HSBC abre revisão fechada por sua conta global
Banco é parceiro do WPP há oito anos, mas está ouvindo outras empresas, em processo no qual a mesa de compras terá importância
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Meio & Mensagem
24 de outubro de 2012 - 3h37
Oito anos atrás, ao fim de um longo e observado processo, um dos maiores bancos do mundo, HSBC, consolida publicidade, marketing direto e compra de mídia em uma única holding: WPP. Mas isso pode estar mudando.
“O HSBC iniciou uma concorrência de sua publicidade estratégica e parceiros de mídia. A conclusão é esperada até o fim do primeiro trimestre de 2013”, declarou o porta-voz do banco para o Ad Age. “Esta revisão fechada, na qual a participação se dá apenas por meio de convites, não é um ‘concurso de beleza criativo’ e o HSBC não está conduzindo nenhuma concorrência””.
A empresa recusou a comentar sobre quais agências estão sendo convidadas a participar, mas as credenciais de concorrentes em potencial serão analisadas anteriormente a fim de que as apresentações de trabalho não aconteçam durante o processo. O marketing do banco e os departamentos de procuração devem estar envolvidos. Além do mais, o HSBC convocou consultoria de uma gestão focada em compras e redução de custo na rede de fornecedores, chamada Efficio.
Embora faça oito anos desde a última concorrência, ir adiante, o banco irá se comprometer com este processo mais frequentemente. Segundo o porta-voz do HSBC em sua declaração: “A revisão será repetida a cada quatro anos”.
Essa abordagem pode ser parte de um compromisso que o CEO do banco, Stuart Gulliver, realizou a fim de atingir metas de redução de custo massivas, por meio de cortes de cargos e diminuindo gastos das operações de varejo. Ele espera reduzir custos de até US$ 3,5 bilhões até o final do próximo ano. Como o maior banco da Europa, também é provável que esteja sob pressão devido ao sofrimento da zona do Euro.
Como o HSBC colocou foco sobre mercados emergentes em vez de deixar marca em todos os mercados, a abordagem de publicidade da companhia também está mudando.
Em entrevista ao Marketing Interactive no começo do ano, o diretor de publicidade do banco, Andrea Newman, observou que o slogan “The World’s Local Bank” estava sendo derrubada do marketing globalmente. Nessa entrevista, Newman citou que o HSBC quer “conversar com os clientes e mercados com potencial de futuro”.
O HSBC fez uma lista com os 100 maiores divulgadores globais, segundo lançamento recente do Ad Age DataCenter’s. De acordo com a informação, gastos com a mídia global giram em torno de US$ 327 milhões. Entretanto, Outros gastos em mídia não medida pode acrescentar US$ 200 milhões à conta.
Diferentes agências da WPP poderiam ser afetadas pela revisão. Entre aqueles que estão dispostos a sofrer uma grande perda estão a parceira criativa JWT, de Londres, e parceiro de mídia Group M.
Consultado, o WPP transferiu as ligações para a JWT em Londres. “Estamos mais orgulhosos do que nunca do nosso relacionamento a JWT com o HSBC”, disse uma porta-voz da JWT Londres. “O primeiro objetivo deste processo é satisfazer um balanço e a exigência de administração, e estamos confiantes que continuaremos com esta parceria nos próximos anos”. A porta-voz do Group M não pôde ser contatada a tempo.
Rupal Parekh, do Advertising Age
Tradução: Isabella Lessa
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