Marcas apostam suas fichas na Black Friday
Ações com celebridades e forte presença digital entre os destaques
Ações com celebridades e forte presença digital entre os destaques
24 de novembro de 2016 - 15h32
A Black Friday se consolidou como uma data importante para o varejo brasileiro, tanto para o e-commerce quanto para lojas físicas. O lançamento de campanhas específicas para o período é um dos termômetros da relevância do evento, que busca se distanciar da pecha de “black fraude”.
O Walmart escalou o cantor Leonardo para anunciar as promoções durante toda a semana do evento. A campanha é assinada pela DM9DDB e inclui filmes para TV, anúncios em rádios e jornais e ações em mídias sociais. Assista aqui a um dos vídeos de Leonardo na página no Facebook da marca.
O humorista Sérgio Mallandro estará no live do Ponto Frio no Facebook, anunciando ofertas ao vivo para lojas físicas e e-commerce na sexta. A Casas Bahia, também pertencente ao grupo Via Varejo, montou uma ação no seu chatbot do Facebook com o mascote Baianinho. Ao iniciar um diálogo pela ferramenta, o personagem convidará o internauta a conhecer as promoções da Black Friday em primeira mão. Ambas as marcas também disponibilizarão ferramentas para usuários personalizarem suas fotos de perfil em redes sociais, além de veicularem filmes com as promoções na TV aberta. Confira mais detalhes das ações na matéria do Meio & Mensagem.
Criada pela REF+T, a campanha do Mercado Livre tem foco na geração millenial. A ação está sendo exibida em TVs aberta e fechada, out of home, rádio e mídias digital e impressa. A empresa também fechou parceria com operadoras de telefonia móvel para permitir a navegação gratuita dos consumidores em seu aplicativo no período da promoção, como explicado em matéria do Meio & Mensagem. Confira o filme:
A Samsung lançou o Galaxy Match como parte de sua campanha para a Black Friday. Segundo comunicado, o objetivo é ajudar o consumidor a encontrar o seu “par ideal” entre os smartphones da marca, a partir de um questionário online. O algoritmo desenvolvido recomenda o aparelho de acordo com as necessidades de cada consumidor. A criação é da agência digital Purple Cow, e se baseia no conceito dos aplicativos de relacionamento. Participam da ação os influencers Gabriel Dantas, do canal MrPoladoful, Chay Suede, Julia Faria e o casal Leon e Nilce, do Coisa de Nerd.
A JotaCOM criou campanha unindo mídia online, mobile, TV e redes sociais para o Buscapé. Para o aquecimento da Black Friday, foram convidados os influenciadores Caio Novaes, do canal de culinária no YouTube, Ana Maria Brogui, o paracanoísta Fernando Fernandes e o Casal de Nerd, dupla de youtubers especialistas em games. A partir desta quinta, será feito um streaming com duração de mais de 24 horas. A transmissão será apresentada pelo ator e humorista Oscar Filho, que também participa de outros comerciais da Black Friday do Buscapé, como noticiado pelo Meio & Mensagem. Assista a um dos filmes com ele:
https://www.youtube.com/watch?v=YDtfayzgXuc
A fabricante de smartphones Alcatel lançou campanha estrelada pela cantora Karol Conka, que pode ser vista a seguir. Criada pela agência WE, a ação “Black Friday 4 You. Alcatel Chegou pra desbankar” brinca com o “K” da artista em palavras-chave para a comunicação do evento, como “deskonto” e “teknologia”, e está sendo veiculada na TV aberta, rádio e mídias digitais. Como parte da campanha, a marca também instalou quiosques em 10 shopping centers no Brasil para apresentar seus produtos.
Visando alertar o consumidor para a “black fraude” e estimular a pesquisa para evitar ciladas, o site Reclame Aqui lançou quatro filmes para a Black Friday. Assista a um dos vídeos da campanha criada pela Grey Brasil:
A campanha do comparador de preços e produtos Zoom segue a mesma linha das peças do Reclame Aqui. Pelo segundo ano consecutivo, a agência Quintal assina a estratégia e a campanha da empresa para a Black Friday. Com veiculação nacional, a ação conta com animações para TV aberta, fechada e web, além de conteúdos para as redes sociais. Assista ao filme para TV:
De quinta-feira a sábado, a Decolar.com transmitirá ofertas ao vivo por meio de lives no Facebook, apresentados pelo casal-propaganda da marca, Sergio e Laura. A campanha criada pela REF+T também inclui um display exclusivo no portal Uol, que mostrará um streaming com as promoções.
A agência REF+T também é responsável pela primeira campanha da Dafiti para a Black Friday, que aproveita o mote “Smart” usado pela empresa desde o início deste ano. A ação destaca o “Smart November”, que traz promoções de Black Friday durante o mês inteiro, intensificadas na virada de 24 para 25 de novembro. Além de TV aberta e paga, a estratégia também contempla rádio e out of home. Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=qCjeaNLHZnQ&feature=youtu.be
No dia 25 de novembro, o site Hotel Urbano ocupará o inventário completo de espaços publicitários dos jornais O Globo e Extra, na web e mobile. Segundo comunicado, é a primeira vez que a Infoglobo, empresa que publica ambos os jornais, oferece esse pacote a um único cliente na Black Friday.
A marca de bebida em cápsulas Drinkfinity aproveita a Black Friday para lançar um novo produto. O copo Pod Popper, com tampa de silicone, também acomoda a cápsula Pod e está sendo vendido com desconto durante o evento, assim como outros produtos da empresa.
Na contramão da Black Friday, a marca de calçados ecológicos Insecta Shoes propôs uma comemoração diferente para a data. Batizada pela marca de Green Friday, a ideia é que o dia sirva de reflexão sobre os problemas que permeiam a indústria do consumo e seus impactos ambientais. Além de não promover nenhum desconto em seus produtos, a Insecta está realizando ações informativas sobre consumo consciente em seu site, newsletter e redes sociais.
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