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Wendy Clark assume como CEO global da Dentsu Aegis Network

Executiva deixa posto de chefe global da DDB Worldwide para supervisionar agências do grupo japonês

i 6 de abril de 2020 - 11h11

Por Judann Pollack, Lindsay Rittenhouse and E.J. Schultz, do Ad Age

Wendy Clark deixa posto de CEO da DDB Worldwide para assumir como CEO global do grupo Dentsu (Crédito: Divulgação/DDB)

A DDB Worldwide anunciou nesta segunda-feira, 6, que Wendy Clark está deixando a função de CEO global da rede para assumir a mesma posição na Dentsu Aegis Network (DAN).

No comunicado, o chairman Chuck Brymer informa que assume como CEO interino para garantir que a equipe e os clientes tenham o devido apoio até que a companhia nomeie um substituto para Wendy.

Na DAN, ela irá responder diretamente a Tim Andree, chairman executivo desde 2013 – nos últimos 15 meses, ele acumulou o cargo de CEO, ao mesmo tempo em que comandou a busca por uma pessoa para a função.

Em entrevista ao Ad Age, Wendy disse que as conversas com a DAN começaram no ano passado e chegaram a um acordo em fevereiro.

“As pessoas são incrivelmente inteligentes, gentis, trabalhadoras, apaixonadas. Você olha para as 170 aquisições que fizeram nos últimos cinco anos, eles tem sido muito decididos”.

Em 2016, a DAN adquiriu participação majoritária na Merkle por US$ 1,5 bilhão. Em 2020, comprou as empresas 4Cite Marketing, de dados, e Media Storm, uma das maiores agências independentes de planejamento de dados.
Moradora de Atlanta, Wendy se dividirá entre os escritórios da DAN em Nova York e Londres e, às vezes, irá para o Japão.

No papel de CEO global, ela cuidará de todas as operações da companhia fora do Japão, incluindo as marcas Merkle, Carat, Isobar e McGarryBowen. Para a profissional, a holding é bem-sucedida na integração entre tecnologia e criatividade.

“Sei que os próximos meses serão duros para todos nós. Os desafios que nós e nossos clientes estão enfrentando estão além de qualquer coisa que pudéssemos ter imaginado meses atrás. Felizmente temos um incrível time de lideranças. Cada um de nós está dedicado a garantir uma transição mais tranquila possível”, disse Brymer.

Wendy tornou-se presidente e chefe executiva da DDB América do Norte em 2016. Antes, ela foi presidente de marketing da Coca-Cola na região e responsável pelas sparkling brands do anunciante globalmente.

Na DDB, expandiu a relação com clientes como Johnson & Johnson e State Farm, além de ter conquistado contas como Molson Coors, Time Warner Cable, Merck e McDonald’s.

A executiva foi responsável pela We Are Unlimited, agência customizada criada para a rede de fast food após um processo de concorrência realizado em 2016 (Wendy liderou o pitch na época e, em 2018, foi promovida a CEO da DDB Worldwide).

Mas o relacionamento não ganhou tração e, em setembro de 2019, o McDonald’s escolheu a W+K Nova York como sua agência criativa nos EUA.

Em 2017, Wendy foi eleita Executiva do Ano pelo Ad Age. Naquele ano, comandou o pitch de 32 contas, como Volkswagen, AT&T e Kellogg’s. No ano seguinte, ela deixou o comitê de liderança do Time’s Up Advertising, organização independente dedicada a combater o assédio sexual e a desigualdade de gênero na publicidade, depois de ter contratado Ted Royer como freelancer. Ele deixou o cargo de CCO da Droga5 após acusações de assédio, que até hoje não foram esclarecidas.

Após a perda do McDonald’s em setembro, a State Farm, cliente da DDB há sete anos, foi para outra agência do Omnicom. A DDB ainda manteve alguns trabalhos, mas a perda da conta criativa foi significativa. E, em janeiro, a rede perdeu a Capital One, cliente há 16 anos. Sobre essas perdas, Wendy disse: “Sou uma pessoa só”.

*Crédito da imagem no topo: iStock