Comunicação

VW: sorrisos antipolítica no break dos EUA

Filme deixa produtos de lado e exibe pessoas rindo, num esforço para aliviar o clima pesado do horário comercial ocupado por troca de farpas entre políticos

i 19 de setembro de 2012 - 10h43

Enquanto o atual presidente Barack Obama e o candidato republicano Mitt Romney aumentam vigorosamente seus gastos com comerciais na TV antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 5 de novembro, a Volkswagen lança um vídeo institucional que tem como objetivo oferecer ao telespectador norte-americano uma alternativa à desagradável troca de ofensas dos candidatos.

O anunciante lançou um manifesto que pretende servir de leve e alegre pausa ao ciclo eleitoral. Criado pela Deutsch, de Los Angeles, o comercial chama atenção por não mostrar nenhum carro ou exaltar qualquer diferencial de seus veículos – num movimento contrário ao que a esmagadora maioria da indústria automotiva faz.

A VW usa os 30 segundos de “Smiles” (assista abaixo) para exibir uma série de sorrisos e gargalhadas de pessoas comuns, de bebês a idosos, de diferentes nacionalidades e origens étnicas. Ao final, aparece a mensagem “Não são as milhas, mas como você as vive. Este é o poder da engenharia alemã”, num trocadilho entre miles (milhas, em inglês) e smiles (sorrisos). 

wraps

A ideia da montadora é veicular o comercial Volkswagen nos intervalos dos debates entre os presidenciáveis e a programas que tratam o tema com leveza, como a “cobertura da incerteza” do humorístico Comedy Central.

Segundo KevinMayer, VP de marketing da Volks nos Estados Unidos, as pessoas que aparecem no filme encarnam, com as risadas, o espírito positivo da empresa. “O filme é uma representação criativa da diversão pura e da positividade que definiram a marca e nossos veículos por décadas. Tivemos um ano tremendo em 2012 e a campanha é uma celebração da experiência única do consumidor, que acreditamos que continuará aproximando-os da marca”, afirmou o executivo.

O comercial também está sendo usado para introduzir consumidores numa nova plataforma, chamada “Why VW”, na qual a marca convida fãs e donos de carros seus para contar suas histórias com a montadora. A intenção é delegar ao público a tarefa de diferenciar a Volks de suas concorrentes.