no ano.

Para Glaucio Binder, presidente da Fenapro, os resultados da pesquisa VAN Pro no 3º trimestre refletem a melhora de humor do mercado como um todo. “Gerando esperança de um fim de ano mais positivo para as agências e um 2018 bem melhor que o biênio 2016/ 2017”, observou.

O Van Pro também avaliou a realização de concorrências e licitações e este número caiu em relação aos seis primeiros meses do ano: no 1º trimestre, 43% das agências disseram ter havido um incremento de concorrências e licitações, enquanto no 2º trimestre este número foi de 44,8%, e agora, no 3º trimestre, de 38,3%. As agências também apontaram os segmentos de maior destaque no cenário atual: Serviços aparece como o que gera as melhores perspectivas, seguido por Comércio e Indústria.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mosaico Media expande negócios com operação no Rio

    Mosaico Media expande negócios com operação no Rio

    Escritório será o quinto no País da agência especializada em comercialização de espaços publicitários

  • Campanhas da Semana: mulheres e protagonistas

    Campanhas da Semana: mulheres e protagonistas

    Cadilac conta com Ingrid Silva como estrela da campanha e Dove questiona estereótipo criado sobre o corpo da mulher