Assinar

WPP faz acordo de cloud computing com IBM

Buscar

WPP faz acordo de cloud computing com IBM

Buscar
Publicidade
Comunicação

WPP faz acordo de cloud computing com IBM

Por US$ 1,25 bi, movimento de computação baseada em internet une dados da holding e pode facilitar lançamento de serviços e produtos


4 de dezembro de 2014 - 12h28

 O WPP investe US$ 1,25 bilhão em um contrato de sete anos com a IBM para utilizar o serviço de cloud computing da parceira. A empresa segue o passo de outras multinacionais que acertaram acordos similares nas últimas semanas, como ABN Amro e Lufthansa.

Pelos termos acertados, a IBM oferecerá sua plataforma de tecnologia e serviços “na nuvem” para que o WPP possa alocar e integrar os dados de suas centenas de agências e, possivelmente, aumentar produtividade e agilizar a entrega de produtos e serviços – muitos dos quais poderão ser oferecidos a partir da própria nuvem. A parceria ocorrerá em um modelo chamado cloud híbrida – pelo qual parte dos dados, provavelmente mais estratégicos, seguirá nos data centers das agências e outra parte migrará para a nuvem.

O WPP diz que tem como principais objetivos expandir o uso de big data e analytics dentro da rede, facilitar o processo criativo, agilizar o lançamento de produtos e serviços de comunicação, horizontalizar os processos e aumentar a colaboração entre as marcas do WPP.

A cloud computing costumava ser adotada por empresas menores ou startups, que não viam problema no modelo cloud pública, em que todos os dados ficam na nuvem e os serviços são executados a partir dali. Empresas de porte maior e complexas, como é o caso do WPP, já possuem sistemas integrados de dados, além de segurança e governança próprias. Por isso, o modelo híbrido, que mantém alguns dados escondidos em casa, e coloca outros na nuvem, tem sido o mais procurado pelas grandes. Alguns dos benefícios típicos da cloud computing são maior proteção a vírus e ataque de hackers, e redução de custos com armazenamento de dados, que antes ficavam em servidores internos, pen drives ou nos computadores locais, além de maior controle sobre dados e a própria gestão da empresa.

O WPP iniciou em 2012 um grande projeto de consolidação de sua estrutura de TI – que inclui diversas aquisições nos setores de gerenciamento de dados, analytics e tecnologia. Suas metas são aumentar a efetividade operacional (com cortes de custos desnecessários) e ter maior profundidade de análise de dados. Em 2014, o WPP criou o cargo de CIO, ocupado por Robin Dargue.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público