Assinar

Morre Rino Ferrari, fundador da Rino Com

Buscar

Morre Rino Ferrari, fundador da Rino Com

Buscar
Publicidade
Comunicação

Morre Rino Ferrari, fundador da Rino Com

Empresário tinha 87 anos e inaugurou em 1962 a agência que leva o seu nome e é uma das mais longevas do Brasil, em atividade há 55 anos


2 de junho de 2017 - 10h50

Morreu nesta quinta-feira, 1º de junho, em Rio Claro, no interior de São Paulo, o publicitário Rino Ferrari, de 87 anos. O velório acontecerá na capital paulista, a partir das 14hs, no Cemitério Freguesia do Ó, avenida Itaberaba, 250. E o sepultamento será no mesmo local, às 16h30. Ele deixa a esposa Christiana e os filhos Clélia, Rino, Ricardo e Flamínio.

Nascido em São Paulo, em 8 de fevereiro de 1930, Rino Ferrari se formou em Direito e, em 1962, fundou a agência de publicidade Rino Com, uma das mais longevas do Brasil, em atividade há 55 anos. Ele esteve à frente dos negócios por 35 anos, até 1997, quando passou a presidência ao sucessor Rino Ferrari Filho, que continua no comando da agência ao lado dos sócios Esdras Maciel e Fernando Piccinini. Além de empresário no mercado de publicidade, Rino Ferrari também atuou nos setores de agronegócio e imóveis, no interior de São Paulo, aos quais se dedicou após deixar a agência de publicidade.

A Rino nasceu em um momento em que o negócio da propaganda estava ganhando corpo no Brasil. Antes, Rino Ferrari havia passado por um único emprego dentro de uma agência, a Publicidade Sem Rival, onde entrou como office-boy, em 1943, e saiu como gerente geral, em 1961. Foi, então, que decidiu trabalhar por conta própria. Para começar a Rino, ele pediu uma sala emprestada, mas logo incomodou o dono do espaço com o entra e sai de gente. Um ano depois, mudou-se para sua primeira sede na Praça da República. Seguiu anos depois para o bairro Paraíso e há 18 anos ocupa um imóvel imponente na Avenida Nove de Julho. A Rino Com encerrou 2016 como a 31ª maior agência brasileira em compra de mídia, segundo o ranking Agências & Anunciantes.

Rino Ferrari também teve atuação em diversas entidades. Foi vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo, por dois mandatos; fundador do CEDAMPA – Centro de Desenvolvimento e Apoio às Agências Médias e Pequenas do Estado de São Paulo; e vice-presidente e Conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil.

(*) A nota foi atualizada, às 16h49.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Content Club assume marketing de influência de Bridgestone e Firestone

    Content Club assume marketing de influência de Bridgestone e Firestone

    Agência do Grupo Weserá responsável pelo planejamento, curadoria e gestão de campanhas das marcas com creators no mercado brasileiro

  • Grupo Papaki incorpora a produtora audiovisual Soma

    Grupo Papaki incorpora a produtora audiovisual Soma

    Empresa dos sócios Ivy Abujamra, Markinhos Fagundes e Karin Nantes chega ao grupo para intensificar a oferta de conteúdo publicitário