WPP faz acordo de cloud computing com IBM

Buscar

WPP faz acordo de cloud computing com IBM

Buscar
Publicidade

Comunicação

WPP faz acordo de cloud computing com IBM

Por US$ 1,25 bi, movimento de computação baseada em internet une dados da holding e pode facilitar lançamento de serviços e produtos


4 de dezembro de 2014 - 12h28

 O WPP investe US$ 1,25 bilhão em um contrato de sete anos com a IBM para utilizar o serviço de cloud computing da parceira. A empresa segue o passo de outras multinacionais que acertaram acordos similares nas últimas semanas, como ABN Amro e Lufthansa.

Pelos termos acertados, a IBM oferecerá sua plataforma de tecnologia e serviços “na nuvem” para que o WPP possa alocar e integrar os dados de suas centenas de agências e, possivelmente, aumentar produtividade e agilizar a entrega de produtos e serviços – muitos dos quais poderão ser oferecidos a partir da própria nuvem. A parceria ocorrerá em um modelo chamado cloud híbrida – pelo qual parte dos dados, provavelmente mais estratégicos, seguirá nos data centers das agências e outra parte migrará para a nuvem.

O WPP diz que tem como principais objetivos expandir o uso de big data e analytics dentro da rede, facilitar o processo criativo, agilizar o lançamento de produtos e serviços de comunicação, horizontalizar os processos e aumentar a colaboração entre as marcas do WPP.

A cloud computing costumava ser adotada por empresas menores ou startups, que não viam problema no modelo cloud pública, em que todos os dados ficam na nuvem e os serviços são executados a partir dali. Empresas de porte maior e complexas, como é o caso do WPP, já possuem sistemas integrados de dados, além de segurança e governança próprias. Por isso, o modelo híbrido, que mantém alguns dados escondidos em casa, e coloca outros na nuvem, tem sido o mais procurado pelas grandes. Alguns dos benefícios típicos da cloud computing são maior proteção a vírus e ataque de hackers, e redução de custos com armazenamento de dados, que antes ficavam em servidores internos, pen drives ou nos computadores locais, além de maior controle sobre dados e a própria gestão da empresa.

O WPP iniciou em 2012 um grande projeto de consolidação de sua estrutura de TI – que inclui diversas aquisições nos setores de gerenciamento de dados, analytics e tecnologia. Suas metas são aumentar a efetividade operacional (com cortes de custos desnecessários) e ter maior profundidade de análise de dados. Em 2014, o WPP criou o cargo de CIO, ocupado por Robin Dargue.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores