HSBC segue com WPP, mas adiciona Publicis
Revisão de parceiras por conta global representa fim da hegemonia que WPP detinha desde 2004 no atendimento à instituição financeira inglesa
Revisão de parceiras por conta global representa fim da hegemonia que WPP detinha desde 2004 no atendimento à instituição financeira inglesa
Meio & Mensagem
11 de abril de 2013 - 5h02
O HSBC terminou a concorrência por sua conta global, estimada em L 400 milhões, iniciada em outubro passado. O resultado é uma ampliação na quantidade de parceiras. A JWT manterá grande parte da conta, mas a rede-irmã Grey (também pertencente ao WPP) e a Saatchi & Saatchi (pertencente ao Publicis Groupe) amealharam partes da conta.
Caso a decisão seja adotada no Brasil, o escritório local da JWT terá de dividir a conta que hoje atende sozinha com a Grey e a F/Nazca S&S, do concorrente Publicis.
Isso porque, em âmbito global, a JWT perdeu sua hegemonia. Terá de dividir com a Grey (também do WPP) a liderança no atendimento. Ela cuidará do institucional global do HSBC; da área de varejo na Ásia, no Oriente Média e na América do Norte; e da divisão de private banking em âmbito global. Acredita-se, ainda, que a campanha institucional pelo aniversário de 150 anos do banco ficará sob sua responsabilidade.
Já a Grey atenderá a área de varejo na América Latina e na Europa, além da divisão de commercial banking no mercado europeu. A Saatchi & Saatchi será responsável pelas áreas de atendimento à divisão de clientes premium (o HSBC Premier), gestão de fortunas e patrocínios. A novidade é uma conquista importante para o Publicis, que passa a ter participação num importante anunciante – desde 2004 atendido apenas pelo WPP.
Ao todo, participaram da concorrência cinco redes – além das já citadas, BBDO e McCann completam a lista. Esta se retirou da concorrência após alerta do escritório brasileiro sobre possível conflito, já que a WMcCann atende o Bradesco (a conta institucional chegou à agência no final de janeiro, e a primeira campanha estreou no domingo 10).
Movimentação atípica
O aumento no número de agências parceiras adotado pelo HSBC vai no sentido contrário ao movimento de anunciantes de todo o mundo, que buscam reduzir o pool de prestadores de serviços. A movimentação soa ainda mais curiosa quando sabe-se do envolvimento de uma consultoria no processo focada justamente na redução de custos, a Efficio. A concorrência pelas agências de mídia (o que não inclui o mercado brasileiro) está sendo conduzida separadamente. Acredita-se que a atual detentora, Group M, siga na disputa por manter a verba.
"Esta foi uma revisão exaustiva e completa, envolvendo nossas quatro áreas de negócios nas cinco regiões”, disse Chris Clark, head global de marketing do banco, em comunicado ao Advertising Age. “Estamos confiantes que as práticas dos nossos parceiros estratégicos se adaptarão ao nosso modelo operacional, dando apoio à nossa intenção de tornar o HSBC num líder global.”
A JWT e outras agências do WPP venceram a concorrência realizada em 2004. À época, foi uma das primeiras revisões globais de conta de publicidade. O HSBC é um dos 100 maiores anunciantes globais em valor investido. De acordo com o Data Center do Ad Age, o investimento mensurável global gira em torno de US$ 327 milhões, mas estima-se que a parte não mensurável adicione mais US$ 200 milhões ao tamanho dessa conta.
Com Advertising Age e Campaign.
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