R.E.F. pega carona no varejo digital
Agência completa dez anos prevendo faturar R$ 90 milhões graças a trabalho voltado a empresas de e-commerce
Agência completa dez anos prevendo faturar R$ 90 milhões graças a trabalho voltado a empresas de e-commerce
Meio & Mensagem
27 de novembro de 2012 - 8h23
O endereço é o mesmo de duas das maiores agências do País, a DM9DDB e a Loducca. Pouco mais adiante, na avenida Brigadeiro Luis Antonio, no Jardim Paulista, em São Paulo, uma casa mais discreta que os prédios ocupados pelas empresas do Grupo ABC abriga a R.E.F., sigla que resume as iniciais dos primeiros nomes dos quatro sócios: Ricardo Calfat, Renato Pereira, Eduardo de Souza Barros e Fernando Calfat. Aos dez anos, a agência se consolida como uma especialista no atendimento a varejistas online. “Quando inauguramos, o modelo 360° era a grande inovação. Conseguimos continuar entregando isso, mas com muito mais foco em publicidade de varejo”, afirma Ricardo Calfat. “Somos uma empresa de negócios, buscamos resultados mais que premiações”, define.
O principal cliente da casa é a Decolar.com, responsável por 38% do faturamento. Este percentual já foi mais alto. Entre 2009 e junho de 2011, a Decolar foi, disparado, o cliente-âncora da R.E.F., representando 70% do faturamento. No ano passado, porém, o anunciante abriu concorrência e migrou para a Taterka. A intenção era ter um atendimento regional dentro de uma estrutura que permitisse agilidade às demandas da empresa, numa parceria semelhante à que a Taterka mantém com Natura e McDonald’s, clientes atendidos em toda a América Latina.
A saída do principal cliente deixou a R.E.F. numa situação delicada. Entretanto, em vez de enxugar a estrutura e demitir, os sócios decidiram investir na prospecção de novas contas. Em um ano, conquistaram 13 clientes e conseguiram compensar grande parte das perdas causadas pela saída da Decolar. Entraram para a carteira, entre outros, a rede de drogarias Onofre e seu braço de e-commerce de eletrodomésticos Onofre Eletro; o restaurante P.J. Clarke’s; os grupos de tecnologia TBA e Globalweb Corp.; e a importadora CN Auto, responsável por trazer ao Brasil as marcas Towner e Topic.
Num movimento tão improvável quanto bem-vindo, os sócios da R.E.F. foram surpreendidos, ao final de 2011, com a decisão da Decolar.com em voltar à agência, revendo a decisão tomada seis meses antes. Com isso, o faturamento em 2012 deve chegar a R$ 90 milhões.
O principal impulsionador de compra de mídia deste ano foi a campanha criada para a Decolar.com envolvendo um time extenso de celebridades, lançada em setembro com o slogan “Eu compro no Decolar”. Participam da campanha, ainda em cartaz, Bruno De Luca, Daniela Mercury, Deborah Secco, Giovanna Antonelli, Gustavo Kuerten, Kayky Brito, Marcelo Serrado, Nathalia Dill, Preta Gil e Ricardo Tozzi. “Transformamos o mercado de turismo. Pegamos uma conta que era quase nada representativa e conseguimos transformá-la em varejo. Todo mundo passou a seguir o que Decolar faz”, avalia Ricardo Calfat. Segundo ele, a rede Onofre ganhará papel mais estratégico dentro da agência em 2013, quando colocará em prática seu plano de expansão de lojas físicas.
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