Morre Rino Ferrari, fundador da Rino Com
Empresário tinha 87 anos e inaugurou em 1962 a agência que leva o seu nome e é uma das mais longevas do Brasil, em atividade há 55 anos
Empresário tinha 87 anos e inaugurou em 1962 a agência que leva o seu nome e é uma das mais longevas do Brasil, em atividade há 55 anos
Alexandre Zaghi Lemos
2 de junho de 2017 - 10h50
Morreu nesta quinta-feira, 1º de junho, em Rio Claro, no interior de São Paulo, o publicitário Rino Ferrari, de 87 anos. O velório acontecerá na capital paulista, a partir das 14hs, no Cemitério Freguesia do Ó, avenida Itaberaba, 250. E o sepultamento será no mesmo local, às 16h30. Ele deixa a esposa Christiana e os filhos Clélia, Rino, Ricardo e Flamínio.
Nascido em São Paulo, em 8 de fevereiro de 1930, Rino Ferrari se formou em Direito e, em 1962, fundou a agência de publicidade Rino Com, uma das mais longevas do Brasil, em atividade há 55 anos. Ele esteve à frente dos negócios por 35 anos, até 1997, quando passou a presidência ao sucessor Rino Ferrari Filho, que continua no comando da agência ao lado dos sócios Esdras Maciel e Fernando Piccinini. Além de empresário no mercado de publicidade, Rino Ferrari também atuou nos setores de agronegócio e imóveis, no interior de São Paulo, aos quais se dedicou após deixar a agência de publicidade.
A Rino nasceu em um momento em que o negócio da propaganda estava ganhando corpo no Brasil. Antes, Rino Ferrari havia passado por um único emprego dentro de uma agência, a Publicidade Sem Rival, onde entrou como office-boy, em 1943, e saiu como gerente geral, em 1961. Foi, então, que decidiu trabalhar por conta própria. Para começar a Rino, ele pediu uma sala emprestada, mas logo incomodou o dono do espaço com o entra e sai de gente. Um ano depois, mudou-se para sua primeira sede na Praça da República. Seguiu anos depois para o bairro Paraíso e há 18 anos ocupa um imóvel imponente na Avenida Nove de Julho. A Rino Com encerrou 2016 como a 31ª maior agência brasileira em compra de mídia, segundo o ranking Agências & Anunciantes.
Rino Ferrari também teve atuação em diversas entidades. Foi vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo, por dois mandatos; fundador do CEDAMPA – Centro de Desenvolvimento e Apoio às Agências Médias e Pequenas do Estado de São Paulo; e vice-presidente e Conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil.
(*) A nota foi atualizada, às 16h49.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: encontros de gerações
Enquanto a Philips Walita ressalta a cozinha como um espaço que une gerações, a Nutren Senior traz Ary Fontoura para quebrar esteriótipos sobre o envelhecimento
Timelens ingressa na creator economy com Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima como sócios
Casal de atores e apresentadores, junto de Mel Mesquita, chegam à empresa como sócios para ajudar no desenvolvimento do novo pilar