Faturamento de franquias aumenta 7% em 2018

Buscar

Faturamento de franquias aumenta 7% em 2018

Buscar
Publicidade

Marketing

Faturamento de franquias aumenta 7% em 2018

Prévia dos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que abertura de unidades cresceu 5%


22 de janeiro de 2019 - 15h13

Fachada de loja de O Boticário (Crédito: divulgação/Erbs Jr.)

A receita das franquias brasileiras cresceu 7% nos últimos 12 meses, segundo a prévia dos dados de 2018 da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A entidade divulgou a estimativa dos números nesta terça-feira, 22, e deve publicar o estudo completo em fevereiro.

Para Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, isso aconteceu por conta da melhora nos índices de confiança dos franqueados, que foi de 90,7%, em outubro, para 95,9%, no fim do ano, e dos consumidores, que foi de 86,1% para 93,8% no mesmo período, segundo dados da associação.

Além dessa taxa positiva, a entidade aponta uma aceleração no crescimento da abertura de unidades franqueadas. A estimativa é que 2018 tenha registrado a inauguração de 5% mais lojas do que o ano anterior, quando a taxa de aumento foi de dois pontos em relação à 2016.  Já o crescimento de redes que comercializam franquias está próximo à estagnação. Após um ano em queda, a prévia de 2018 indica que o crescimento seja de apenas 1%.

Esses resultados positivos representam, em parte, os esforços do segmento em inovação. “As redes de franquia investiram bastante em inovação como forma de driblar o período de crise econômica. Entre 2014 e 2016, 92% das redes de franquia tinham investido em inovação. O resultado se mostra agora”, afirma André Friedhein, presidente da ABF.

Já a criação de empregos, por sua vez, cresceu 8% em 2018. A motivação para isso, aponta Vanessa, foi uma mistura de contratações temporárias durante datas como Black Friday e Natal e as mudanças na legislação trabalhista, permitindo os contratos intermitentes. Segundo Friedhein, cada nova unidade franqueada que é aberta cria, em média, oito empregos.

Para 2019,  a ABF projeta um crescimento no faturamento na casa dos 10%. Já a expansão de unidades deve estar entre 5% e 6%.

Maiores franquias
Entre as 50 maiores franquias do Brasil em número de unidades, 18 estão no setor de alimentação, oito em serviços educacionais e oito em saúde, beleza e bem estar. A maior delas, O Boticário, possui 3.724 lojas (próprias ou franqueadas). AM PM Mini Market, McDonald’s e e Cacau Show ocupam as posições seguintes. No ranking, as que proporcionalmente mais cresceram foram Seguralta, Acqio, CVC e Sorvetes Chiquinho.

A chegada de novos tipos de franquia para o grupo das 50 maiores vive uma consolidação. Em 2017, a relação entre lojas tradicionais e outros formatos dentro do grupo foi 91% contra 9%, respectivamente. Atualmente, esse número é 88% e 12%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira