Comunicação

Aos 130 anos, Museu do Ipiranga reforça multiplicidade

Fundação lança minissérie e podcast com conteúdos que incentivam reflexão sobre memória e cultura

i 29 de agosto de 2025 - 10h56

Trecho da minissérie do Museu do Ipiranga, com Preta Rara

Trecho da minissérie do Museu do Ipiranga, com Preta Rara (Crédito: Divulgação)

Completando 130 anos de sua abertura no próximo dia 7 de setembro, o Museu do Ipiranga celebra a data com a campanha “Histórias para Pensar o Presente”, que busca consolidar a instituição como um ator relevante nos debates contemporâneos.

“O museu quer gerar impacto ao colocar em debate questões do presente a partir de um olhar para o passado”, afirma Tato Carbonaro, diretor de comunicação e relações institucionais da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).

Segundo Carbonaro, a instituição também se reposiciona “de ‘museu de história do Brasil’ para ‘museu de histórias do Brasil’”. Um exemplo é a exposição Mundo do Trabalho, a primeira a dedicar espaço ao tema, com foco na perspectiva do trabalho manual.

O Edifício-Monumento foi reaberto ao público em 2022. A reforma, viabilizada pela maior captação já realizada pela iniciativa privada via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991), dobrou a área construída e triplicou a área expositiva.

Atualmente, o local dispõe de 49 salas expositivas, que abrigam 11 mostras de longa duração e uma sala dedicada a exposições temporárias.

A próxima, prevista para 25 de novembro, é Debret em questão – olhares contemporâneos, com curadoria de Gabriela Longman e Jacques Leenhardt.

Entre memórias e novos olhares

Para a campanha de celebração, foram planejadas diversas ações de comunicação.

Uma delas é a minissérie “Museu do Ipiranga 130 anos: Histórias para pensar o presente”, que tem como ponto de partida a memória afetiva que o público já tem com o espaço.

A produção de quatro episódios, dirigida por Marcelo Machado, reúne depoimentos de convidados como Preta Rara e Marcelo Tas, além de visitantes e membros da equipe do museu. Os episódios exploram essa conexão afetiva e incentivam a construção de novas memórias com o museu renovado.

Outro pilar da campanha é o podcast “Pensar o presente: histórias de um museu em transformação”. Com cinco episódios, o programa, produzido pelo Estúdio Novelo, revisita debates históricos e aponta os que ainda precisam ser enfrentados.

“São vários temas que vamos atualizando para tentar conduzir o ouvinte a refletir sobre um certo imaginário preconceituoso do que é o museu. Entre eles, estão a desconstrução da imagem dos bandeirantes como heróis nacionais e a ausência de mulheres e populações indígenas no acervo”, compartilha Tato.

Para este momento, o estúdio Rima Gráfica desenvolveu uma identidade visual marcada por cores vibrantes e elementos abstratos inspirados na arquitetura do Edifício-Monumento.

A proposta traduz proporções, estruturas e ritmos arquitetônicos. O projeto foi liderado pela designer Rita Faria, em colaboração com os designers Luiza Quentel e Pedro Brucz.

Patrocinadores

O Museu do Ipiranga é vinculado à Universidade de São Paulo (USP), que cuida das questões de zeladoria, manutenção, ensino e pesquisa, reforçando a função educativa e cultural da instituição.

Com sua ampliação e a complexidade de sua nova operação, foi criada a FAAMP, responsável por contribuir com a gestão, ampliar o impacto social da instituição e fortalecer seu desenvolvimento institucional.

A fundação atua na viabilização de parcerias, captação de recursos e promoção de projetos que garantam inovação, acessibilidade e maior alcance junto à sociedade. Hoje. são R$19 milhões em recursos incentivados por meio da Lei Rouanet. 

Segundo o diretor, o processo de escolha de patrocinadores é estratégico. A fundação não molda projetos para atender as marcas, mas busca parceiros alinhados à função social pública do museu e que compartilhem seus valores e propósito.

Atualmente, a Shell e a Vale são as principais mantenedoras, enquanto Itaú e Santander atuam como patrocinadores master.

Também há o apoio de B3, Comgás, Caterpillar, Goodyear, Rede Itaú e Zurich Santander Seguros e Previdência Brasil.

Em média, o espaço recebe 700 mil visitantes por ano. Desde a reabertura, a expectativa é que alcance 2 milhões de visitantes até o final do ano.