Marcas transformam seus mascotes em tiktokers

Buscar

Marcas transformam seus mascotes em tiktokers

Buscar
Publicidade

Comunicação

Marcas transformam seus mascotes em tiktokers

Ninja (KaBuM!), Tortuguita (Arcor), Nat (Natura), CB (Casas Bahia), Sam (Samsung), Lu (Magalu), Dentadura e Tubes (Fini) e Lek Trek (Sadia) buscam aproximação com geração Z pela rede social de vídeos


18 de maio de 2022 - 6h20

Ninja (KaBum!), Tortuguita (Arcor), Nat (Natura), CB (Casas Bahia), Sam (Samsung), Lu do Magalu, Dentadura e Tubes (Fini) e Lek Trek (Sadia): garotos-propaganda e agora também tiktokers (Crédito: reprodução)

Utilizar personalidades como embaixadores na comunicação é uma estratégia recorrente das marcas, aplicada há décadas no rádio, na TV e na mídia impressa. Com a digitalização, além das celebridades da música e das novelas, influenciadores e creators conquistaram espaço nas ações dos anunciantes.

Agora, esses tradicionais garotos-propaganda enfrentam a concorrência de mascotes, assistentes virtuais e personagens criados pelas próprias marcas para reforçar vínculos com consumidores mais jovens, em especial no TikTok. A rede social de vídeos tinha 74,07 milhões de usuários com 18 anos ou mais no Brasil, no inicio do ano, segundo dados da ByteDance, startup chinesa controladora da rede.

A Samsung, por exemplo, lançou na quinta-feira, 12, uma nova vertente de conteúdos informativos no TikTok com sua assistente virtual Sam. Lançada em 2020, a personagem ganhou remodelamento 3D, em 2021, e agora está sendo utilizada na rede social. Ela aparece como especialista Samsung para falar do universo de games, música e entretenimento.

Um pouco antes, em abril, o e-commerce de tecnologia KaBuM! chegou à plataforma com o Ninja, personagem da marca, como creator. O personagem 3D da empresa de comércio eletrônico teve seus movimentos e expressões aprimorados, assim como a definição de sua voz.

Ninja da KaBuM! compartilha informações sobre tecnologia, faz unboxing e reviews de produtos de fornecedores parceiros no TikTok (Crédito: divulgação)

Segundo Ana Norato, diretora de marketing da KaBuM!, que coordena a estratégia na plataforma, o TikTok é interessante por ser também um canal de cocriação. “Podemos fazer coisas com outras marcas e outras pessoas. Dá para interagir com a Lu, da Magalu, e com outras marcas. Mesmo que o Ninja mantenha a mesma personalidade, ele pode ter esse trânsito”, explica.

Ressignificação

Os mascotes das marcas foram um boom no marketing entre os anos 1950 a 1980 e retornaram mais intensamente nos anos 2000, ressignificados pela cultura digital e pela influência dos algoritmos. Para Clotilde Perez, professora titular de semiótica e publicidade da USP, por serem elementos que representam um diálogo entre o mundo material e a fantasia, esses personagens “casam como uma luva” com a proposta do TikTok. 

“O TikTok é uma rede que trabalha de uma maneira especial as dimensões ligadas à diversão e afeto”, diz a professora, que tem um livro sobre mascotes de marcas. “Elas viram esse hiper signo, pela transversalidade, pela carga de afeto, pela onipresença e iconicidade, e ganham uma relevância enorme dentro da cultura jovem”, analisa.

Lek Trek, da Sadia: criado em 1971, ganhou versão 3D, faz dancinhas e participa de desafios no TikTok (Crédito: divulgação)

 

Conexão com a geração Z

Com seus personagens em fantasias e fazendo desafios comuns na rede ou dando dicas de produtos e serviços, as marcas têm utilizado a rede social como ponte de conexão com a geração Z e o público mais jovem. Em outubro de 2021, por exemplo, a Sadia aproveitou o Lek Trek, seu mascote criado em 1971, reinventando-o como um tiktoker 3D em dancinhas típicas da rede, com a tag #passinhodolek.

Mascotes como o adolescente CB, das Casas Bahia, e a Lu do Magalu, entraram na rede em 2020, seguidos pela Nat, da Natura, e Tortuguita, da Arcor, em 2021, e da Dentadura e Tubes, da Fini, em fevereiro deste ano. Com dicas de beleza e autocuidado com a utilização dos produtos da marca, por exemplo, 7 dos 10 vídeos da Natura com a Nat no TikTok registraram mais de um milhão de visualizações. 

Segundo a Arcor, a maior contribuição para o aumento do faturamento em 18% na Páscoa deste ano em relação à de 2021 veio da estratégia de comunicação no TikTok. Durante um ano, a estratégia operou 100% de forma orgânica e, em 2022, em uma segunda etapa, foi ampliada, com investimentos mais robustos.

A empresa lançou o canal da Tortuguita no TikTok com um vídeo em março de 2021, próximo à Páscoa. Agora, o canal possui 205 mil seguidores e 1,1 milhão de curtidas. “Diria que a Tortuguita, dentro do TikTok, é um case de sucesso dentro da companhia”, diz Anderson Freire, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Arcor do Brasil. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Barilla entra para o portfólio de clientes da Publicis

    Barilla entra para o portfólio de clientes da Publicis

    Agência prestará serviço voltado para criação, adaptação de projetos no digital e offline

  • Com Maria Bethânia e Caetano Veloso, Banco do Brasil celebra cultura

    Com Maria Bethânia e Caetano Veloso, Banco do Brasil celebra cultura

    Instituição financeira lança campanha para apresentar os benefícios a clientes e divulgar a turnê dos artistas