Lollapalooza 2019: recorde de patrocínios e apoios

Buscar

Lollapalooza 2019: recorde de patrocínios e apoios

Buscar
Publicidade

Marketing

Lollapalooza 2019: recorde de patrocínios e apoios

Veja as principais campanhas e ativações que marcas como Adidas, Budweiser, Fini, Next, Onix, Samsung e Vivo preparam para o festival


3 de abril de 2019 - 8h46

Depois de atingir seu maior número de patrocinadores em sete edições em 2018, o Lollapalooza, festival de música realizado pela Time For Fun, bateu o recorde no número de apoiadores. São seis marcas este ano: Fusion Energy Drink, Johnnie Walker, Fini, Coca-Cola, Samsung Galaxy S10 e Axe. Os patrocínios são de Bradesco, Next, Budweiser e Doritos (marcas em sua segunda vez no Lolla), Chevrolet Onix (6º ano) e Adidas e Vivo substituindo a Petrobras e o Governo Federal. Adidas apoiou em 2013 e Vivo faz sua estreia. Também estreiam no apoio Johnnie Walker e Fini.

 

Lenny Kravitz é uma das atrações do sábado, 6 (Crédito: Reprodução/ Lollapalooza Brasil)

Os números consagram a edição de 2019 do festival como a maior em termos de associação com marcas. Essa edição também é a primeira em que uma banda nacional, o Tribalistas, sobe ao palco como headliner do festival, que ocorre nesse final de semana, em São Paulo. Os brasileiros são, de modo geral, 32 das 72 atrações anunciadas. O número total de atrações se iguala ao ano anterior. Bradesco e Next apresentam os métodos de pagamento preferenciais, feito com a pulseira Lolla Cashless by Next, e a Vivo assina o Lounge, área VIP.

Veja a seguir as principais ativações de patrocinadores no festival:

Vivo
A operadora sorteou pares de ingressos à clientes do Vivo Valoriza, programa de relacionamento da operadora, para diversas áreas especiais como o Lounge e o espaço reservado à convidados próximo ao palco. No festival, a operadora apresenta o Vivo Easy, plano pensado para o público jovem em que o cliente customiza suas preferências no uso de serviços móveis. Durante o evento, a operadora distribuirá 18 mil chips de 2 GB de internet do plano para o público ativar e usar a internet com o código LollaBR2019. Além disso, seu estande no autódromo terá um balanço com cortina d’água interativo e um estúdio de tatuagem criado em parceria com o Maximus Studios.

No Lounge, a operadora terá cenários interativos para postagens nas redes sociais e profissionais para a produção de cabelo e maquiagem, Wi-Fi e carregadores de celular. “A Vivo é uma marca que conecta milhões de pessoas no país inteiro e por isso busca em sua estratégia de comunicação e patrocínios se aproximar de temas que são muito relevantes para os brasileiros, assim como o futebol e música que são inclusive as duas maiores categorias de consumo de conteúdo no país (maiores audiências e afinidades)”, afirma Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo. A marca trabalha com um time composto pela Soko, responsável pela estratégia de earned media, Expertise, para ativações, e Y&R, no social.

Bradesco
Além das pulseiras, o Next, banco digital do Bradesco, também realizou uma promoção para levar dez amigos ao Lollapalooza. Os interessados deveriam formar times e se cadastrar para um sorteio. Os vencedores também ganharam crédito na pulseira cashless para o festival. A campanha, criada pela R/GA, circulou nas redes sociais do banco e em mídia digital.

Nas redes sociais, a marca contratou um time de apresentadores e influenciadores para fazer uma cobertura do festival com diferentes abordagens: Caio Braz, Magá Moura, Marcelo Forlani, Alexandre Giglio, Raíssa Galvão e as irmãs Thalita e Gabriela Zuckeram (Two Lost Kids).

Dono do Next, o Bradesco fez uma campanha de out-of-home com a Publicis nas estações de trem que levam até o festival, além de uma parceria com o aplicativo Waze, que vai informar os melhores horários, trânsito no local e outros conteúdos sobre o festival. No Lounge do festival, o Bradesco instalou “cabines sensoriais”. Ambas as marcas, Bradesco e Next, distribuem squeezes para o público encher de água em estações de água espalhadas pelo local. 

Antes, durante e depois do evento, as redes sociais do Bradesco também serão alimentadas por um time de influenciadores formada por Sarah Oliveira, DJ Liu, PH Cortês, Canal das Bee, Raissa Galvão, Tia Ma, a dupla Gabie e Thalita, do Canal das Onze, e diversos influenciadores no Twitter, que comentarão as apresentações com o público.

