Assinar

Censo aponta falta de diversidade entre líderes de agências

Buscar

Censo aponta falta de diversidade entre líderes de agências

Buscar
Publicidade
Comunicação

Censo aponta falta de diversidade entre líderes de agências

Observatório da Diversidade na Publicidade e Gestão Kairós assinam Censo Demográfico das Agências Brasileiras, que escancara a falta de inclusão no mercado


10 de abril de 2023 - 6h03

Quanto mais alto o cargo, menor o nível de diversidade na publicidade. É o que mostra o Publicidade Inclusiva: Censo de Diversidade das Agências Brasileiras 2023. O estudo é assinado pelo Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), entidade setorial fruto da união de agências para construção de metas para acelerar a inclusão de grupos sub-representados no setor, em parceria com a Gestão Kairós.

Os dados demonstram a composição das empresas do setor desde o quadro geral de funcionários, com ênfase em lideranças, incluindo gerências e presidências. Para isso, o diagnóstico contou com um público total de 28 agências, entre as fundadoras e apoiadores que compõem o observatório. Assim, a amostragem de participação chegou a cerca de 6.266 funcionários.

Ao pesquisar os postos de decisão, o censo demonstrou um cenário com acentuada disparidade de gênero. Conforme o estudo, homens representam 85% dos cargos de CEO e as mulheres são apenas15%. Ao todo, participaram da pesquisa 13 profissionais.

Os postos de trabalho de gerência e acima, por outro lado, possuem um equilíbrio maior, com 50,2% de homens e 49,8% de mulheres. Já na macrovisão demográfica, que inclui todos os funcionários nas mais diferentes funções, mulheres são maioria no setor publicitário, correspondendo a 57% do número.

Homens e mulheres na publicidade

Gráficos mostram percentual de homens e mulheres nas agências (Fonte: ODP e Gestão Kairós)

Cor da diversidade

No recorte de raça, os autodeclarados brancos ocupam 92% dos cargos de CEO e os negros correspondem somente a 8% das presidências. Entre pesquisadas, nenhuma agência tinha uma mulher negra no comando mais alto.

Além disso, segundo o diagnóstico, brancos também são maioria na gerência e acima, chegando a 88%. Nesse ambiente de hierarquia, os negros são 10,3% – ou seja, oito vezes menor do que de brancos. As mulheres negras possuem somente 4,6% de representatividade nesses cargos.

Na visão geral, por sua vez, o censo mostrou que brancos representam 68% do quadro e negros 30% – dentro desse grupo, as mulheres negras têm 21% de percentual. Além disso, amarelos e indígenas correspondem a aproximadamente 1%.

Brancos e negros na publicidade

Percentuais de brancos e negros na publicidade, segundo o Censo de Diversidade (Fonte: ODP e Gestão Kairós)

Entre os CEOs, o estudo apontou que não existia nenhuma representatividade de pessoas com deficiência (PCDs). A ausência de pessoas com deficiência também é grande na gerência das agências, com apenas 0,7% das autodeclarações.

A macrovisão demográfica mostrou que o cenário é preocupante e desafiador, tendo em vista que as agências contabilizam 1,6% de colaboradores PCDs. No entanto, o dado conflita com a legislação brasileira, que determina, na Lei Nº 8.213/91, que empresas com 100 ou mais empregados é obrigada a preencher, proporcionalmente, de 2% a 5% dos cargos com pessoas que deficiência.

Mulheres negras e pessoas com deficiência na publicidade

Gráficos mostram percentuais de mulheres negras e de PCDs nas agências (Fonte: ODP e Gestão Kairós)

Mais diversidade

O censo também comprovou a baixa participação da comunidade LGBTQIAP+ no comando das agências de propaganda – com 8% os CEOs se declarando homossexuais. Porém, o levantamento não trouxe camadas de interseccionalidade.

Por falta de dados específicos nas bases das empresas, as informações sobre lésbicas, gays, bissexuais e pessoas transgênero foram calculados sem separação metodológica. Logo, o censo não conseguiu apontar “os desafios da diversidade sexual no setor publicitário, principalmente quanto às pessoas transgênero (travestis e transexuais)”.

Entre as posições de gerência e acima, os profissionais LGBTQIAP+ correspondem a 16,2%. Já no quadro geral de funcionários, o percentual chega 24%.

LGBTs e 50 anos ou mais na publicidade

Percentual de profissionais LGBTQIAP+ e da faixa etária de 50 anos ou mais (Fonte: ODP e Gestão Kairós)

Por fim, do que diz respeito à diversidade geracional, um ponto também levantado pelo censo, 23% dos CEOs têm 50 anos ou mais. Na gerência, as pessoas dessa faixa etária ocupam 6% dos cargos, o que, de acordo com a análise, representa uma inversão ao que, normalmente, ocorre em outras áreas, em que essas posições são ocupadas por pessoas mais experientes. Além disso, na macrovisão geral, o percentual cai para 5%, percentual que se relaciona diretamente com a sinalização da liderança sobre o etarismo presente no setor, conforme o texto.

Análise qualitativa

Resultado do processo de entrevistas em profundidade, o diagnóstico apontou que existe transparência da liderança em falar sobre os números das suas respectivas agências, sendo um “bom diagnóstico de que diversidade e inclusão são temas essenciais para o discurso e prática de executivos e executivas do setor”.

Ao contrário disso, o levantamento mostrou que há também uma recorrência de críticas sobre o perfil da publicidade como um todo. O setor ainda tende a reter informações e melhores práticas, principalmente aquelas relacionadas à diversidade e inclusão. De acordo com o texto, esses fatores um entrave no fortalecimento e engajamento das agências.

“Um dos principais resultados deste trabalho é a autopercepção das principais lideranças de agências como sendo – em suas próprias palavras – ‘historicamente regionalista, etarista e que tem uma dívida com a inclusão racial’, pois exportam serviços de comunicação do eixo Sudeste/Sul para todo o País sem, de fato, representar a diversidade do País em suas estruturas”, afirma o censo.

O observatório

O Observatório da Diversidade na Publicidade (ODP) é formado por dois grupos de agências. As fundadoras são Accenture Song, CP+B Brasil, Dentsu, Droga5, IPG Mediabrands, Gana, Grey, Leo Burnett, Mooc, Mutato, P3k, Publicis, Soko e Suno. Já as apoiadoras são AKQA, Almap BBDO, Artplan, B&Partners, BETC HAVAS, DM9, DPZ, Dale, Fbiz, FCB Brasil, Ogilvy, The Juju, VMLY&R, WMcCann.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multoshow apostam em música para se conectar com o público

  • Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro

    Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro

    Demissões foram notificadas meses antes do anúncio da fusão da holding com o Omnicom