Como as marcas competiram pelo trono

Buscar
Publicidade

Comunicação

Como as marcas competiram pelo trono

Oreo, Budweiser e Shutterstock são algumas das empresas que fizeram campanhas em alusão à última temporada de Game of Thrones


20 de maio de 2019 - 7h42

Série recordista do Emmy, a mais cara e mais rentável da HBO, Game of Thrones teve seu último capítulo exibido nesse domingo, 19. A produção, considerada uma das responsáveis por elevar a qualidade em conteúdo fantástico para a TV, foi uma das poucas séries a gerar recordes de audiência na estreia de novos episódios em tempos de ascensão do vídeo sob demanda. A temporada final teve, por exemplo, mais de 17 milhões de espectadores por episódio, em média, tanto na TV como no HBO Go, segundo dados da Nielsen.

Algumas marcas aproveitaram o marco para entrar no plot da saga de oito anos.

A Stella Artois lançou a websérie #StellarFriends, em que reúne celebridades e influenciadores para comentar programas que vêm fazendo sucesso. O primeiro episódio contou com a participação do ator Sean Bean (que interpreta Ned Stark em GoT), que visitou o Brasil a convite da marca. Ele conta curiosidades sobre a série e suas previsões para o final. Estão com ele a atriz Giovanna Ewbank e outros influenciadores. Os episódios serão lançados periodicamente no canal da marca no YouTube.

Com o argumento de que ninguém precisa se matar para ter o trono, a Shutterstock lançou a campanha “Squabble of Thrones”, criada pela Ogilvy, em que são colocadas diversas imagens de cadeiras no vídeo para mostrar que há cadeiras suficientes no mundo e não há necessidade de matança por uma só.

Parte de uma campanha que promove o respeito, a Vila Sésamo levou Elmo para Westeros para tentar resolver um dos conflitos da série: a briga entre Tyrion e Cersei Lannister. No filme, “Respect Is Coming”, Elmo propõe que se os dois trabalhassem juntos, eles seriam mais fortes e os irmãos são convencidos pelo personagem e fazem um brinde a amizade.

Marca da Mondelez, a Oreo criou uma edição limitada de suas bolachas com imagens das famílias que competem pelo trono na embalagem. Os fãs que mostrassem sua lealdade às casas usando as hashtags #GameofCookies e #ForTheThrone nas redes sociais, ou visitando o site da Oreo, concorriam a “recompensas”. Além disso, a marca, a agência 360i e a produtora Elastic recriaram a abertura da série com Oreo.

A bebida Montain Dew, da PepsiCo, criou uma edição limitada da lata em que, em temperatura ambiente, o objeto não tem rótulo e nem imagens, mas, ao gelar, nomes dos personagens da série aparecem (com os nomes de personagens que já morreram na trama riscados). A edição foi distribuída a mil pessoas com as respostas mais criativas sobre o que sacrificariam pela lata.

No Super Bowl, a Budweiser lançou um filme em que coloca a marca dentro do plot da história. Nele, a corte de Bud aproveita um dia de torneio em que o cavaleiro Bud Light vai enfrentar oponentes numa luta a cavalo quando é interrompido e morto por Montanha antes de um dos dragões avançar pela cidade.

(Crédito: Reprodução/Rappi)

No domingo, a Rappi entrou na conversa sobre a série e trocou o ícone dos estabelecimentos pelo trono de ferro. O delivery também criou uma promoção para os usuários que pagassem por Pay Pal: os que inserissem o cupom PAYPALGOT10, receberiam um desconto de R$ 10 em uma compra de no mínimo R$ 15.

A plataforma de relacionamentos OkCupid aproveitou a última temporada da série para criar um selo especial para os fãs de Game of Thrones. De acordo com a empresa, há dois milhões de menções à série nos perfis de usuários. Com o selo, a OkCupid prevê um aumento de 20% em curtidas e 15% nas conversas.

O Bodog, empresa de entretenimento e jogos online, criou um hotsite com jogos para fãs de Game of Thrones, quizzes, apostas e promoções. A marca também realizou uma exibição do último episódio para ganhadores da promoção sobre a série e com a presença de influenciadores digitais.

 

(Crédito: Reprodução/Johnnie Walker)

A Johnnie Walker lançou uma bebida especial para a última temporada da série. Chamada White Walker, em referência aos personagens da série, a bebida conta com ingredientes da Cardhu e Clynelish — destilarias ao norte da Escócia. A garrafa faz referência ao clima gelado da série e veste o personagem icônico do cavaleiro no rótulo do produto com uma armadura que remete ao exército do Rei da Noite. 

 

 

 

**Crédito da imagem no topo: Mauricio Santos/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Atletas estrelam campanha da Globo para Olímpiada

    Atletas estrelam campanha da Globo para Olímpiada

    Comercial da emissora de mídia para Jogos Olímpicos reúne atletas por meio de técnicas de produção virtual

  • Artplan conquista a conta de Bob’s

    Artplan conquista a conta de Bob’s

    Rede de fast-food entrega conta full service para a agência do Grupo Dreamers, com a qual já realiza projetos desde 1985