Vincent Bolloré deixa de ser chairman do Havas
Maior acionista do grupo francês sai de cena e aponta seu filho para o cargo
Vincent Bolloré deixa de ser chairman do Havas
BuscarVincent Bolloré deixa de ser chairman do Havas
BuscarMaior acionista do grupo francês sai de cena e aponta seu filho para o cargo
Felipe Turlao
30 de agosto de 2013 - 3h33
O bilionário Vincent Bolloré não é mais o chairman do grupo Havas, sexto maior da publicidade mundial (ou quinto, se a fusão Omnicom e Publicis for aprovada). Maior acionista da holding, com 37% das ações, ele abriu mão do cargo em prol de seu filho Yannick Bolloré, de 33 anos. O nome precisa ser aprovado pelo board da empresa. A estrutura de poder continua com David Jones no cargo de CEO.
Bolloré, um industrial francês, é CEO do grupo de investimento que leva o seu sobrenome e detém uma fortuna de US$ 4 bilhões. Seus negócios envolvem desde publicidade até a fabricação de papel.
Os investimentos de Bolloré no Havas iniciaram-se em 2004 e, no ano seguinte, ele tornou-se CEO, substituindo a Alain de Pouzilhac. O bilionário também é dono da estação de TV Direct 8.
Ainda em 2005, começou a investir na holding de comunicação britânica Aegis, especializada em compra e planejamento de mídia. É dono de 29% das ações do grupo e só não pode ampliar o percentual por já ser o maior acionista no Havas, que é concorrente. Por inúmeras vezes, a presença de Bolloré alimentou boatos de que os dois grupos unificariam suas operações.
O Havas informa a saída de Bolloré no mesmo dia em que anuncia seu balanço financeiro do primeiro semestre de 2013, com receitas de US$ 1,1 bilhão, uma alta de 1%. Em relação ao lucro líquido, ele subiu 3% para US$ 58 milhões. A América Latina foi um destaque, com crescimento de 12,3% no semestre, bem como os Estados Unidos.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima