Prêmio: Ouro Categoria: Branded ContentCase: Heineken TVAnunciante: HeinekenAgência: PublicisAgências envolvidas: take, I prospect, TV1
Em 2018, tivemos a melhor campanha de UEFA Champions League da Heineken Brasil. Com isso, nosso desafio para 2019 já largava de uma expectativa alta e, ainda para somar, um grande obstáculo foi posto no nosso caminho. Nossa principal plataforma de comunicação e geração de vendas estava, pela primeira vez, fora do maior canal de comunicação do país. A mídia e os fãs só tratavam de uma coisa: a dificuldade que seria encontrar lugares para assistir aos jogos e a tristeza em perdê-los.
Enfrentávamos ainda desafios na própria categoria: a concorrência com descontos agressivos e a Budweiser, o principal concorrente, crescendo em percepção de marca.
Era preciso, mais do que nunca, pensar em algo grandioso que mantivesse a relevância do torneio, trazendo os fãs de UCL para o digital e atraindo os não fãs com um conteúdo que despertasse desejo pela marca. Nossa única chance era criar mais do que uma ideia impactante, um serviço inédito que conectasse as pessoas e gerasse resultados positivos tanto em comunicação como em negócio.
Alinhados com o conceito global Unmissable moments e com o contexto dos jogos fora da TV aberta, criamos a Heineken TV, a emissora não oficial da cerveja oficial da UCL, para que ninguém perdesse nenhum lance do campeonato. O serviço era formado por um ecossistema crossmedia que englobava múltiplos pontos de contato e garantia a visibilidade e cobertura necessárias para uma campanha desta importância.
Extrapolamos a mídia convencional, tornando a experiência do campeonato inovadora com diversas frentes de conteúdo para gerar conversa e engajamento. A missão era dominar o assunto, e assim fizemos. No digital, criamos conteúdos exclusivos para nossas redes, como 30 versões de criativos para listening e responding. Firmamos ainda uma parceria com o Esporte Interativo – após os jogos, criávamos e transmitíamos programas sobre a liga, com informações relacionadas às partidas. Criamos também o Mauro Bot, que se juntava ao nosso time de âncoras – Mauro Beting e Zé Roberto – e que gerou mais de 3,2 MM de conversas.
Nas ruas, pela primeira vez na história, uma marca transmitiu um evento esportivo ao vivo em OOH, criando uma nova forma de consumir conteúdo. Para uma campanha tão inovadora, era preciso fecharmos à altura. Criamos um evento único com o maior telão que já transmitiu um jogo da UCL.
Nosso sucesso foi comprovado: geramos a maior campanha da história da UCL da Heineken no Brasil – 4,7 bilhões de impactos, 128 MM de pessoas impactadas e uma cobertura de 95% do target – valorizando a marca e crescendo 10 pp em associação de patrocínio.
Agência: PublicisAgências envolvidas: take, I prospect, TV1Anunciante: Heineken Responsável pela peça (Agência): Gustavo Leite, Head de Planejamento
Responsável pela aprovação (Anunciante): Vanessa Brandão, Marketing Director
Creative Director: Paulo Aguiar, Publicis
Planning Director: Juliana Elia, Publicis
Account Executive: Joanna Alencar, Publicis
Account Manager: Renata Principe, Publicis
Creative Director Associated: Arturo Marenda, Publicis
Media Manager: Gabriela Chilliani, Publicis
Account Supervisor: Marcella Spada, Publicis
Content Manager: Lucas Pestana, Publicis
Marketing Manager: Remco Schouten, Heineken
Marketing Director: Vanessa Brandão, Publicis
Compartilhe
Veja também
-
GAFFFF reforça conexão das marcas entre o campo e a cidade
XP e Corteva Agriscience apresentam o festival organizado pela DATAGRO, que terá patrocínio de grandes empresas
-
Tempo de espera vira tempo de impacto
Com alto fluxo diário e perfil jovem, conectado e com poder de compra expressivo, a audiência da RZK Digital transforma os terminais urbanos em hubs estratégicos para marcas que buscam impacto real
-
-
-