ODP estabelece metas para aumentar inclusão na publicidade
Agências associadas firmaram compromisso de aumentar a diversidade em seus quadros nos próximos cinco anos
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Caio Fulgêncio
27 de abril de 2023 - 17h08
Acelerar a representatividade da demografia brasileira, proporcionalmente, nas agências de publicidade e propaganda do País em cinco anos. Esse é o compromisso formal estabelecido pelo Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), desdobramento do censo das agências brasileiras, divulgado no início deste mês. O lançamento das metas setoriais ocorreu nesta quinta-feira, 27, em São Paulo, com as lideranças das agências associadas, entidades setoriais da propaganda e sociedade civil.
Em evento nesta quinta, 27, ODP lançou as metas setoriais para aumentar a diversidade e inclusão nas agências (Crédito: Shutterstock)
O diagnóstico, realizado em parceria com a consultoria Gestão Kairós, apontou que, quanto mais alto é o cargo, menor é o nível de diversidade na publicidade. Homens representam 85% dos cargos de CEO. Além disso, nas presidências, 92% se autodeclaravam brancos e 8% negros. No quesito sexualidade, apenas 8% dos CEOs se declararam homossexuais. Além disso, o estudo também mostrou que não existia nenhuma representatividade de pessoas com deficiência nesse cargo.
Como desdobramentos, as agências que firmaram o compromisso devem cooperar para parametrizar os dados para que obedeçam à um padrão. O censo não trouxe informações detalhadas sobre pessoas trans, por exemplo, por falta de informações nas bases de dados das empresas pesquisadas.
Durante os cinco anos, as 36 metas – ou KPIs – sugeridas estão divididas entre contratação de talentos diversos; e retenção e desenvolvimento. As de contratação querem aumentar a diversidade de gênero, racial, geracional, de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAP+ – essa última, com meta exclusiva para pessoas transgênero.
Já as metas de retenção de profissionais incluem a realização de programa afirmativo de desenvolvimento de carreira e reduzir a média de turnover das agências no quadro funcional e liderança. Além dessas, as empresas se comprometeram a assegurar que no mapeamento de talentos considerados para desenvolvimento e/ou promoção 50% sejam profissionais com marcadores identitário de diversidade.
“Há uma série de desafios que transcendem o papel da iniciativa privada, mas, como influenciadores da sociedade civil, como setor que protagoniza, comunica e contrata, temos o dever legal, civil e moral de assegurar que as pessoas tenham o direito de serem representadas e também de representar e liderar”, dizem o ODP e a Kairós.
Dois grupos de agências integram o ODP. As fundadoras são Accenture Song, CP+B Brasil, Dentsu, Droga5, IPG Mediabrands, Gana, Grey, Leo Burnett, Mooc, Mutato, P3k, Publicis, Soko e Suno. Já as apoiadoras são AKQA, Almap BBDO, Artplan, B&Partners, BETC HAVAS, DM9, Lew’Lara\TBWA, Dale, Fbiz, FCB Brasil, Ogilvy, The Juju, VMLY&R, WMcCann.
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