Faturamento de franquias aumenta 7% em 2018
Prévia dos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que abertura de unidades cresceu 5%
Prévia dos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que abertura de unidades cresceu 5%
Salvador Strano
22 de janeiro de 2019 - 15h13
Fachada de loja de O Boticário (Crédito: divulgação/Erbs Jr.)
A receita das franquias brasileiras cresceu 7% nos últimos 12 meses, segundo a prévia dos dados de 2018 da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A entidade divulgou a estimativa dos números nesta terça-feira, 22, e deve publicar o estudo completo em fevereiro.
Para Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, isso aconteceu por conta da melhora nos índices de confiança dos franqueados, que foi de 90,7%, em outubro, para 95,9%, no fim do ano, e dos consumidores, que foi de 86,1% para 93,8% no mesmo período, segundo dados da associação.
Além dessa taxa positiva, a entidade aponta uma aceleração no crescimento da abertura de unidades franqueadas. A estimativa é que 2018 tenha registrado a inauguração de 5% mais lojas do que o ano anterior, quando a taxa de aumento foi de dois pontos em relação à 2016. Já o crescimento de redes que comercializam franquias está próximo à estagnação. Após um ano em queda, a prévia de 2018 indica que o crescimento seja de apenas 1%.
A reorganização da Cia. Hering
Já a criação de empregos, por sua vez, cresceu 8% em 2018. A motivação para isso, aponta Vanessa, foi uma mistura de contratações temporárias durante datas como Black Friday e Natal e as mudanças na legislação trabalhista, permitindo os contratos intermitentes. Segundo Friedhein, cada nova unidade franqueada que é aberta cria, em média, oito empregos.
Para 2019, a ABF projeta um crescimento no faturamento na casa dos 10%. Já a expansão de unidades deve estar entre 5% e 6%.
Maiores franquias
Entre as 50 maiores franquias do Brasil em número de unidades, 18 estão no setor de alimentação, oito em serviços educacionais e oito em saúde, beleza e bem estar. A maior delas, O Boticário, possui 3.724 lojas (próprias ou franqueadas). AM PM Mini Market, McDonald’s e e Cacau Show ocupam as posições seguintes. No ranking, as que proporcionalmente mais cresceram foram Seguralta, Acqio, CVC e Sorvetes Chiquinho.
A chegada de novos tipos de franquia para o grupo das 50 maiores vive uma consolidação. Em 2017, a relação entre lojas tradicionais e outros formatos dentro do grupo foi 91% contra 9%, respectivamente. Atualmente, esse número é 88% e 12%.
Compartilhe
Veja também
O Boticário abre loja onde clientes trocam embalagens vazias por brindes
Ação será realizada entre os dias 23 a 25, na loja conceito de Pinheiros, em São Paulo; vale embalagens de cosméticos de beleza de qualquer marca
Budweiser lança embalagens temáticas da Copa do Mundo de Clubes
Patrocinadora oficial da competição trará identidade visual inspirada nos elementos do torneio para as versões Bud regular e Bud zero