A proposta do banco é conectar todos que se relacionam com o evento, seja a pessoa que vai disputar um lugar na grade para ver o artista favorito ou quem acompanha tudo no conforto de casaPor tudo que representa, o Lollapalooza é uma oportunidade singular de exposição e contato das marcas com um público diverso. O festival reúne em um único espaço pessoas de diferentes idades, classes sociais, regiões e estilos, o que possibilita um vasto leque de promoções e ativações. Além disso, o patrocínio reforça o posicionamento do Banco em acreditar que a cultura, a música, a arte e suas tendências são importantes instrumentos para o enriquecimento cultural e transformação de uma sociedade”, informou o Bradesco via assessoria de imprensa.

Assim como a maioria dos patrocinadores, o banco também fez uma promoção para todos os públicos, inclusive não-clientes, para sortear pares de ingresso. A campanha para o sorteio “Todos pro Lollapalooza Brasil” circulou em TV, spots de rádio, mídia OOH, impressa e digital.

Johnnie Walker
Johnnie Walker estreia no Lollapalooza com a campanha “Red is the new”,  assinada pela CP+B Brasil, que apresenta um novo conceito para Red Label. Segundo Juliana Ballarin, head de scotch da Diageo, desde o ano passado a marca aposta no coletivo e na diversidade com “o progresso de um é o progresso de todos”.

Durante o festival, para interagir com o público, a marca contará com um bar na pista, criado pela BFerraz, que irá promover a venda do drinque Red Highball em um copo especial para o evento. Quem comprar o Red Highball ganha um desconto de R$20 nas corridas de táxi, da Easy Táxi, na volta do Lolla  para promover o consumo responsável. A marca também realiza tatuagens removíveis do lineup do Lolla do dia no espaço. No Lounge, Johnnie Walker instalou uma parede instagramável com cartolas, fazendo referência ao acessório do Striding Man, símbolo da marca.

Fini
Em sua primeira vez no festival, a Fini traz a sala “Sentido Fini, a Surpresa”, que proporcionará experiências sensoriais a partir de estimulos como cheiro, cores, textura etc. O espaço também terá ambientes instagramáveis e carregadores de celular. No Lounge, os VIPs terão acesso a uma máquina de capturar balas e meias personalizadas. A Fini também venderá produtos no Lolla Market e ainda fez playlists no Spotify com algumas das atrações do evento.

A marca já participou de outros festivais de música, como o João Rock, e vê no Lollapalooza muito potencial para interatividade. “O Lollapalooza é um festival que promove a pluralidade. É o encontro de cores, estilos, momentos que conecta todos a uma diversidade musical. Ele integra artistas internacionais e fãs reunindo a magia da música às experiências, interações e momentos únicos, além de reconhecer artistas locais do país por onde passa. É neste universo plural reunido pela música e seu poder transformador, que encontramos a sinergia com a nossa marca”, conta Andrea Köhler, gerente de marketing da Fini. A campanha e ativações da marca contam com o auxílio da Mullen Lowe, Fri.to e RPMA Comunicação.

Budweiser
A Budweiser também distribui copos ao público. A marca de cerveja ainda assina um dos palcos. O filme da campanha “The New Classics” fez uma conexão entre novos talentos que estarão no line up e seus fãs. Influenciadores especialistas no universo musical também foram convidados a criar playlists. Já na campanha “#MeuNewClassic”, a Budweiser premiou fãs de bandas que acompanhavam os músicos antes mesmo de fazerem sucesso. Todas as campanhas foram desenvolvidas pela Africa.

Durante o evento, a marca também premiará consumidores que comprarem a cerveja, que é a oficial do Lollapalooza. O copo personalizado da marca trará mensagens no fundo revelados apenas com luz neon de promoters que estarão no festival. Os prêmios são uma cerveja de graça, acesso ao Lolla Lounge e ingressos para mais um dia de festival. Já no Budtown, espaço da cerveja próximo ao palco Budweiser, a marca mostrará aos consumidores como costuma ser a trajetória de uma banda. A cerveja também convidou artistas profissionais e amadores para shows durante os intervalos das atrações no palco Budweiser. No Lounge, a marca mostrará como funciona um típico camarim de um artista.

