Holdings de publicidade cortaram mais de 22 mil vagas em 2020

Buscar

Holdings de publicidade cortaram mais de 22 mil vagas em 2020

Buscar
Publicidade

Comunicação

Holdings de publicidade cortaram mais de 22 mil vagas em 2020

Devido a pandemia, WPP, Publicis, Omnicom, Interpublic e Dentsu registraram redução de 5,8% no quadro de funcionários


31 de março de 2021 - 18h09

Por Bradley Johnson, do Ad Age

O grupo das cinco maiores holdings de agências publicitárias do mundo, formado por  WPP, Publicis, Omnicom, Interpublic e Dentsu, demitiu mais de 22 mil funcionários no ano passado. Segundo análise do Ad Age Datacenter, o número representa 5,8% da força de trabalho do conglomerado. 

 

Demissões foram acarretadas pela pandemia (Crédito: Antonio Guillem/istock)

Os cortes ocorreram em um momento em que a receita orgânica das agências caiu, uma vez que, devido à pandemia, as empresas cortaram custos com serviços de publicidade e marketing. O crescimento orgânico global, que considera aquisições, desinvestimentos e efeitos causados pela oscilação das taxas de câmbio, foi de uma média de -8,3% para as cinco integrantes do grupo. 

A média de cortes oscila entre a redução de 8,4% no número de colaboradores da Omnicom e a de 2,8% da Dentsu. Ao todo, as companhias contavam com 358.663 funcionários em todo o mundo no final do ano passado.

No entanto, cortes durante as crises não surpreendem: a mão de obra representa o maior custo para as agências. Na Publicis, os custos com pessoal tomaram 64,3% da receita líquida mundial em 2020. Já na Interpublic, essa porcentagem foi de 66,3%, com salários e demais despesas. Enquanto isso, 67,2% da receita – subtraindo repasses – da WPP foi destinada aos funcionários.

Altos e baixos

O ano de pandemia foi difícil para o setor. O crescimento orgânico da Interpublic foi negativo: de -4,8% e, ainda assim, o melhor entre as cinco empresas. A companhia teve que reduzir em 7,6% o quadro de colaboradores, uma porcentagem de queda maior do que o declínio da receita líquida orgânica. Quando a redução de pessoal é atrelada à falta de investimento, a queda orgânica dos funcionários é de 6,3%.

Apesar disso, a empresa saiu vitoriosa em outro aspecto. A receita líquida mundial por funcionário foi de US$154.300, a maior entre as cinco companhias. O cálculo foi feito pela Ad Age Datacenter com base na média de funcionários da Interpublic em 2020. Isso alavancou o seu desempenho, com ações atingindo o nível mais alto desde 2002.

Para as demais empresas do conglomerado, o crescimento orgânico foi menor do que o corte de funcionários. A Denstu encarou queda de -11,1%, ainda que o número de colaboradores tenha diminuído apenas 2,8% em relação ao ano anterior. A empresa está passando por uma reorganização ampla. Em agosto, anunciou um programa abrangente de revisão e transformação acelerada, a fim de simplificar negócios, reduzir custos operacionais, melhorar balanço patrimonial e agregar mais valor aos acionistas.

Como parte da reorganização, a Dentsu International – que gerencia operações fora do Japão – planeja a consolidação para seis “marcas líderes globais” (Carat, iProspect, Dentsu X, Dentsumcgarrybowen, Isobar e Merkle), de mais de 160 marcas dentro de dois anos. A divisão espera, ainda, que o total de funcionários diminua cerca de 12,5% até o final de 2021, quando comparada à porcentagem registrada no quarto trimestre do ano passado. 

Ao Ad Age, a Dentsu afirmou: “A nossa estrutura será mais transparente aos clientes, permitindo que o atendimento melhore, ao eliminar a duplicação de serviços oferecidos. Isso também permitirá que possamos reduzir custos à medida que nossas operações sejam simplificadas com sistemas e processos mais comuns. A transformação também incluirá linhas de serviço, funções e times centrais da empresa”.

2020 versus 2009

A reestruturação acompanha anos de aquisições e investimentos realizados à medida que a Denstu conquistava mercado fora do Japão com a construção de uma rede ampla de novas agências. Em 2016, a empresa firmou 45 novos acordos, – um recorde -, incluindo a participação majoritária na Merkle, com o restante da participação sendo comprada no ano passado. Impulsionada por tais aquisições, o time global da Dentsu vem triplicando em tamanho desde 2009, ano em que o setor se aproximava do auge da crise. 

O número de colaboradores da Publicis em 2020 (cerca de 80 mil) é bem mais alto do que o nível registrado em 2009, (45.402), o que reflete em grande parte uma série de aquisições feitas pela empresa, incluindo a Sapient e a Epsilon. Em 2014, em parceria com a Omnicom, a companhia abortou uma “fusão de iguais” que daria origem à maior holding de agências do mundo.

Enquanto isso, a Omnicom fechou o ano passado com 64.100 pessoas em cargos, número próximo ao de 2009 (63 mil). Durante o período, realizou algumas compras, como o australiano Clemenger Group e o Grupo ABD, do Brasil. Houve também a transferência de empreendimentos, como ocorreu com a Sellbytel e a MarketStar. Em relação ao corte de funcionários, a Omnicom registrou um índice de 8,4% em 2020, porcentagem que se aproximou do nível de 10% registrado durante a Grande Recessão. 

A WPP, maior agência em termos de empregados, fechou 2020 com 99.830 funcionários. A quantidade não mudou muito em relação ao final do ano de 2009, com 98.759 postos de trabalho. Nesse intervalo, a empresa adquiriu a agência AKQA e teve participação majoritária no STW Communications Group da Austrália – a qual a WPP tem um acordo pendente para comprar a participação restante. Além disso, a companhia se livrou de diversas participações não essenciais, e vendeu uma participação majoritária na empresa de pesquisa Kantar.

Ao todo, o número de funcionários trabalhando nas cinco holdings chegou a 358.663 no final do ano passado – 35% a mais do que o nível registrado em dezembro de 2009 (265.745). Ainda que as empresas tenham encarado corte de custos durante a pandemia, todas apresentam crescimento em escala global, quando comparando ao período da crise atual com a Grande Recessão. 

*Tradução por: Giovana Oréfice

**Crédito da imagem do topo: audioundwerbung/iStock

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos