Com Baco Exu do Blues, Coala expande projetos de música

Buscar

Com Baco Exu do Blues, Coala expande projetos de música

Buscar
Publicidade

Comunicação

Com Baco Exu do Blues, Coala expande projetos de música

Rapper protagoniza projeto gestado junto à AKQA, que inaugura novas frentes de negócios do festival


27 de novembro de 2018 - 6h51

“Seu rótulo não toca na minha poesia, eu sou o Kanye West da Bahia”, brada o rapper baiano Diogo Moncorvo, mais conhecido como Baco Exu do Blues, em uma das faixas do  álbum Bluesman, lançado na sexta-feira, 23. O disco, uma ode à cultura negra, traz uma série de reflexões sobre o racismo e já nasce com um filme homônimo, concebido pelo próprio Baco e produzido em parceria com a AKQA, a produtora Stink e a plataforma de música Coala.

Citando nomes como o BB King, Jay Z e Jean Michel Basquiat, Baco quer experimentar uma nova estética em que combina música, arte conceitual e conteúdo digital. “Consegui fazer o filme do jeito que queria e sem envolver gravadoras. Já tinha um mini roteiro na cabeça quando algumas músicas estavam prontas. Tenho muita vontade de roteirizar filmes e criar conceito para os projetos”, disse Baco em entrevista.

Foto: Divulgação

O filme também marca o reposicionamento do Coala, que além de festival passa a atuar de forma mais ampla em projetos de música. O objetivo, segundo Gabriel Andrade, curador e um dos sócios da plataforma, é que o Coala se torne um catalisador para os projetos de artistas brasileiros midstream como Baco — ou seja, artistas que não sejam totalmente independentes, mas que ainda não alcançaram o público mainstream.

“Este é o primeiro ano em que temos recursos e capacidade para ampliar os projetos, o que reflete a maturidade que o Coala alcançou”, diz Gabriel. O festival teve sua quinta edição neste ano com um dia adicional e viu dobrar seu volume de público, receitas e patrocínios.

Além do festival, o Coala passa a atuar em duas novas frentes. A primeira delas é o Coala Lab, voltada para a experimentação e criação de projetos em diferentes formatos, sejam eventos, ativações ou conteúdos digitais. Os projetos serão viabilizados juntos a parceiros. O segundo investimento será no Coala Records, núcleo que auxiliará artistas na criação de planos de divulgação e estratégia de conteúdo.

A estratégia de divulgação para o disco de Baco Exu do Blues, por exemplo, foi toda articulada nas redes sociais. “Queremos fazer poucos projetos e entregá-los de ponta a ponta. Muitos artistas ainda não têm tanto acesso a canais tradicionais, como TV e rádio, mas podem ter muito alcance no digital. A ideia é que sejamos parceiros de negócios para artistas, mas em um modelo mais justo e diferente do das gravadoras”, diz Gabriel.

Marcas parceiras

Trecho do filme Bluesman, produzido para o lançamento do disco de Baco Exu do Blues. Foto: Divulgação

Fazer a ponte entre artistas de porte médio e marcas também está no escopo do Coala para o próximo ano. Gabriel Andrade afirma que há uma grande lacuna na relação das marcas com artistas independentes. Ainda, para ele, marcas muitas vezes não consideram particularidades musicais regionais e acabam perdendo oportunidades de dialogar com o público de forma assertiva.

“No Brasil, diferentemente de mercados como os Estados Unidos, ainda há poucas empresas intermediando a relação das marcas com artistas midstream. Temos muitos artistas com qualidade absurda e que poderiam gerar histórias muito legais para as marcas”, explica Gabriel.

Baco Exu do Blues também acredita que há espaço para associar o hip hop às marcas, desde que haja coerência no discurso. “Acredito que será interessante fazer projetos com marcas em algum momento, mas com muito cuidado para manter a liberdade criativa”, acrescenta.

Confira o filme Bluesman abaixo:

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa