Comunicação

Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

Com a solução "Bacon", Media Hero investe em IA causal para otimizar investimentos por meio da classificação da jornada de compra dos usuários

i 25 de abril de 2024 - 6h00

Marcelo Ferronato_CEO da Media Hero_Div

Marcelo Ferronato, sócio e CEO da Media Hero (Crédito: Divulgação)

Com a inteligência artificial, o planejamento tático das empresas mudou. Afinal, é preciso ser ainda mais preciso com investimentos em marketing mais restritivos. É nesse cenário que a Media Hero aposta em uma nova solução para o  mercado brasileiro, com o algoritmo “Bacon.

Nesse sistema de automação proprietária, a interface funciona a partir de modelos de inteligência artificial causal. Nesse sentido, o sistema seleciona, identifica e classifica elementos na jornada de compra do usuário. Para isso, o algoritmo vasculha os dados das empresas parceiras em espaços e períodos específicos, como a geografia, o meio e o mês que foi realizado a conversão.

Com cerca de um ano de operação, a empresa foi criada por Marcelo Ferronato em sociedade com Gustavo Ioschpe, CEO da Big Data, uma empresa que há uma década trabalha com mecanismos de otimização e IA para setor de vendas.

Para Ferronato, que já trabalhou como executivo de marketing no McDonald’s e Burger King, a inspiração do nome do algoritmo veio a partir das estratégias de vendas dos restaurantes de fast food. “Toda vez que adicionávamos bacon em alguma opção era um sucesso de vendas”, comenta.

Como a inteligência artificial pode otimizar os investimentos em marketing?

Além disso, outra funcionalidade da plataforma desenvolvida pela Media Hero envolve a identificação dos canais de anúncios. Alinhada com as expectativas dos clientes, a plataforma consegue realizar simulações de capital em relação aos diferentes formatos, como televisão e redes sociais. Ao todo, são mais de 200 API. Segundo Ferronato, são feitas milhões de tentativas e simulações por instante, o que faz o planejamento ser mais rápido e preciso que o habitual.

Para o modelo, a Media Hero faz uso de três fontes primárias de inputs: os dados de negócio fornecidos pelos clientes; o histórico dos investimentos em marketing e mídia e, por fim, o contexto de informações elaboradas a partir de dados públicos, como IBGE e Banco Central, e privados.

Todavia, em decorrência dos diferentes graus de maturidade, a Media Hero também oferece um trabalho de organização e análise aprofundada dos dados empresários afim de filtrar o que realmente pode ser útil para o sistema.

Apesar de ainda estar no primeiro ano de atividade, a Media Hero já planeja a internacionalização da plataforma. Para 2024, a empresa quer concretizar o lançamento de duas versões adicionais, em inglês e espanhol. Atualmente, Nubank, Duracell, o Boticário, AlmappBBDO, David, estão entre as empresas que trabalham com a Media Hero.