Budweiser é a cerveja por trás da música e tem uma relação autêntica com as bandas desde o começo da carreira até se tornarem grandes clássicos. O Lollapalooza é um festival que traduz essa paixão pela música que Budweiser compartilha com os fãs brasileiros e, por isso, estaremos mais uma vez no festival. Mais do que patrocinar um grande evento, queremos valorizar novos nomes da cena musical ainda não tão conhecidos do público. O Lollapalooza Brasil é o local ideal para apresentarmos estes novos clássicos”, explica Alice Alcântara, gerente de marketing de Budweiser. Segundo a executiva, nos últimos anos, Bud apoiou shows no Brasil de artistas como Rolling Stones, Guns’n’Roses, U2, Foo Fighters, Queens Of Stone Age, Arcade Fire, entre outros.

Doritos
Nesta edição, a Doritos trabalhou a campanha “Play For The Bold”, criada pela AlmapBBDO, para  TV, redes sociais e mobiliário urbano. A marca aproveita o festival para apresentar o novo sabor Doritos Cool Ranch.

“Doritos tem investido fortemente na plataforma música para trabalhar o posicionamento global ‘For the Bold’, que carrega em seu DNA um drive atitudinal que a posiciona como ousada, diferente, fora do tradicional. O festival Lollapalloza Brasil tem tudo a ver com este nosso posicionamento e nos ajuda a construir uma relação mais forte com nossos consumidores, proporcionando cada vez mais experiencias deles com a marca”, conta Anna Carolina Teixeira, diretora de marketing da categoria de Snacks da PepsiCo.

Doritos criou ainda um hostel com seu nome para receber ganhadores de uma promoção que deu entradas para o Lolla. A marca ainda premiou seguidores do seu Twitter que retuitaram publicações sobre a marca e o festival.

No Autódromo de Interlagos, onde ocorre o festival, Doritos assina o palco de música eletrônica (Palco Perry by Doritos) e terá um espaço interativo próximo. A marca também distribuirá pochetes, cangas e outros sabores dos produtos da marca. Estão com Doritos para o Lollapalooza as agências In Press Porter Novelli, Suno, Lema e Carol Sampaio, além da AlmapBBDO. Doritos também patrocina o Rock In Rio.

Adidas
Adidas também está no festival para promover o tênis Nite Jogger. Os consumidores que fizessem compras a partir de R$ 300 , tanto no e-commerce da marca como em lojas físicas participantes, concorreram a ingressos para um dia de festival. Além disso, a marca patrocina um dos palcos.

De acordo com Felipe Savone, senior manager brand communications da Adidas Brasil, a marca quer expandir suas ações em São Paulo. “A participação no Lollapalooza reforça nosso posicionamento e nos mantêm conectados com a criatividade e autenticidade que o festival e seu públicos representam”, diz. Fora do Brasil, Adidas já esteve no Lollapalooza Chile, no Estereo Picnic, na Colombia, e o Primavera Sound, em Barcelona.

A marca também realiza produção de conteúdo para suas redes sociais. A Olgivy, como agência criativa, lidera o projeto com auxilio da HUB, Z+, Vista e EA.

Onix
O Onix é o mais antigo dos patrocinadores dentre essa leva de marcas associadas em 2019. Repete nesta edição o Onix Day, uma noite a mais de shows que acontece nessa quinta-feira, 4, com Sam Smith, Portugal. The Man e Macklemore performando. A primeira edição do evento no ano passado teve público de 38 mil pessoas. “Esses seis anos de patrocínio destacam o Chevrolet Onix como um patrocinador que aprendeu a entender esse público e oferecer o que eles mais valorizam, a experiência”, avalia Hermann Mahnke, diretor de marketing da Chevrolet.

Este ano, proprietários do Onix podiam se cadastrar no site da promoção para participar do sorteio de ingressos. A marca também distribuiu ingressos a partir de rádios e do Waze, com distribuição de ingressos em blitz nas ruas. A marca também envelopou um trem da linha esmeralda da CPTM e as passarelas das estações de trem Santo Amaro e Morumbi.

Durante o evento, o time da Commonwealth//McCann trabalhará em tempo real no Onix Social Lab, uma área para geração de conteúdo. Os influenciadores Thaynara OG, Maria Eugenia Suconic, Ana Clara, Gusta, Dani Diz e Flavia Pavanelli estarão presentes, interagindo com o público. A agência trabalhou em parceria com a NBS e, na área de eventos, a agência Lâmpada AG é a responsável por todo o projeto.

Onix também terá espaços interativos espalhados pelo evento, além do estande com brinquedos radicais, um mirante, estúdios de produção de música eletrônica, um simulador de corrida com o modelo da Chevrolet, áreas para fotos e Wi-Fi  gratuito em toda extensão do festival.”Sabemos que por características geográficas o Autódromo já possui uma deficiência no sinal, e esse ano o Chevrolet Onix, que é uma marca conectada e tecnológica, resolveu conectar todo o festival durante o festival todo”, afirma o Hermann. No Lounge, Onix terá um estúdio de tatuagem disponível para o público com acesso à área.

