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Comunicação

Força do impresso destaca Almap e Brasil

Novo estudo do Gunn Report aponta países e agências com maior quantidade de anúncios admirados e indica os 13 segredos deles


28 de agosto de 2014 - 11h46

 A AlmapBBDO teve cinco trabalhos selecionados pelo estudo “The power of print” (“A força do anúncio impresso”), um novo produto do Gunn Report, mais conhecido pelo ranking de agências e campanhas mais premiadas divulgado anualmente.

O objetivo da pesquisa recém-lançada é analisar como as grandes ideias de anúncios de Press e Outdoor surgiram, a partir da análise de 140 campanhas em meio aos 1.028 anúncios que compõem o The Gunn Report Print Library e que foram selecionadas por sua qualidade pela equipe comandada por Donald Gunn, ex-diretor global de criação da Leo Burnett.

A Print Library reúne as 28 campanhas de impresso mais premiadas a cada ano, no período entre 1999 e 2013, além de algumas exceções escolhidas de forma mais subjetiva – chegando-se ao número de 1.028.

A partir desse extrato de 140 campanhas selecionadas, foram identificados 13 formatos dramáticos que são utilizados em anúncios, que correspondem a 13 oportunidades para descobrir soluções criativas que sejam efetivas e engajadora.

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 A quantidade de menções no “The power of print”, naturalmente, indica a capacidade da agência de criar campanhas de impresso que são referências para o mercado. Com cinco trabalhos entre os 140, a AlmapBBDO empatou com a Saatchi&Saatchi de Londres, Saatchi&Saatchi de Nova York, Scholz & Friends, de Berlim, e a TBWA\Hunt\Lascaris, de Joanesburgo. Entre os países, o Reino Unido teve 24 campanhas, seguido por Estados Unidos, com 21, França, 15, Brasil, 12, Alemanha e África do Sul, com nove cada.

 

Confira abaixo os 13 formatos dramáticos identificados em campanhas de impresso que são criativas, efetivas e engajadoras (clique nos links e acesse a página do Gunn Report para visualizar exemplos de campanhas e anúncios):

Informação/fatos (a técnica mais tradicional de anúncio)

Pensamento novo/sacada (mesmo sem informação, uma ideia nova pode ser poderosa para falar sobre o produto)

Demonstração direta (uma foto estática pode também oferecer uma “prova visual”, grande força da televisão)

Dramatização da necessidade/problema (exploração dramática de um problema ou necessidade, já que o problema pode ser mais divertido sob o ponto de vista dramático do que a solução)

Visual exagerado para destacar a necessidade/problema (exageros como metáforas visuais ou hipérboles aumentam o impacto sobre a necessidade ou problema)

Comparação (ideia aponta o benefício do produto versus a oferta inferior do concorrente)

Contar uma história (histórias exemplificam o papel do produto e seu uso no dia-a-dia, ou imaginam as consequência do seu uso)

Visual exagerado para destacar o benefício (categoria com maior quantidade de trabalhos selecionados. A força de um visual incrível, que traduz o benefício de forma surpreendente e perfeita)

Associação ou uso da imaginação em relação ao estilo de vida ou atitude que refletem o benefício (Como no caso do caubói de Marlboro, o benefício é percebido no contexto ou lugar em que a pessoa vive)

Ideia focada no uso de mídia (os festivais passaram a considerar Outdoor qualquer coisa out-of-home. Outdoors desse tipo unem uma ideia criativa com a mídia que pode ser usada)

Produto fornece a imagem (característica visual do produto fornece uma ideia gráfica personalizada)

Paródia ou formato emprestado (um filme, arte, componente do showbizz ou imagem icônica podem ser emprestados para levar a mensagem criativa adiante)

Participação (leitor tem que participar do anúncio para completar a mensagem)

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