Lara promete mudança das normas-padrão e diversidade no Cenp

Buscar

Lara promete mudança das normas-padrão e diversidade no Cenp

Buscar
Publicidade

Comunicação

Lara promete mudança das normas-padrão e diversidade no Cenp

Novo presidente diz que “tem muito velho e senhor de cabelo branco” na entidade de autorregulação, que deverá perder o seu “papel fiscalizador”


14 de dezembro de 2021 - 10h09

Luiz Lara: “Vamos discutir em um diálogo aberto as mudanças nos estatutos do Cenp” (Crédito: Arthur Nobre)

Chairman do Grupo TBWA no Brasil, Luiz Lara é o primeiro presidente com atuação pro bono do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). No mês passado, a entidade extinguiu o cargo de presidente-executivo, até então ocupado por Caio Barsotti.

Lara tomou posso oficialmente nesta segunda-feira, dia 13, em São Paulo, prometendo mudanças nas normas-padrão que regem a relação comercial entre anunciantes, agências e veículos. “A propaganda é a indústria de ponta da economia criativa. Só que, agora, nós precisamos de cada um de vocês, porque a roda da economia para girar precisa navegar em um mundo mais complexo, onde não existe solução num ambiente fechado e controlado. Temos que aceitar os novos modelos de negócios. Temos que aceitar os agentes híbridos. Vamos discutir em um diálogo aberto as mudanças nos estatutos do Cenp e a mudanças das normas”, prometeu, adiantando que a entidade deve perder o caráter fiscalizados que teve na origem, há 23 anos, para adotar “um papel emulador das melhores práticas”. Para ele, o Cenp deve ser o “fórum do novo mercado”, o que significa “ser um ambiente neutro, ético, de busca do diálogo aberto e transparente, visando harmonização de um mercado livre, concorrencial, meritocrático e competitivo”.

Outro aspecto abordado em seu discurso de posse foi o da necessidade de rejuvenescimento e abertura da entidade para a diversidade. “Nós precisamos atualizar o Cenp, criar uma governança ágil e de portas abertas, mais abrangente e inclusiva. Na minha opinião, tem muito velho e senhor de cabelo branco no Cenp. A diversidade do mercado não está representada hoje no Cenp”, reconheceu.

A posse de Lara encerra o ano mais difícil do Cenp desde sua fundação em 1998. O movimento inicial da atual crise se deu em janeiro, quando a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) se retirou da entidade. Após o baque, o Cenp abriu mais espaços em suas instâncias decisórias para executivos de marketing e intensificou as discussões sobre sua governança, que culminaram na extinção do cargo de presidente-executivo e na saída da entidade do ocupante do posto, Caio Barsotti.

A associação dos anunciantes, por sua vez, formou quatro grupos de trabalho, na tentativa de propor novas diretrizes para o funcionamento do mercado, em contraposição às regras do Cenp. No mês passado, a ABA apresentou o Guia de Melhores Práticas ao Setor Publicitário, revisitando, agora de forma mais explicita, temas como o das agências de mídia e o do BV. Norteado pela defesa da livre negociação, o documento reivindica o direito de contratação de agências especialistas em compra de mídia, trata o BV como parte da remuneração do anunciante para a agência e recomenda que esse pagamento seja auditado. Além disso, diz que os contratos não devem se basear em tabelas fixas de descontos e defende a dispensa de certificações para as agências. Todos esses pontos contrariam as normas-padrão do Cenp.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores