Comunicação

Jeitinho japonês com visão global

Disciplina nipônica, ginga brasileira e inovação. Esta é a receita na qual aposta Akira Kagami, o consultor global de criação da Dentsu

i 28 de setembro de 2011 - 11h07

Conhecido como “o homem forte da Dentsu”, o consultor executivo global de criação da maior agência japonesa é formado na Universidade de Waseda e tem uma trajetória de mais de 40 anos na empresa. Já conquistou prêmios nos principais festivais do mundo como Cannes, Clio e One Show. Neste ano, recebeu o Lifetime Achievement Award no New York Festival pela contribuição de sua carreira ao mercado global da publicidade. Em Cannes, apresenta todo o ano o seminário Asian Diversity. Em seu tempo livre, dedica-se à atividade de escritor e tradutor de livros de ficção cientifica.
 

wraps
Disciplina nipônica, ginga brasileira e inovação. Esta é a receita na qual aposta Akira Kagami, o consultor global de criação da Dentsu, para alçar a maior grife da publicidade japonesa a um papel de protagonista no Brasil. O profissional será um dos principais palestrantes internacionais do MaxiMídia, evento que o Grupo Meio & Mensagem realiza entre os dias 4 e 6 de outubro, no WTC, em São Paulo. Kagami estará à frente do painel “O futuro agora. Como tudo começou e onde vai dar”, confirmado para a tarde de 5 de outubro. Mais do que o desafio de consolidar a atuação internacional da Dentsu sem abdicar da cultura corporativa japonesa, Kagami acredita que é a capacidade de promover a inovação o principal elemento de diferenciação que sua rede persegue no Brasil e nos outros 26 países onde atua – ao todo, são 144 escritórios que empregam 18 mil pessoas em 49 cidades. Para ele, o fato de ser uma empresa asiática não dificulta a expansão global por uma razão simples: não existem diferenças significativas nos processos criativos dos mundos ocidental e oriental. Kagami defende que o segredo de uma presença forte em cada mercado é ter os melhores profissionais locais, promovendo a sinergia entre o que há de melhor entre as culturas.