Propaganda: o novo tiro de JoJo Todynho
Em alta com o hit “Que tiro foi esse”, a estreia da cantora na publicidade, em parceria com Havaianas, repete a combinação música + social media + representatividade
Em alta com o hit “Que tiro foi esse”, a estreia da cantora na publicidade, em parceria com Havaianas, repete a combinação música + social media + representatividade
Luiz Gustavo Pacete
7 de fevereiro de 2018 - 7h17
“Sou popular e procuro falar para a massa de forma verdadeira e espontânea”. A frase é de Jojo Todynho, cantora carioca que estreou nesta semana em um vídeo de carnaval para a Havaianas, seu primeiro trabalho para uma grande marca. Jojo falou com exclusividade ao estudo feito pela Airfluencers para o Meio & Mensagem e ressalta que, para ela, as redes sociais são importantes para o contato direto com as pessoas, mas há contrapartidas. “Você deve lembrar que é uma estrada de mão e contramão, quem fala o que quer, pode ouvir o que não quer”, afirma.
“Eu já fui camelô nas ruas do Rio de Janeiro e sei vender muito bem, tenho lábia!”. Em 21 de janeiro, Jojo apareceu no Fantástico em uma matéria que mostrava sua rotina e, no ano passado, ela participou do penúltimo capítulo da novela “A Força do Querer”. Apesar de nova na publicidade, Jojo está em alta no YouTube, seu hit “Que tiro foi esse” alcançou 106 milhões de views. O clipe da Anitta “Vai Malandra”, por exemplo, que em dezembro de 2017 esteve entre os top 50 global do Spotify, hoje registra mais de 186 milhões de views.O levantamento da Airfluencers identificou que Jojo tem uma base de 3,6 milhões de seguidores somando Instagram e Facebook.
“A mídia tradicional tinha o círculo de produção de conteúdo e tendências, que lançavam para a população por meio de grandes veículos, consumiam e disseminavam entre seus grupos. Agora, esse fluxo é o contrário. Existem movimentos na sociedade que são divulgados nas redes sociais que viram hits e tendências e geram conteúdo para a grande mídia, que são pautadas por essas personalidades que surgem a cada momento”, comenta Augusto Cruz Neto, CMO da Airfluencers. “As Havainas está mais interessada em entrar no funil de propagação da mensagem e chegar na ponta igual a um tiro de canhão, como se viesse de uma mídia tradicional, mas segmentado para o mundo digital. As marcas tentam ser catapultadas para cima, na mesma velocidade como a Jojo Todynho se criou e se alavanca a cada dia”, ressalta Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.
O levantamento da Airfluencers aponta que, desde o dia 21 de janeiro, a base de seguidores de Jojo cresceu 17,5% (2,1 milhões). O post com maior grau de engajamento atualmente é “Trabalhada no ouro…”, publicado no dia 01 de fevereiro, com o seu vestido para o Baile da Vogue, que teve mais de 361 mil curtidas e 6 mil comentários.
Timing e oportunidade
Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO, agência responsável pela criação do vídeo com Jojo Todynho, afirma que marca e agência acompanham a artista há algum tempo até que estourou “Que tiro foi esse?”. “Foi tudo muito rápido, levantamos a ação em praticamente uma semana. Produzimos, filmamos, editamos e subimos o vídeo em menos de oito horas”, diz Luciana. Ela explica que o perfil da cantora contribuiu para a dinâmica no conteúdo digital. “A Jojo é carismática, debochada e alegre e fala a língua das redes sociais.”
A velocidade de marca e agência, segundo Chico Barney, sócio e diretor de conteúdo da Tarol, é algo a ser observado. “Hoje, parece até natural, mas não faz muito tempo que o timing das grandes marcas e, principalmente as grandes agências, não era tão alinhado com a velocidade da internet. E esse timing é fundamental para a relevância. É tudo muito efêmero. As divisas entre quem é meme e quem é artista estão cada vez mais borradas”, diz Barney. Para ele, os rostos da publicidade vão mudar com cada vez mais frequência. “Grandes figurões sempre vão existir, a Jojo tava do lado da Fernanda Paes Leme, que é garota propaganda há décadas. Mas o tempo para cooptar quem tá ‘na crista da onda’, é cada vez menor”, ressalta.
Os ensinamentos de Anitta sobre branding
Mapeamento Aifluencers da Jojo Todynho:
Instagram
Base: 2,1 milhões de seguidores
Temas do influenciador: Música e Entretenimento
Marcas Citadas: Universal Music Brasil, Spotify, Les Cinq Gym, BodyTech
Top Post: “Toda trabalhada no ouro…”.
Ela chegando ao Baile da Vogue, no dia 02-02-18. Gerou 361.583 mil curtidas, 6.025 comentários.
Facebook
Base: 1,5 milhões de fãs
Temas do influenciador: Música e Entretenimento
Marcas Citadas: Universal Music Brasil, Spotify, Deezer, Dafiti
Top Post: Vídeo “Guento não”.
Ela faz um desabafo sobre uma crítica que a fizeram dizendo que Jojo precisava de marido, no dia 20-11-17. Gerou 7,5 Milhões de visualizações, 78 mil curtidas, 94.779 compartilhamentos e 15 mil comentários.
*Avaliado no dia 06-02-18 com referência nos últimos 90 dias
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