Samsung
As ativações que a Samsung realiza fazem parte de uma campanha 360º idealizada pela empresa para o lançamento da linha Galaxy S10 no Brasil — o público poderá testar o celular. A marca contratou um time de influenciadores para cobrir o festival. A Samsung oferece a roda gigante instalada no autódromo e diz ter uma ativação surpresa no brinquedo. O Galaxy S10 também estampa campanha em mídia exterior, criada pela BFerraz.

O público do Lolla é parte do público com quem a Samsung quer se comunicar, por isso é fundamental para a marca estar presente no festival. A empresa incentiva que as pessoas tenham a oportunidade de viver, explorar e descobrir todas as opções de conexão e entretenimento por meio da tecnologia, em especial conectada à música. A música é a forma mais poderosa de nos conectarmos com os millenials e geração Z. Ela ativa a memória e toca no coração das pessoas”, explica Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da SamsungSamsung já esteve atrelada a eventos musicais como o Samsung Galaxy Festival Teen e o MTV Miaw.

Coca-Cola
Seguindo o posicionamento #VaiNoGás, a Coca-Cola perguntou via Twitter aos consumidores como o refrigerante dá gás para o Lollapalooza e premiou com três ingressos as melhores respostas. Assim como Adidas, a Coca-Cola esteve no festival na primeira edição e agora retorna em seu oitavo ano. “Definimos os patrocínios em linha com os objetivos e negócios da marca no ano. Em 2019, temos uma plataforma rodando o ano inteiro voltada para jovens, a ‘Vai no Gás’, e música é um dos principais pontos de contato”, justifica Luciano Luccas, gerente de brand experience da Coca-Cola Brasil. A plataforma “Vai no Gás”, segundo o executivo, retrata a conexão do público jovem com emoções diárias que podem se tornar ainda mais especiais com o estímulo de Coca-Cola.

A empresa sedia um espaço conceitual onde o público poderá criar vídeos para compartilharem em redes sociais. Duas câmeras estarão captando os movimentos dos visitantes com um fundo de projeções gráficas assinadas pelo arista visual Glauber Vianna,responsável pelo cenário de Tribalistas. A estrutura terá formato de caixa e conta com conteúdo exclusivo em motion graphics. A SR COM assina a ativação e a JWT assina a campanha “Vai no Gás”.

“O público do Lolla vive o festival intensamente com uma busca de auto expressão, lifestyle e isso tem tudo a ver com ‘Vai no Gás’. Incentivamos as pessoas a serem como são, a se expressarem, ‘aumentarem o volume’. O festival faz as pessoas se sentirem livres e a ativação da Coca-Cola tem como objetivo ajudar as pessoas a explorarem essa autenticidade”, diz Luccas. Coca-Cola já esteve presente no Planeta Atlântida e no Rock in Rio.

Axe
Já Axe, pela 5ª vez no Lollapalooza, realizou a promoção “Dá Pra Ter Tudo” com a sua plataforma de iniciativas musicais, a Axe Music. O consumidor precisava se cadastrar no site da promoção. Ao receber um código, ele deveria compartilhar com um amigo para validação e ambos participavam de um sorteio. No evento, a marca terá espaço desenvolvido pela Fábrica que ficará em frente a entrada do festival com comidas, bebidas, piscina de bolinha com prêmios, DJ e competição de dança com Just Dance. No espaço outras marcas estão presentes como propriedades da Ambev, Kibon, Maizena e Mãe Terra.

Lolla Market

Outras marcas estarão presentes no evento no Lolla Market, espaço destinado a comercialização de produtos. Uma delas, a T-Shirt Factory, lança uma coleção de camisetas que celebra São Paulo com frases que formam pontos turísticos, como o Masp, e objetos relacionados a música, como um microfone. Na pop-up store da marca no festival estará presente Maurício Arruda, arquiteto que assinou o design da loja física da marca através do programa “Decora”, da GNT.

Também no Lolla Market, a Zaxy venderá produtos tanto fisicamente quando por um totem em que a consumidora escolhe peças para serem entregues em casa. Uma ilustradora estará no stand customizando as sandálias das consumidoras que estiverem de Zaxy ou comprarem uma na hora. Além disso, a marca montou um espaço para fotos, uma estação para carregar o celular e puffs e almofadas para descanso.

**Crédito da imagem no topo: Hanny Naibaho/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas