O Mad Men que não deu certo
Programa sobre publicidade do Reino Unido perde espaço na grade e mostra que nem sempre o tema é atrativo
A ideia: um programa nas noites de sexta-feira no Reino Unido que desafiava seus participantes em relação as seus conhecimentos sobre… campanhas e slogans publicitários antigos.
Com este mote, o Channel 4 lançou o The Mad Bad Ad Show, que teve sua edição de estreia em 17 de fevereiro, e que pretendia gerar uma comoção grande sobre o tema publicidade, seguindo o sucesso da série Mad Men, que há anos leva o dia-a-dia de uma agência dos anos 1960 para o horário nobre dos Estados Unidos. Claro que com uma boa pitada de humor inglês aditivado pela atuação de típicos comediantes de standup comedy.
O formato, no entanto, não teve até o momento o sucesso esperado. A atração chamou as atenções de 900 mil pessoas em média, o que dá 4,7% de share na audiência. Muito abaixo do esperado. Tanto que o Channel 4 já retirou o programa das noites de sexta-feira e provavelmente, segundo a Campaign, o realocará mais tarde, em um horário bem menos nobre. Apenas três programas foram exibidos e outros três já gravados estão esperando sua chance de ir ao ar.
Como se não bastasse, o programa atraiu diversas críticas negativas na imprensa, como as do colunista Jeremy Lee, também da revista Campaign: “O mercado publicitário deveria permanecer em sua zona de conforto: os intervalos comerciais”, esbravejou. Ele sugere que a atração apresenta o mercado de uma maneira “constrangedora”.
Para Liam Tucker, da TV Pixie, trata-se de um “típico programa britânico que tem como elemento diferencial clipes hilários dos anos 80 que todos nós já vimos”. Ben Lammas, da Shropshire Star, afirma que “é apenas mais um programa desses que você estaria disposto a assistir em uma sexta-feira se não houvesse mais nada para fazer”.
O redator Miles Harper afirmou que “o programa não fez nada para melhorar o padrão de programas inspirados na publicidade”. Segundo ele, “é um vexame que, em um momento no qual o mercado abraça a necessidade de os produtos se engajarem com o público, este programa tenha falhado na missão”.
Algumas opiniões na internet também refletem certo descontentamento. “Retirem Mad e Ad do título e acho que vocês chegarão lá”, afirmou no Twitter o perfil basyguy. As palavras citadas se referem à publicidade: Mad significa “louco”, mas é uma referência à Madison Avenue e, porque não dizer, à série Mad Men.
A atração está centrada em dois humoristas (Mark Watson e Micky Flanagan) que, com auxílio de comediantes e líderes do mercado publicitário, comandam seus times rumo à vitória no programa. Eles devem responder perguntas sobre publicidade antiga e, no momento mais dinâmico, criar anúncios que serão analisados pela plateia. Um usuário do site TV Guide até elogiou a diversão das cenas de criação. Mas pelo que se lê da maioria das opiniões, especializadas ou não, a tentativa de aliar humor e publicidade para o grande público, neste caso, parece não estar dando resultado.