Guerra de brinquedos: Mattel aposta nos blocos para enfrentar Lego
Dona das marcas Barbie e Hot Wheels planeja lançar seu primeiro modelo de blocos de construção em algumas semanas, nos Estados Unidos
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Meio & Mensagem
6 de março de 2025 - 18h07
(Crédito: Divulgação)
Com informações do Ad Age
A Mattel Inc., uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, está atrás uma parcela do mercado de brinquedos de blocos de construção, atualmente dominado pela Lego.
A empresa, com sede em El Segundo, Califórnia, é famosa por suas criações Barbie e Hot Wheels, e agora está introduzindo nos Estados Unidos o ‘Mattel Brick Shop’. De acordo com a companhia, a iniciativa ‘é designada para desafiar o status quo, quebrando as regras de construção com recursos inovadores, materiais e técnicas que inspiram os construtores a experimentarem algo novo.’
A marca, em termos corporativos, também está criticando a Lego por ser muito cara.
“Nosso compromisso é entregar modelos de construções que ultrapassem as expectativas do consumidor, com designs elevados e detalhes autênticos, com preços acessíveis. Pretendo lançar nossa primeira linha de produtos em alguns meses”, conta Roberto Stanichi, head global de veículos e conjuntos de construção da Mattel.
A Lego desfrutou de décadas de domínio no mercado de conjuntos de blocos de plástico – feitos de ABS moldado por injeção. Existem cópias genéricas no mercado que são compatíveis com o Lego, como o Billund, empresa dinamarquesa que construiu um negócio multibilionário de brinquedos de construção. Eles contam com seu próprio tipo de injeção para a modelagem desses brinquedos.
A companhia, que há um quarto século enfrentou um futuro financeiro incerto, conseguiu ressurgir em popularidade desde então, em parte devido a uma licença conseguida com Star Wars, que ajudou a ampliar o apelo do produto.
Hoje, a Lego produz conjuntos com o objetivo de alcançar uma grande variedade demográfica, incluindo tanto crianças como adultos. A companhia, que antes era vista como um brinquedo para meninos, expandiu seu alcance ao longo dos anos para criar produtos de apelo mais amplo.
O Lego não é apenas um brinquedo para crianças, mas também para adultos que querem relembrar um pouco de sua infância. Os conjuntos hoje podem custar centenas de dólares e apresentam designs intricados. Um deles, baseado na nave Millennium Falcon do Han Solo, inclui 7.541 peças e está custando US$ 849,99 no site oficial da marca.
A Mattel quer um pedaço desse mercado e planeja lançar seu primeiro conjunto em maio. Outros devem ser lançados na sequência.
A Mattel está claramente atrás da audiência adulta como parte da estratégia da companhia, já que o site da marca mostra uma imagem de um homem adulto brincando com as peças. “A meta do ‘Mattel Brick Shop’ é entregar valor-agregdo a cada produto, incluindo funções surpresas, mais oportunidades pós-construção (como customização e mais peças), e tudo isso a preço de mercado,”, conta a companhia.
Enquanto a Mattel está entrando no mercado de blocos pequenos, a empresa já tem a Mega Bloks, uma fabricante de blocos maiores e mais fáceis de montar, feitos de polietileno e direcionados para crianças pequenas. A Lego, enquanto isso, tem o Duplo, linha de peças para crianças pequenas. Os blocos têm o dobro do tamanho do Lego tradicional, mas ainda é feito de ABS.
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